0 Rumo à Pedra da Mina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Rumo à Pedra da Mina - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Rumo à Pedra da Mina

Brasil, Minas Gerais, Passa Quatro (Pedra da Mina)

Linda paisagem montanhosa na região da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Linda paisagem montanhosa na região da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG


Ontem de noite, no caminho para Passa Quatro, paramos em um posto de Itamonte. Curioso sobre a Fiona, o frentista puxou papo. Conversa vem, conversa vai, disse a ele sobre os planos de subir a Pedra da Mina ainda hoje. Ele recomendou muito que passássemos na Hárpia, uma loja em Passa Quatro. Mais do que isso, ele ligou para lá e deixou que eu falasse com o Alessandro, um dos proprietários da loja. Combinamos de nos encontrar ainda ontem, na própria loja.

Aqui chegando, a primeira surpresa com a cidade: é uma loja super bem equipada de equipamentos para ciclistas e alpinistas. Digna de cidade grande! E Passa Quatro deve ter, no máximo, umas 10 mil pessoas vivendo em sua área urbana. O Alessandro também é guia das montanhas aqui perto. Como eu e a Ana fizemos belas compras na sua loja e ele estava com dificuldade de encontrar um guia para nós àquela hora da noite, resolveu ele mesmo nos guiar.

Achado o guia, passamos à etapa seguinte: encontrar uma pousada. O Rodolfo, também da Hárpia nos recomendou o São Rafael. Segunda boa surpresa com a cidade: que bela pousada! Ótima estrutura e conforto e um atendimento perfeito dos donos, o César e a Suzana. Rapidamente, nos sentimos em casa.

Agora, faltava jantar. A Suzana nos encaminhou para a pizzaria Seis e Meia. Terceira boa surpresa com a cidade: pizza da melhor qualidade!

Bom, fomos dormir de barriga cheia, acordamos e tivemos um delicioso café da manhã. Encontramos o Alessandro, fizemos compras de mantimentos e seguimos para o início da trilha para a Pedra da Mina, a 15 km da cidade (12 km de terra),já a 1.550 m de altitude.

Placa na entrada da trilha da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Placa na entrada da trilha da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG


Mochilas carregadas, botas novas, começamos animados. A primeira parte da trilha é quase plana, sempre sob a sombra da mata. Chegamos a um rio de águas cristalinas e geladas (prá variar...). O banho ficou para a volta. A partir daí a trilha começa a subir e uma hora mais tarde chegamos no último ponto de água. Abastecemos as garrafas, 3 litros por pessoa, incluindo a água para cozinhar de noite. A partir daí, só subida braba, uma pirambeira atrás da outra. Muita pedra e mato.

Pit-stop na subida da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Pit-stop na subida da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG


Logo aparecem as bolhas. As minhas, controlo com band-aids. As da Ana, um horror. A subida fica cada vez mais pesada. tiramos peso damochila da Ana. Devagar, vamos seguindo. Por fim, quase oito horas após começarmos a andar, chegamos ao topo da Pedra da Mina. Foram 1.250 metros de ascensão vertical ao longo de pouco mais de 12 km de trilha bem dura para atingir o ponto mais alto da serra da Mantiqueira, a 2.796 metros. Engraçado que até pouco tempo atrás não se sabia a altura correta da Pedra da Mina. Considerava-se Agulhas Negras a maior montanha da região. Ledo engano, corrigido na era dos GPSs e satélites.

No alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG, a 2.800 m de altitude

No alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG, a 2.800 m de altitude


Chegamos bem a tempo de armarmos nossas barracas e assistirmos a um belíssimo pôr-do-sol. Depois, a Ana preparou o prato que é sua especialidade: macarrão ao molho de gorgonzola. Só que aqui ela acrescentou um ingrediente a mais: pedrinhas. he he he. Ficou uma delícia. Tão bom que atraiu os únicos outros mamíferos que estavam naquelas alturas: camundongos! Do que será e como vivem esses bichinhos por lá? Essa noite, por exemplo, que nem teve vento,fez zero graus! Confesso que fiquei surpreso e admirado!

Pôr-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Pôr-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG


Bom, como disse, mesmo sem vento, a noite estava gélida. A lua estava quase cheia. A vista era deslumbrante! Pode-se ver dezenas de cidades lá de cima. De um lado, o sul de Minas. Do outro, o Vale do Paraíba, a mais de 2 mil metros verticais abaixo de nós. As várias cidades através do Vale parecem uma avenida, visto lá de cima. Naquelemomento éramos, muito provavelmente,os brasileiros mais altos dentro do país!

Nossa barraca armada durante o pôr-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Nossa barraca armada durante o pôr-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG


Armados, ou vestidos com várias camadas de roupas, ficamos lá curtindo a noite clara e gelada. Depois, nos recolhemos para o quentinho de nossos sleepings e barracas. Ainda tínhamos metade da caminhada pela frente!

Brasil, Minas Gerais, Passa Quatro (Pedra da Mina), trilha, Montanha, Trekking, Serra Fina, Pedra da Mina

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Subindo Agulhas Negras com Prateleiras ao fundo - RJ

Acima das Nuvens

Post seguinte Nascer-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Amanhecendo nas Alturas

Blog da Ana Pôr-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

A Pedra da Mina

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 01/04/2014 | 02:14 por vanderlei santiago

    Show d bola amigo. Me vejo envolvido no relato.f

    Resposta:
    Olá Vanderlei

    Que bom que tenha gostado! Essa caminhada na Serra Fina é uma das mais lindas que existe no Brasil. Vale cada gota de suor!

    Um abraço

  • 20/11/2012 | 21:52 por DAVID MARCOS

    vcs são preveligiados...agradeçam a DEUS sempre por essa chance q tiveram..isso é um sonho meu..eu assisto e vejo tudo q fala de montanhas de trens antigos e principalmente do sul de minas...eu daria tudo pra poder fazer o q vcs fizeram esse passeio lindo...sou muito limitado aqui em votuporanga onde trabalho de pintor e me senti feliz como se estivesse com vcs em cada frase q postaram....parabens fikou lindo!!meu face é david marcos da silva votuporanga aguardo contatos d vcs ta brigado

    Resposta:
    Olá David

    Nos agradecemos sim, sempre, essa chance maravilhosa que o destino nos deu! Que bom que vc tenha se identificado com o relato e viajado junto conosco!

    Abraços

  • 08/08/2010 | 21:37 por Suzana e Cesar Saullo

    e ai meus queridos, por onde andam? Estamos com saudades e esperando reve-los nestes proximos 1000dias...grande abraço e boa sorte Suzana e Cesar-Pousada Sao Rafael-Passa Quatro-mg

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet