0 Recôncavo Baiano - Blog da Ana - 1000 dias

Recôncavo Baiano - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Recôncavo Baiano

Brasil, Bahia, Salvador, Cachoeira/São Felix, Santo Amaro

Senhora observa, de sua janela, a festa que passa pela rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA

Senhora observa, de sua janela, a festa que passa pela rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA


Cachoeira é considerada a jóia do Recôncavo Baiano. Uma cidadezinha histórica fundada no século XVI pelos filhos de Diego Álvares e Catarina do Paraguaçú, que iniciaram a produção de cana de açúcar e tabaco na região. O tabaco do Recôncavo Baiano já foi considerado o melhor do mundo nos idos do século XVIII por especialistas chineses e africanos e até hoje vemos resquícios desta cultura nas fábricas de charuto abertas à visitação.

Fotografando em São Félix, no Recôncavo Baiano - BA

Fotografando em São Félix, no Recôncavo Baiano - BA


Infelizmente chegamos em uma segunda-feira de feriado e a maioria das atrações da cidade estavam fechadas, inclusive a máquina da Dannemann, charutaria na cidade de São Félix, sua irmã gêmea que fica do outro lado do rio. Lívia já conhecia bem Cachoeira e fez questão de nos apresentar a especialidade culinária da cidade, a maniçoba. Rodamos bem até encontrar o que descobrimos depois ser o melhor restaurante para experimentar esta iguaria, o restaurante da Pousada Convento.

Átrio do Convento em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA

Átrio do Convento em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA


A maniçoba é um prato parecido com a feijoada, com carne de porco, onde o feijão é substituído pelas folhas da mandioca, com um porém, estas são venenosas. Por este motivo a maniçoba tem um ritual de preparo lento, com 7 lavagens e não sei quantos dias para que perca o veneno e possa ser servido. Para nós leigos, ela parece um molho pesto com carne de porco, lingüiça, paio e carne de porco desfiada, delicioso!

O antigo Convento, hoje pousada, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA

O antigo Convento, hoje pousada, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA


A companhia de Wil e Lívia foi especial, um casal antenado que trabalha com teatro, música e produção cultural só pode ser muito interessante. Nos divertimos explorando a cidade de Cachoeira, tranqüila, até meio abandonada, mas com um ar cult para turistas alternativos de Salvador.

Na orla do rio Maragoji, em São Félix, no Recôncavo Baiano - BA

Na orla do rio Maragoji, em São Félix, no Recôncavo Baiano - BA


Entramos na Casa de Damário, espaço cultural em homenagem ao conhecido poeta de Cachoeira e já meio sem esperanças estávamos dando aquela última olhada na cidade para irmos embora. Foi quando cruzamos um animado cortejo pra Nossa Senhora D´Ajuda, padroeira da cidade que está em festa durante toda esta semana.

AS Baianas, em festa de rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA

AS Baianas, em festa de rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA


Baianas carregando tabuleiros de doces, homens, mulheres e crianças dançavam atrás da bandinha que circulava animando as tranqüilas ruas de Cachoeira. Bela surpresa a nossa, fechamos nossa estada na região com companhias agradabilíssimas e um carnaval de rua com marchinhas de época. Sensacional!

Vestidos em movimento, durante festa de rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA

Vestidos em movimento, durante festa de rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA


Na volta pegamos um trânsito meio pesado do retorno do feriado, pouco mais de uma hora de engarrafamento, mas valeu muito à pena a visita por este lado histórico baiano. A cidade e a região têm um grande potencial para se tornar um circuito histórico como o de Minas Gerais, alguns movimentos já começaram incentivar o turismo, como o Festival de Cinema que deve acontecer lá no ano que vem, já que o curso de cinema da UFBA tem seu campus em Cachoeira. Acredito que em alguns anos teremos um novo Recôncavo, mais movimentado e infelizmente mais preparado para o turismo. Eu ainda prefiro a original, com sua cultura, seu povo e sua simplicidade.

Posando para foto durante festa em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA

Posando para foto durante festa em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA

Brasil, Bahia, Salvador, Cachoeira/São Felix, Santo Amaro, Recôncavo Baiano, cidade histórica

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior Mergulho no naufrágio Artemides, em Salvador - BA

Mergulho e Cultura baianos

Post seguinte Maré baixa na Praia do Forte - BA

SSA/Praia do Forte

Blog do Rodrigo AS Baianas, em festa de rua em Cachoeira, no Recôncavo Baiano - BA

Recôncavo

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 26/08/2012 | 08:07 por wagner

    Tem muitos lugares historicos em cachoeira q poderiam ta no seu blog

    Resposta:
    Olá Wagner! Infelizmente não tivemos tempo para visitar toda a cidade e vários museus estavam fechados. Se quiser, deixa as dicas aqui para os próximos sortudos que forem visitar Cachoeira!
    Obrigada!
    Abs

  • 25/11/2010 | 13:02 por Juliana

    Ana estou a procura do nome e telefone de uma baiana que tem foto postada no site da cidade de cahoeira de são felix em mulheres do reconcavo bahiano ...Vi que conhece muito sobtre a cidade e gostaria de saber se pode me ajudar..e muito importante grata

    Resposta:
    Olá Juliana!
    Infelizmente não tenho nenhum contato lá em Cachoeira, mas acho que você poderia tentar falar com a própria prefeitura da cidade, eles devem ter o nome desta baiana que você está procurando.
    Desculpe não poder ajudá-la.
    Bjs
    Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet