0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Senhora observa, de sua janela, a festa que passa pela rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA
Cachoeira é considerada a jóia do Recôncavo Baiano. Uma cidadezinha histórica fundada no século XVI pelos filhos de Diego Álvares e Catarina do Paraguaçú, que iniciaram a produção de cana de açúcar e tabaco na região. O tabaco do Recôncavo Baiano já foi considerado o melhor do mundo nos idos do século XVIII por especialistas chineses e africanos e até hoje vemos resquícios desta cultura nas fábricas de charuto abertas à visitação.
Fotografando em São Félix, no Recôncavo Baiano - BA
Infelizmente chegamos em uma segunda-feira de feriado e a maioria das atrações da cidade estavam fechadas, inclusive a máquina da Dannemann, charutaria na cidade de São Félix, sua irmã gêmea que fica do outro lado do rio. Lívia já conhecia bem Cachoeira e fez questão de nos apresentar a especialidade culinária da cidade, a maniçoba. Rodamos bem até encontrar o que descobrimos depois ser o melhor restaurante para experimentar esta iguaria, o restaurante da Pousada Convento.
Átrio do Convento em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA
A maniçoba é um prato parecido com a feijoada, com carne de porco, onde o feijão é substituído pelas folhas da mandioca, com um porém, estas são venenosas. Por este motivo a maniçoba tem um ritual de preparo lento, com 7 lavagens e não sei quantos dias para que perca o veneno e possa ser servido. Para nós leigos, ela parece um molho pesto com carne de porco, lingüiça, paio e carne de porco desfiada, delicioso!
O antigo Convento, hoje pousada, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA
A companhia de Wil e Lívia foi especial, um casal antenado que trabalha com teatro, música e produção cultural só pode ser muito interessante. Nos divertimos explorando a cidade de Cachoeira, tranqüila, até meio abandonada, mas com um ar cult para turistas alternativos de Salvador.
Na orla do rio Maragoji, em São Félix, no Recôncavo Baiano - BA
Entramos na Casa de Damário, espaço cultural em homenagem ao conhecido poeta de Cachoeira e já meio sem esperanças estávamos dando aquela última olhada na cidade para irmos embora. Foi quando cruzamos um animado cortejo pra Nossa Senhora D´Ajuda, padroeira da cidade que está em festa durante toda esta semana.
AS Baianas, em festa de rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA
Baianas carregando tabuleiros de doces, homens, mulheres e crianças dançavam atrás da bandinha que circulava animando as tranqüilas ruas de Cachoeira. Bela surpresa a nossa, fechamos nossa estada na região com companhias agradabilíssimas e um carnaval de rua com marchinhas de época. Sensacional!
Vestidos em movimento, durante festa de rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA
Na volta pegamos um trânsito meio pesado do retorno do feriado, pouco mais de uma hora de engarrafamento, mas valeu muito à pena a visita por este lado histórico baiano. A cidade e a região têm um grande potencial para se tornar um circuito histórico como o de Minas Gerais, alguns movimentos já começaram incentivar o turismo, como o Festival de Cinema que deve acontecer lá no ano que vem, já que o curso de cinema da UFBA tem seu campus em Cachoeira. Acredito que em alguns anos teremos um novo Recôncavo, mais movimentado e infelizmente mais preparado para o turismo. Eu ainda prefiro a original, com sua cultura, seu povo e sua simplicidade.
Posando para foto durante festa em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA
Tem muitos lugares historicos em cachoeira q poderiam ta no seu blog
Resposta:
Olá Wagner! Infelizmente não tivemos tempo para visitar toda a cidade e vários museus estavam fechados. Se quiser, deixa as dicas aqui para os próximos sortudos que forem visitar Cachoeira!
Obrigada!
Abs
Ana estou a procura do nome e telefone de uma baiana que tem foto postada no site da cidade de cahoeira de são felix em mulheres do reconcavo bahiano ...Vi que conhece muito sobtre a cidade e gostaria de saber se pode me ajudar..e muito importante grata
Resposta:
Olá Juliana!
Infelizmente não tenho nenhum contato lá em Cachoeira, mas acho que você poderia tentar falar com a própria prefeitura da cidade, eles devem ter o nome desta baiana que você está procurando.
Desculpe não poder ajudá-la.
Bjs
Ana
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet