0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
O mar revolto do Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Localizado nos pés da Serra Nevada colombiana, onde as montanhas encontram o mar do Caribe, o Parque Nacional Tayrona é uma unanimidade tão grande entre viajantes estrangeiros e colombianos que, mesmo com uma pressa danada para chegarmos à Venezuela, nós não ousamos tirá-lo do nosso roteiro. Pagamos os preços proibitivos* cobrados para entrada no parque e fomos conferir com os nossos próprios olhos.
A linda praia no Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
O parque que protege uma área costeira de 15 mil hectares (12 mil terrestres e 3 mil marinhos) foi formado em 1969 e abriga centenas de espécies da fauna e flora colombiana. O encontro de diversos ecossistemas como floresta seca, floresta úmida, mangues e marinho traz ao parque uma grande biodiversidade e cenários incríveis.
Nem só pessoas frequentam as praias de Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
A tranquila e bela baía do Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
A entrada de Cañaveral, por onde começamos o nosso trekking está a apenas 34 km de Santa Marta e diversos ônibus que saem da cidade em direção à Riohacha podem deixa-lo na porta do parque. Outra forma de conhecer o Tayrona para aqueles que não querem caminhar é pegando tours de barco que saem de Santa Marta ou Taganga. Pelo mar até o Cabo você passará por pelo menos 4 diferentes baías Concha, Chengue, Gayraca e Cinto, podendo pernoitar ou não no Cabo San Juan, é um jeito bacana de conhecer as belezas do parque vistas de outro ângulo.
Caminho de volta no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Chegamos ao parque no final da tarde e nem as mochilas estavam prontas ainda. Enquanto arrumávamos as compras, águas e equipamentos, um grupo de jovens chegava ao estacionamento totalmente destruídos. Nos olharam com aquela cara de “vocês são loucos de sair andando agora?” e fizeram várias recomendações: contratação de mula, levar muita água, lanternas e avisaram, “a trilha é pesada!” A luz do fim de tarde era um bom indicativo de que deveríamos nos apressar, mas não tem melhor sentimento do que a segurança de que daríamos conta do recado. Alguns locais ainda tentaram nos empurrar as mulas, mas seguimos firmes em direção à trilha, encaixando uma passada rápida e consistente.
Início de caminhada no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Pela primeira vez, observando o mar na trilha no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
A trilha entre a entrada do parque e o primeiro camping na área de Arrecifes é praticamente uma avenida, com apenas uma subida rápida e logo chegamos ao mirante e descemos com vistas maravilhosas da praia. O cenário do Tayrona começa a se desenhar diante dos meus olhos. O sol baixava dourando o mar e uma praia selvagem de mar revolto e imensos boulders de granito abria a nossa curta temporada no Tayrona.
Chegando às praias ao mesmo tempo em que o sol se punha, na trilha através do Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Caminhamos, agora na areia, até o final da praia. “Marcos! Tina!” eu gritei para dois turistas em uma pedra, a penumbra do fim do dia já nos confundia. Continuamos caminhando, passamos por La Piscina, um grupo de jovens colombianos e outro grupo de argentinos que insistiram para usarmos nossas lanternas, mas os olhos ainda aproveitavam os últimos suspiros de luz enquanto nós curtíamos a noite quente do Tayrona.
Metade da trilha e o céu já ficava escuro durante caminhada no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Logo voltamos a uma mata escura e tivemos que nos render às lanternas para a última meia hora de trilha e sem baixar o ritmo fechamos os 6,5km de caminhada em menos de duas horas. Na chegada nos registramos e nos demos o prazer de tomar uma águila gelada antes de montar acampamento. Na venda conhecemos Stuart e Marcelo, sul africano e brasileiro viajando juntos pela América Latina. Ah, que delícia falar um pouco de português! Estamos definitivamente mais perto de casa.
Caminhando em praia do Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Acampamento montado, nada melhor do que uma caminhada na praia do Cabo San Juán del Guía sob a luz da lua e um banho de mar sob o céu estrelado para refrescar antes do jantar.
Lua cheia ilumina o mar em Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Fazendo nosso jantar no Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
A noite foi infernal, um calor danado dentro da nossa abafada barraca “all weather” comprada em pleno inverno americano. Espero que ela sirva ao menos para os acampamentos lá no sul! Rsrs!
Nossa barraca em cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Apenas saíam os primeiros raios do sol e eu já estava afoita, em busca de ar fresco e uma das luzes mais lindas do dia para conhecer, agora com luz, a mais famosa praia do Parque Nacional Tayrona. O Cabo San Juan é uma ponta de pedra entre duas praias rodeadas de coqueiros e separadas pelo encontro de um rio de águas transparentes com o mar, é mole ou quer mais?
A linda praia no Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
A praia no Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia. À direira, o quiosque em posição privilegiada onde se armam redes para dormir
A linda praia no Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
A maioria dos turistas para por aqui e perdem duas praias quase desertas há menos de 15 minutos por uma trilha fácil. A praia nudista foi a nossa preferida. Não encontramos nenhum peladão, quase deserta ela trouxe exatamente o clima de paz, tranquilidade e isolamento que estávamos buscando.
A paisagem grandiosa do Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
O camping estava cheio e ficou ainda mais lotado neste segundo dia. Nós havíamos previsto uma ou duas noites no parque e acabamos optando por pegarmos nosso rumo a caminho da Venezuela e aumentar as chances de um detour que não estava programado para a Península de La Guajira.
Acampamento no Cabo San Juan, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
Desmontamos acampamento, almoçamos e logo já estávamos com os pés na trilha novamente. O conjunto de praias, trilhas, vilas e paisagens rochosas ao longo do Parque Nacional Tayrona o fazem realmente um recanto especial do litoral caribenho colombiano.
Caminhando na praia de Arrecifes, metade daminho para o início da trilha, no Parque Nacional Tayrona, no litoral norte da Colômbia
* Preços de Acesso ao Parque Nacional Tayrona: Nós pagamos pela entrada, direito de acampar e 2 dias de estacionamento da Fiona em torno de 65 dólares, além de aproximados 10 dólares por pessoa pessoa por noite de taxa de camping.
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet