0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Linda paisagem montanhosa na região da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG
Ontem de noite, no caminho para Passa Quatro, paramos em um posto de Itamonte. Curioso sobre a Fiona, o frentista puxou papo. Conversa vem, conversa vai, disse a ele sobre os planos de subir a Pedra da Mina ainda hoje. Ele recomendou muito que passássemos na Hárpia, uma loja em Passa Quatro. Mais do que isso, ele ligou para lá e deixou que eu falasse com o Alessandro, um dos proprietários da loja. Combinamos de nos encontrar ainda ontem, na própria loja.
Aqui chegando, a primeira surpresa com a cidade: é uma loja super bem equipada de equipamentos para ciclistas e alpinistas. Digna de cidade grande! E Passa Quatro deve ter, no máximo, umas 10 mil pessoas vivendo em sua área urbana. O Alessandro também é guia das montanhas aqui perto. Como eu e a Ana fizemos belas compras na sua loja e ele estava com dificuldade de encontrar um guia para nós àquela hora da noite, resolveu ele mesmo nos guiar.
Achado o guia, passamos à etapa seguinte: encontrar uma pousada. O Rodolfo, também da Hárpia nos recomendou o São Rafael. Segunda boa surpresa com a cidade: que bela pousada! Ótima estrutura e conforto e um atendimento perfeito dos donos, o César e a Suzana. Rapidamente, nos sentimos em casa.
Agora, faltava jantar. A Suzana nos encaminhou para a pizzaria Seis e Meia. Terceira boa surpresa com a cidade: pizza da melhor qualidade!
Bom, fomos dormir de barriga cheia, acordamos e tivemos um delicioso café da manhã. Encontramos o Alessandro, fizemos compras de mantimentos e seguimos para o inÃcio da trilha para a Pedra da Mina, a 15 km da cidade (12 km de terra),já a 1.550 m de altitude.
Placa na entrada da trilha da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG
Mochilas carregadas, botas novas, começamos animados. A primeira parte da trilha é quase plana, sempre sob a sombra da mata. Chegamos a um rio de águas cristalinas e geladas (prá variar...). O banho ficou para a volta. A partir daà a trilha começa a subir e uma hora mais tarde chegamos no último ponto de água. Abastecemos as garrafas, 3 litros por pessoa, incluindo a água para cozinhar de noite. A partir daÃ, só subida braba, uma pirambeira atrás da outra. Muita pedra e mato.
Pit-stop na subida da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG
Logo aparecem as bolhas. As minhas, controlo com band-aids. As da Ana, um horror. A subida fica cada vez mais pesada. tiramos peso damochila da Ana. Devagar, vamos seguindo. Por fim, quase oito horas após começarmos a andar, chegamos ao topo da Pedra da Mina. Foram 1.250 metros de ascensão vertical ao longo de pouco mais de 12 km de trilha bem dura para atingir o ponto mais alto da serra da Mantiqueira, a 2.796 metros. Engraçado que até pouco tempo atrás não se sabia a altura correta da Pedra da Mina. Considerava-se Agulhas Negras a maior montanha da região. Ledo engano, corrigido na era dos GPSs e satélites.
No alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG, a 2.800 m de altitude
Chegamos bem a tempo de armarmos nossas barracas e assistirmos a um belÃssimo pôr-do-sol. Depois, a Ana preparou o prato que é sua especialidade: macarrão ao molho de gorgonzola. Só que aqui ela acrescentou um ingrediente a mais: pedrinhas. he he he. Ficou uma delÃcia. Tão bom que atraiu os únicos outros mamÃferos que estavam naquelas alturas: camundongos! Do que será e como vivem esses bichinhos por lá? Essa noite, por exemplo, que nem teve vento,fez zero graus! Confesso que fiquei surpreso e admirado!
Pôr-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG
Bom, como disse, mesmo sem vento, a noite estava gélida. A lua estava quase cheia. A vista era deslumbrante! Pode-se ver dezenas de cidades lá de cima. De um lado, o sul de Minas. Do outro, o Vale do ParaÃba, a mais de 2 mil metros verticais abaixo de nós. As várias cidades através do Vale parecem uma avenida, visto lá de cima. Naquelemomento éramos, muito provavelmente,os brasileiros mais altos dentro do paÃs!
Nossa barraca armada durante o pôr-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG
Armados, ou vestidos com várias camadas de roupas, ficamos lá curtindo a noite clara e gelada. Depois, nos recolhemos para o quentinho de nossos sleepings e barracas. Ainda tÃnhamos metade da caminhada pela frente!
Show d bola amigo. Me vejo envolvido no relato.f
Resposta:
Olá Vanderlei
Que bom que tenha gostado! Essa caminhada na Serra Fina é uma das mais lindas que existe no Brasil. Vale cada gota de suor!
Um abraço
vcs são preveligiados...agradeçam a DEUS sempre por essa chance q tiveram..isso é um sonho meu..eu assisto e vejo tudo q fala de montanhas de trens antigos e principalmente do sul de minas...eu daria tudo pra poder fazer o q vcs fizeram esse passeio lindo...sou muito limitado aqui em votuporanga onde trabalho de pintor e me senti feliz como se estivesse com vcs em cada frase q postaram....parabens fikou lindo!!meu face é david marcos da silva votuporanga aguardo contatos d vcs ta brigado
Resposta:
Olá David
Nos agradecemos sim, sempre, essa chance maravilhosa que o destino nos deu! Que bom que vc tenha se identificado com o relato e viajado junto conosco!
Abraços
e ai meus queridos, por onde andam? Estamos com saudades e esperando reve-los nestes proximos 1000dias...grande abraço e boa sorte Suzana e Cesar-Pousada Sao Rafael-Passa Quatro-mg
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet