0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
O verdadeiro José Cuervo! (na cidade de Tequila, no México)
Rumo a Mazatlán passamos pela cidade de Tequila, onde nasceu a José Cuervo, primeira fábrica de tequila do mundo. Hoje já existem várias marcas, mas esta continua sendo líder mundial na produção, venda e exportação do produto.
Rótulo da famosa José Cuervo, na cidade de Tequila, no México
Lá finalmente descobrimos qual é a base de onde é produzida a tequila: a Agave Azul. Uma planta cactácea parecida com uma aloe vera, só que umas 10 vezes maior. Das folhas são feitas fibras para tecelagem, cestos, papel, etc. A tequila é produzida do coração do agave azul, que pesa de 10 a 60 kg dependendo do tamanho da planta.
Plantação de agave na região da cidade de Tequila, no México
O miolo do agave é deixado 2 semanas em um pátio aberto, sob o sol, onde já começa a fermentar naturalmente e depois são colocados em fornos imensos e aquecidos por 48 horas. Quando sai dali, o agave “assado” é moído e exprimido, o caldo extraído é quase um mel, produto da fermentação dos seus açúcares naturais. Este líquido vai para os destiladores e daí sai o primeiro “espírito” com 65% de álcool, forte como o diabo!
O Agave, matéria-prima para produção de tequila, durante visita à fabrica da José Cuervo, na cidade de Tequila, no México
O primeiro produto da destilação é misturado com outros ingredientes e aí começamos a ter as diferentes qualidades de tequila. A tequila prata que nós conhecemos e estamos acostumados, tipo exportação, é composta por 51,5% de agave azul e outros açúcares fermentados e destilados da cana e do milho, além de água. A ouro tipo exportação possui a mesma composição, porém fica descansando em barricas de carvalho americano.
Degustação de tequila durante visita à fábrica da José Cuervo, na cidade de Tequila, no México
As tequilas especiais, aka a verdadeira tequila, é pura, composta 100% de agave azul, sem cana nem milho. Estas são envelhecidas em barris de carvalho americano e francês com diferentes níveis de torra. Quanto mais tempo descansando em um barril, mais escura a tequila fica e mais deliciosa.
Barris para envelhecimento de tequila na fábrica da José Cuervo, na cidade de Tequila, no México
Estas são as reservas da família Cuervo que começaram a ser comercializadas há pouco tempo, os preços giram em torno de 80 a 100 dólares e são encontrados apenas aqui no México. Estas ficam em carvalho francês, barris mais tostados, por 3 anos. São as tequilas mais agradáveis ao paladar, podendo ser degustadas como uísque 18 anos, lentamente e sem gelo.
Garrafas especiais de Tequila, na cidade de Tequila, no México
Admirando coleção de garrafas de tequila, na cidade de Tequila, no México
Tudo isso aprendemos no tour que fizemos dentro da primeira fábrica e destilaria da José Cuervo na cidade de Tequila, um tour super recomendado para entender um pouco mais da história da bebida símbolo do país.
Painel na fábrica da José Cuervo, na cidade de Tequila, no México, mostra como é a colheita do agave
ps: no almoço finalmente provamos a Carne de Birrio, no mercado municipal de Tequila, birrio de vaca, não de bode. Ainda estamos tratando de arranjar a coragem para um bodinho. Rsrs!
Igreja colonial na cidade de Tequila, no México
Q legal, não imaginava q fosse assim! E q lindas essas garrafas!!
Resposta:
Eu apaixonei pelas garrafas Paulinha, faria coleção! rsrs! Senão me engano eles abrem concursos de design, que tal? Beijos!
Uhull!! Essas tequilas devem ser deliciosas!! As cores das garrafas são fofas, um charme!
Resposta:
Mas muuuuito mais gostosas das que nós tomamos, é tipo uísque sabe? Quanto mais velha, mais tempo no carvalho e mais pura melhor! =)
Que liiindas estas garrafas!!! Amei!!!
Resposta:
Lindas demais guria! Todas feitas por artistas plásticos locais que se inscrevem em concursos todos os anos, será que deixam brasileiras polacas participarem??? rsrs! Beijooos
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet