0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
dila (21/06)
Me chamo Dilermando Lemos(Dila)sou natural de São Félix-Ba, tenho 79 an...
Helder Geraldo Ribeiro (21/06)
Rapaz, que coisa maravilhosa estes paredões. As regiões do Talampaya e ...
Suzi (19/06)
Genteeeeeeeee, que é isso? Estou sem palavras diante das fotos. Olha, T...
Suzi (19/06)
Uau. Belas fotos! Nesse vulcão que você subiu, dá para iniciantes per...
mabel (18/06)
Que aula de geologia!!!!!!!!!! Voltei no tempo, numa aula de geografia, o...
Dunas avançam sobre lagoa nos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA
Deixamos ParnaÃba para trás hoje rumo a mais um estado na nossa jornada pelo Brasil e Américas: o Maranhão. Na verdade, técnicamente, já tÃnhamos estado nele ontem, quando visitamos o Delta do ParnaÃba ou Delta das Américas, como preferem os maranhenses. A belÃssima enseada do Feijão Bravo, por exemplo, fica no Maranhão.
Ponte do Pirangi, sobre o rio ParnaÃba, que liga o Piauà ao Maranhão
Mas, para a Fiona, foi a primeira vez. Cruzamos a ponte do Pirangi, sobre o rio ParnaÃba e cá estávamos no nosso 16o estado, o último do nordeste. Lembro-me das aulas de geografia, ainda no ginásio, quando os livros e professores nos explicavam que, na verdade, o Maranhão é um estado de transição entre o nordeste e o norte do Brasil, apresentando caracterÃsticas dessas duas regiões. Chegou a hora de conferir essa história!
Dunas e lagoas nos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA
Um pouco depois de entrar no estado, a estrada se bifurca. Para a esquerda, seguimos para São LuÃs, a capital. É o caminho asfaltado, próprio para carros de passeio. Para a direita também se chega à São LuÃs. Mas só carros altos e tracionados. Esse caminho passa pela pela famosa região dos Lençóis Maranhenses, a mais extensa região de dunas do Brasil. Adivinhem qual a rota tomamos!
Fim de tarde nos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA
A estrada nos leva até Tutoia, no extremo oeste do Delta das Américas. Até pouco tempo atrás, aqui começava a "aventura" para quem se dirigia aos Lençóis, vindos do PiauÃ. Mas a estrada para Paulino Neves foi asfaltada recentemente, e ficou fácil dirigir mais 30 km em direção a oeste. Da outra vez que estive aqui, até tentei seguir para Paulino Neves com a Maria (a pampa 4x4). Mas a passagem por um rio profundo me fez desistir logo da ideia. A Maria ficou me esperando em Tutoia e eu fiz o que a maioria dos turistas fazia: seguia na Toyota que fazia o transporte para Paulino Neves e de lá para Barreirinhas. Depois de explorar os Lençóis, voltávamos para Tutoia e pegávamos a rota mais longa para São LuÃs.
Dunas nos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA
Pois bem, agora os carros chegam até a pequena Paulino Neves. A maioria das pessoas passa direto por aqui, em direção à Barreirinhas. É só o tempo de estacionar e pegar a tal Toyota. Mas há um tesouro secreto aqui também, que muito vale uma visita: os Pequenos Lençóis.
Explorando as dunas dos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA
Nas dunas dos Pequenos Lençóis, com o oceano ao fundo, região de Paulino Neves - MA
Como o próprio nome diz, são os Lençóis Maranhenses em menor escala. Basta vinte minutos de caminhada para se chegar lá. Eu e a Ana, depois de nos instalarmos na famosa Pousada da Dona Mazé, conhecida de todos os aventureiros que passaram por aqui, fizemos essa caminhada. Era final de tarde e a luz estava fantástica. Já estamos ficando craques em dunas e essas foram as mais imponentes que já vimos até agora, entrecortadas por lagoas que refletiam o sol de fim de tarde. Maravilhoso!
MagnÃfico pôr-do-sol nos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA
Foi ótimo para a gente já ir entrando "no clima". Amanhã pela manhã, devemos seguir para Barreirinhas. O caminho passa através de grandes areais e campos alagados. A dica é seguir a Toyota de linha que faz esse caminho todos os dias. O motorista sabe por onde é mais raso passar. E vamos que vamos, rumo ao nosso Saara, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Assistindo ao pôr-do-sol nos Pequenos Lençóis, região de Paulino Neves - MA
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet