0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Carnes já temperadas para a churrasqueira onde carvão e algarrobo já estão ardendo! (em Villa Nueva, na Argentina)
Um dos pontos altos de nossa rápida estadia em Villa Nueva foi o delicioso e legítimo asado argentino que o Che Toba nos ofereceu. “Asado”, para quem não sabe, é a versão hermana do nosso churrasco. Mais do que simples refeições, ambos são verdadeiros rituais, com muitas semelhanças, mas também com suas diferenças. O grande ponto comum é a presença de carne e a intenção de confraternização entre amigos, mas nós estávamos mais interessados era nas diferenças. E, mais ainda, em comer tudo no final, carnes deliciosas de deixar água na boca!
Che Toba inicia o asado preparando o carvão e o algarrobo para queimar, em Villa Nueva, na Argentina
Carvão e algarrobo queimando para depois serem espalhados no chulengo (churrasqueira), em Villa Nueva, na Argentina
Quando chegamos à cidade, nossa ideia era de seguir viagem no dia seguinte. A Ana, como sempre queria ficar mais e o Che Toba foi dando argumentos para estendermos a estadia. Todos muito bons, mas o asado foi matador. Então, logo cedo fomos comprar o que faltava e no final da manhã ele já começou a nos explicar e mostrar como se faz. Como morou muito tempo no Brasil também, sabe muito bem a diferença do asado para o churrasco.
A Fiona também espera com água na boca o legítimo asado argentino, em Villa Nueva, na Argentina
Para começar, eles preferem fazer tudo com madeira. Carvão comprado, só em último caso. Coisa de amador, dizem! E não é qualquer madeira não! Eles preferem o algarrobo, uma madeira aromática, que além de assar a carne, ainda vai deixa-la mais cheirosa!
Hora de temperar a carne, ainda crua, com sal fino e pimenta branca, em Villa Nueva, na Argentina
Carnes temperadas para o asado: molleja, matambre, costela de cerdo, lombo de ternera, bife de chorizo (em Villa Nueva, na Argentina)
A madeira é colocada numa espécie de anexo da churrasqueira, onde vai ser queimada até virar carvão. Quando estiver já em brasa, tiramos ela do anexo e a espalhamos no “chulengo”, a churrasqueira propriamente dita, onde vai fornecer o calor para assar a carne.
Asado argentino vem acompanhado de bom vinho! (em Villa Nueva, na Argentina)
Falando em carne, os cortes são diferentes na Argentina também. Nada de picanha, por exemplo! Um dos cortes preferidos é o matambre, um pedaço de carne que fica entre a costela e a pele do boi. Falando em costela, a de porco é muito admirada por aqui, assim como o lomo de ternera (um delicioso corte das costas do boi) e, claro, o bife de chorizo. Tem também os cortes esquisitos que já não me atraem tanto, como a “molleja”, que é a amigdala do boi.
Carnes assando na churrasqueira, em Villa Nueva, na Argentina
Toda essa carne é temperada antes de ir ao fogo com sal fino e pimenta branca. Depois, ao fogo, churrasqueira fechada para assar com mais eficiência. Enquanto isso, do lado de fora, a gente espera com um bom vinho. Isso mesmo, a preferência para acompanhar a carne aqui não é a cerveja gelada, mas um bom vinho. Em um país onde essa bebida pode ser encontrada com ótimos preços em qualquer supermercado, não é de se estranhar!
Churrasqueira fechada para assar melhor as carnes. em Villa Nueva, na Argentina
E assim se passou nossa manhã e início de tarde, um delicioso asado em família, sem ver o tempo passar. Como se diz em castelhano: “Muy rico!”.
Com a Marcela e o Che Toba, prontos para saborear um asado argentino, na casa deles em Villa Nueva, na Argentina
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet