0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Baía de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo
Nas nossas “férias das férias” edição 80 anos do Seu Gustavo, seguimos com a programação especial Litoral Paulista! Em meio às manifestações que estão acontecendo em todo o Brasil e inclusive na praia de Ubatuba, fechando o trânsito da estrada entre Ubatuba e as praias do norte, nós nos isolamos na última prainha do litoral paulista, quase na fronteira com o Rio de Janeiro: Picinguaba!
Chegando de barco à pacata vila de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo
Conhecida por seus longos roteiros de caiaque nas baías de águas verdes cristalinas, grutas e inúmeras baías, Picinguaba é uma pequena vila de pescadores que resiste ao tempo e ao desenvolvimento pouco sustentável do litoral de São Paulo.
Picinguaba e a Serra do Mar, no litoral norte de São Paulo
Canoas na pequena praia de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo
A vila está aos pés do chamado Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar e possui poucas opções de hospedagem. A Pousada Picinguaba, onde ficaram hospedados meus sogros e a Lina, está no canto esquerdo, subindo uma pequena ladeira entre casas e o verde do parque, com uma privilegiada vista do mar, da baía e da Praia da Fazenda.
Hotel em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo
Baía de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo
Picinguaba estava com tempo nublado, meio chuvoso e bastante frio para nós que vínhamos do calor do norte brasileiro. Nossa rotina nos 3 dias na vila incluiu caminhadas na praia da Fazenda, a mais longa delas com cerca de 3 km, aperitivos na nossa pousada Sobre as Ondas, à beira da praia, apetitosos jantares na Pousada Picinguaba todas as noites e o mais importante, todo o tempo dedicado à aproveitar a companhia da família.
No hotel em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo
Caminhando na praia da Fazenda em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo
Estávamos torcendo para ter um dia ensolarado para poder cruzar de barco para a Ilha das Coves, em frente à Picinguaba, onde dizem estar a praia de areias brancas mais linda da região. Infelizmente o sol não apareceu e decidimos então dar uma esticadinha e ir até a sempre charmosa Parati.
De volta à sempre charmosa Parati, no Rio de Janeiro
Parati com suas ruas de pedra no irregular e melhor estilo pé-de-moleque é sempre um deleite para qualquer turista com sede fotográfica. As carroças puxadas à cavalo, as donas de casa varrendo a rua em frente à sua casa, com eira e com beira, cada janela, cada porta, cada igrejinha e cada história do centro de Parati.
Uma típica rua de Parati, no Rio de Janeiro
Com meu pai, visitando Parati, no Rio de Janeiro
Como turistas entramos em todas as lojinhas de artesanatos, cachaças de todas as idades, doces de leite, banana e goiabada. Almoçamos em um restaurante de cinema em preto e branco e tomamos coragem de nos despedir da encantadora cidadezinha de Parati.
Igreja em frente à baía de Parati, no Rio de Janeiro
Nossa próxima parada após uma breve manhã de sol na piscina da pousada, foi a sempre Ilhabela. Lá ficamos hospedados na casa dos primos Celina e Dudu. Uma casa sobre a montanha projetada para o mar. De todos os cômodos tem-se uma ampla vista para o oceano!
Casa em Ilhabela, no litoral de São Paulo
Com frio, calor ou o que for, uma vez estando nesta casa com ótimas companhias, não precisamos de mais nada. Chegamos junto da Gogóia, Tio Carlos e Chico, seguidos por Lalau, João Pedro e Antônio, Guto e Léo no dia seguinte.
Pais e tia em Ilhabela, no litoral de São Paulo
praia de Jabaquara, em Ilhabela, no litoral de São Paulo
Na sexta-feira veio o primo Haroldo disposto a pegar uma praia e nos dar carona de volta direto à Guarulhos, de onde voamos para Boa Vista. Mas ainda tivemos tempo de pegar uma praia em Jabaquara, curtir os sobrinhos, tios e irmãos/cunhados e, ainda almoçar com os donos da casa, Celina e Dudu, grandes cicerones que chegaram no sábado com os filhos Kalú e Zé.
Com a Celina e o Dudu, os felizes proprietários da linda casa em Ilhabela, no litoral de São Paulo
Família (quase) toda reunida novamente, faltaram sobrinhos, mais cunhados e tios, mas já deu aquele gostinho bom e aquele aperto ainda maior na despedida. Calma, faltam só uns 7 meses para o nosso retorno. São momentos como este que fazem a nossa volta ao mundo real menos amedrontadora! Enquanto isso voltamos ao mundo dos 1000dias, nossa Fiona e ainda muitas estradas para percorrer e mais histórias para contar.
Foto familiar em Ilhabela, no litoral de São Paulo
Descobri o site de vocês esses dias, gostei muito mesmo! Não há nada como conhecer novos lugares e vocês estão dando uma grande contribuição para as pessoas!
Oi Ana, conheci seu blog esses dias e me apaixonei. Muito muito legal!!! Eu vou pra Picinguaba em Dez e vou me hospedar na pousada sobre as ondas. Gostaria de saber o que vc achou da pousada e se tem alguma boa dica para aproveitar melhor Picinguaba, além de conhecer a Ilha das Couves que dizem que é lindo.
Oi Ana, é realmente uma bênção morar aqui no Litoral Norte. Quando quiserem matar saudade, podem vir.
Abraços
Resposta:
Assim que tivermos a oportunidade iremos te visitar Mabel, adoramos esse litoral! Beijos!!!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet