0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
As cores da catedral de San Miguel de Allende, no México
Antes um Pueblo Mágico, hoje Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, San Miguel de Allende é uma das mais belas cidades coloniais no México central. Fundada em 1.542 pelo monge franciscano Frei Juan de San Miguel, recebeu um novo endereço assim que fontes de água termal foram descobertas pelos astutos cachorros do Frei San Miguel.
Templo de San Francisco, em San Miguel de Allende, no México
Anos mais tarde teve um papel importante na Guerra da Independência mexicana, sendo a terra natal de um dos líderes da independência, Ignácio de Allende. Allende foi capturado no período da guerra quando marchava aos EUA para buscar armas, foi fuzilado e decapitado. A sua cabeça foi exposta na Alhóndiga de Granaditas, uma das praças centrais de Guanajuato, a capital do estado. Em 1826 o povoado de San Miguel foi elevado à cidade, que em sua homenagem aderiu ao nome do herói local, tornando-se San Miguel de Allende.
Caminhando em praça de San Miguel de Allende, no México
Nos idos de 1900 a cidade foi sendo abandonada e quase se transformou em um pueblo fantasmo, porém já em 1926 foi declarada monumento histórico nacional, devido ao seu valor histórico de origem colonial. A arquitetura Barroca-Neoclássica foi redescoberta por artistas de outras partes do mundo, que se mudaram e começaram movimentos culturais, formando dois dos mais conhecidos institutos de arte do país, o Instituto Allende e a Escuella de Bellas Artes.
Igreja da 3a ordem, em San Miguel de Allende, no México
Pátio do nosso hotel, um antigo convento em San Miguel de Allende, no México
Assim, após a Segunda Guerra Mundial, a charmosa cidade de San Miguel de Allende se tornou um refúgio para soldados americanos fora de serviço, que viam na cidade mexicana uma ótima opção de vida, clima ameno, águas termais e atividades educacionais ligadas ao Instituto Allende. Hoje grande parte da população da cidade é formada por expatriados americanos, canadenses, europeus, o que traz para cidade um ar mais cosmopolita, restaurantes para todos os gostos e bolsos, galerias de arte e um ar sempre festivo.
Venda de bonecas nas ruas de San Miguel de Allende, no México
Sobre as festas da cidade, “Todas las semanas del año San Miguel tenemos fiestas, nos gusta mucho las fiestas!” me contou Dona Maria, na sua lavanderia. Segundo ela a mais bonita acontece durante o último final de semana de setembro e comemora o dia do padroeiro da cidade, San Miguel Arcángel. Todas as ruas ficam enfeitadas, todas as igrejas e os santos recebem roupas especiais feitas a mão pelas artesãs da cidade, que a cada ano se superam na beleza e criatividade. Deve ser uma festa linda!
Fogos de artifício em noite de festa em San Miguel de Allende, no México
A igreja parece se indendiar, mas são apenas fogos de artifício em noite de festa em San Miguel de Allende, no México
Nós tivemos a sorte de chegar à cidade exatamente na semana de festividades de aniversário de Ignácio Allende, com direito a parada militar, bandas marciais com escolares de todas as idades, festas e queimas de fogos. A demonstração do poder militar em um país tão assolado pela guerra do narcotráfico é até tocante, mas o sentimento era de pura alegria e orgulho.
Desfile militar em dia de festas em San Miguel de Allende, no México
Soldados desfilam fortemente armados em veículo militar em dia de festa na cidade de San Miguel de Allende, no México
As crianças com seus uniformes para ocasiões de festa, tocando maravilhosamente nas bandas marciais eram um show a parte! A praça estava toda decorada com estátuas e faixas para o herói da cidade.
Dia de festas e desfiles em San Miguel de Allende, no México
Dia de festas e desfiles em San Miguel de Allende, no México
Assim, nos deixamos levar pelas festas e histórias, sem um guia na mão e pontos certos para as próximas fotografias, sem muitos planos e roteiros.
Rua colorida do centro histórico de San Miguel de Allende, no México
Para mim, a melhor forma de conhecer uma cidade é assim, caminhando, sentindo, conversando com seus moradores e nos deixando levar pelo seu próprio ritmo. Principalmente se é uma cidade pequena, onde o principal atrativo é a cidade em si, sua arquitetura e o seu povo. San Miguel é uma cidade que nos permite fazer isso, afinal em uma viagem tão longa, é importante nos deixarmos simplesmente viver.
O público aompanha interessado a queima de fogos de artifício em noite de festa na cidade de San Miguel de Allende, no México
Fantastico!
Semana que vem vou pra lá e espero superar minhas expectativas.
Gracias!
Mel.
www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com
Resposta:
Espero que tenha gostado! Abraços e boa viagem!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet