0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Lua cheia em Guanajuato, no México
Estamos viajando há 655 dias e já vimos uma penca de cidades históricas portuguesas, espanholas, inglesas, francesas e até holandesas pelo caminho, mas Guanajuato conseguiu surpreender os dois viajantes inveterados aqui. Vamos explicar do começo para ficar mais fácil.
Caminhando com o Ricardo em Guanajuato, no México
O Estado mexicano de Guanajuato possui terras ricas em ouro, prata, ferro, zinco e outros minérios. Nos tempos coloniais chegou a produzir mais de 40% de toda a prata extraída no mundo, sendo 20% nas minas de La Valenciana, nas adjacências da capital do estado de mesmo nome.
A Catedral de Guanajuato, no México
Guanajuato, cidade fundada em 1558 está no coração do estado mineiro e foi berço para o florescimento cultural entre os séculos XVIII e começo do século XIX, aportado pelos barões da prata. Esta elite política, econômica e cultural, indignada com a partilha compulsória das minas com o Rei Carlos III, teve um papel importante nas guerras de independência do país.
Guanajuato, a "capital cervantina" no México
As mansões de arquitetura colonial espanhola, belíssimas, igrejas, teatros e praças são um deleite visual. O que a fez desta cidade uma lugar único, porém, foi o resultado dessa ganância inveterada pelo vil metal. Em meados do século XX (sim, 1950... por aí), mineiros escavaram as montanhas sobre a qual a cidade foi construída, criando um verdadeiro emaranhado de túneis e avenidas subterrâneas que deixam qualquer GPS maluco.
Os famosos túneis de Guanajuato, no México
Nós chegamos tentando localizar um hostel no centro histórico e em poucos minutos já havíamos cruzado a cidade por três, quatro, cinco diferentes túneis, sem conseguir ter qualquer referência de onde estávamos. A certa altura resolvemos relaxar e nos divertir, pois se perder nos subterrâneos de uma cidade histórica como essa era uma experiência completamente nova para nós dois. Andando em círculos, íamos apenas seguindo as placas que encontrávamos que apontavam Centro Histórico e quando vimos estávamos na Rua Cantarranas, exatamente onde queríamos chegar! Eu desci e sem ter onde estacionar o Rodrigo foi dar “uma volta no quarteirão” e ficou mais uma meia hora se divertindo perdido pelos túneis da cidade, até encontrar Ricardo, um guia que o levou novamente à pousada.
Os famosos túneis de Guanajuato, no México
Ricardo é um personagem da cidade, de uma família tradicional da região que aparentemente levou uma rasteira política, perdendo parte da influência que possuía. Ainda assim ele conhece a todos e tem planos para se tornar o Secretário de Turismo da cidade. Simpático e com um jeito cativante, Ricardo conseguiu conquistar até o Rodrigo (que odeia guias) e rodou conosco toda a cidade. Caminhamos pelo Mercado Municipal, Calle Obregón, passando pela Plazuela de San Fernando, Plaza La Paz e a Basílica da cidade que logo irá receber a visita do Papa Bento XVI.
Movimento de fim de tarde na rua peatonal de Guanajuato, no México
Deixamos combinado um reencontro com Ricardo, que além de nos deixar super atualizados nos acontecimentos da cidade, nos acompanhará ao Cristo Rey, um mirante nas montanhas nos arredores amanhã. O fim de tarde foi no Jardín de La Unión, praça sombreada por árvores bem podadas, rodeado de restaurantes aconchegantes, mariachis, vendedores e um dos principais pontos de encontro dos locais. Uma cidade encantadora, já vimos que vai ser difícil ir embora.
O grande Mercado de Guanajuato, no México
O México é lindo!
Desde o Caribe até os "Pueblos Mágicos".
Muito bacana ver matérias sobre essas cdades tão lindas e pitorescas.
Vale muito a pena conhecer tudo por aqui! Moro, e sou apaixonada por esse país...
Besitos.
Mel.
www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com
Resposta:
Amamos o México Melissa! Ainda voltaremos explorar o que nos faltou =)
Besos y Viva México!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet