0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
diogo Luiz de azevedo (15/05)
Prezados estou em busca de informações do meu trisavó que trabalhou ne...
Jorge (11/05)
Mangue Seco lugar lindo, vilarejo com casas simples, ruas cobertas de are...
Mário Jorge Lailla Vargas (03/05)
Bem truculentos os argentinos. Na verdade genocidas como os ianques e ing...
Mayara Casseta (15/04)
Olá tudo bem? Vcs fizeram o cerro por conta própria, é sossegado? Ou ...
Erica (25/03)
Boa noite! Eu e meu namorado estamos indo para o Hawaii, e subiremos ao ...
As grutas que dão nome à cidade de Las Grutas, no litoral da Argentina
Quase todos os países, especialmente aqueles de dimensões continentais como Brasil ou Argentina, têm atrações turísticas conhecidas mundialmente. Rio, Foz, Amazonas e Pantanal são exemplos brasileiros desse tipo de atração, enquanto que na Argentina poderíamos citar Buenos Aires, Patagônia Península Valdez ou Bariloche. E assim é mundo afora: Grand Canyon, Kruger Park, Tal Mahal, Grande Barreira de Corais, etc...
Pessoas caminham na praia de Las Grutas, na Argentina
A cidade praiana de Las Grutas, na Argentina
Mas existe uma segunda classe de atrações turísticas, muitas vezes tão bela como a primeira, que por um motivo ou por outro não atingiram o “estrelato internacional”. São sim reconhecidas em seus próprios países, atraem multidões durante certas épocas do ano, mas são ilustres desconhecidas no resto do mundo. E essa é umas das belezas de se viajar no exterior: “descobrir” verdadeiros tesouros escondidos que nem imaginávamos existir. Viajar é aprender e aprender é reconhecer nossa infinita ignorância! Quando vamos para um país apenas pensando naquilo que já ouvimos falar na imprensa é mais ou menos quando um gringo nos pergunta: “Vou para o Brasil ano que vem. Vc acha que dá para ver tudo em 15 dias?”. Pois é... a Argentina também é muito maior do que Buenos Aires, Mendoza, Bariloche, Salta e Patagônia!
Maré baixa em dia de céu azul em Las Grutas, na Argentina
A cidade praiana de Las Grutas, na Argentina
Hoje essa grande verdade nos deu mais um tapa na cara. O nome dela? Las Grutas! Uma pequena cidade praiana que tem pouco mais de 5 mil habitantes, mas que recebe quase 400 mil turistas no verão. Quase todos argentinos, claro! Para mim, até há poucos dias, uma ilustre desconhecida. Nunca tinha ouvido falar. E olha que eu sou razoavelmente viajado e antenado nesse assunto. Quem nos deu a dica foi o Chetoba, nosso amigo viajante/blogueiro argentino que mora em Villa Santa Maria. Quando dissemos o nosso roteiro e perguntamos dicas sobre aonde parar ele não pestanejou. Olhou no mapa e cravou: Las Grutas!
Garotos apostam corrida até o mar na praia de Las Grutas, na Argentina
Um belo dia de sol em Las Grutas, na Argentina
Nem no Lonely Planet Argentina esse lugar aparece. Prova que esses gringos não sabem mesmo de nada. Agora, procurando pela internet, vejo vídeos que como esse lugar fica no auge da temporada: ele bomba! Ainda bem que chegamos aqui bem antes disso, a cidade está vazia e toda a beleza de suas praias era quase que só nossa!
Piscinas escavadas na praia de Las Grutas, na Argentina
Uma grande piscina na praia de Las Grutas, na Argentina
Las Grutas é o mais popular balneário da Patagônia. Localizada a meio caminho entre Bahia Blanca e a Península Valdez, seu principal atrativo são as praias de temperatura agradável, as grutas formadas pelo mar nas falésias e a visita anual das baleias francas austrais. A temperatura agradável da água numa região já tão austral vem do fato da região estar protegida do mar aberto pelo golfo de San Matias. Além disso, e principalmente por causa disso, as marés são bem grandes porque o terreno é plano. Quando o mar retrocede, muita ágia fica para trás, empoçada em piscinas naturais e artificiais e é esquentada rapidamente por quase 15 horas diárias de sol durante o verão. Quando a maré alta traz o mar novamente, as águas se misturam e o resultado é uma temperatura bem agradável.
A maré baixa deixa aberta uma área rochosa da praia de Las Grutas, na Argentina
A maré baixa deixa aberta uma área rochosa da praia de Las Grutas, na Argentina
Atrás dessas mesmas águas calmas e protegidas vem as baleias francas para parirem e terem seus filhotes. É um dos melhores lugares o mundo para se observá-las, seja do alto das falésias, seja em passeios de barco. Nós não vimos isso porque não estamos ainda na estação, mas pudemos admirar bastante a outra grande atração do local, justamente aquilo que lhe empresta o nome: as tais grutas.
Piscina natural formada pela maré baixa na praia de Las Grutas, na Argentina
Caminhando por entre piscinas naturais na praia de Las Grutas, na Argentina
Elas são fruto da lenta erosão feita pelo mar nas falésias de solo razoavelmente mole da região. Toda a cidade está acima dessas falésias e para chegar à praia é preciso descer alguma das 12 escadas que fazem a ligação da areia com o território urbano. Pois bem, essas mesmas falésias estão repletas de grutas formadas pelo movimento do mar e muitas delas se unem por dentro formando passagens e pequenos labirintos. Além de atração turística, também servem de moradia para uma infinidade de pássaros, principalmente de um tipo primo do papagaio, bem barulhento nos finais de tarde, quando fazem suas grandes revoadas.
Um legítimo caranguejo hermano na praia de Las Grutas, na Argentina
Banho de sol sob as falésias da praia de Las Grutas, na Argentina
A cidade foi fundada na década de 60, mas foi só a partir dos anos 80 que explodiu para o turismo interno. Hoje, apesar do tempo lindo de céu azul, estava bem tranquila e pudemos aproveitar bastante o dia na praia. Há uma grande faixa apenas de areia e outra mais rochosa, formando terraços e piscinas naturais, onde encontramos peixes e caranguejos deixados para trás pela maré e que estão torcendo pelo retorno rápido do mar. Além disso, grandes piscinas artificiais também foram escavadas na rocha, mais um lugar para a água esquentar mais rápido e uma alternativa para aqueles que não querem enfrentar a água mais fria do mar.
Um simpático cachorro enfrenta uma onda na praia de Las Grutas, na Argentina
Um simpático cachorro enfrenta uma onda na praia de Las Grutas, na Argentina
Brincando com um perro argentino na praia de Las Grutas, na Argentina
Pois nós preferimos a água do mar mesmo. Depois do nosso polar plunge na água a zero grais, essa aqui mais parecia uma banheira! Uma delícia! Depois de uma longa caminhada pela areia e pelas rochas, foi nosso prêmio merecido para relaxar.
Correndo na praia e se divertindo com um perro argentino em Las Grutas, na Argentina
Correndo na praia e se divertindo com um perro argentino em Las Grutas, na Argentina
Quem se juntou a nós, todo animado, foi um simpático cão, um legítimo perro argentino. Caminhou boa parte da praia conosco e depois ainda entrou no mar comigo enfrentando valente mente as ondas que apareciam. Por fim, apostamos corrida na praia (adivinha quem ganhou...) para secarmos mais rapidamente.
As grutas que dão nome à cidade de Las Grutas, no litoral da Argentina
Interior de gruta na praia de Las Grutas, na Argentina
Ele só não se animou muito quando fomos explorar e fotografar as grutas. Já deve conhecê-las de cor e salteado. Encontrou um companheiro seu na praia e se foram, agora sim a toda velocidade. E nós fomos fotografar essas belezas geológicas, por dentro e por fora, percorrendo as ligações entre elas e terminando o caminho numa grande abertura com o mar ao fundo, uma verdadeira janela para o oceano. Lindo!
Interior de uma das muitas grutas naturais na cidade de Las Grutas, na Argentina
Interior de uma das muitas grutas naturais na cidade de Las Grutas, na Argentina
Enfim, foi um dia delicioso de descobertas e descanso nessa estrela nacional do turismo. Amanhã, migramos para outra, essa já no padrão internacional: a Península Valdez
Banho de mar na praia de Las Grutas, na Argentina
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet