0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Entrada de caverna alagada, no rio transparente de Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Ginnie Springs se apresenta como o paraíso da água doce! Não é à toa, uma nascente de águas cristalinas se encontra com as águas do Rio Santa Fé em um verdadeiro santuário subaquático!
O belo rio de águas transparentes em Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Aqui só um snorkel na área da Devil Spring já vale à pena, com peixes e plantas formando um cenário parecido com o de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Aos não mergulhadores o lugar é um convite para um delicioso final de semana no verão quente da Flórida.
As águas transparentes de Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Área de piquenique, cancha de vôlei, praias de rio e toda a infra-estrutura necessária para fugir da rotina da cidade grande. Localizada próxima à cidade de High Springs, Ginnie está a apenas 2 horas dos aeroportos de Orlando, Jacksonville ou Talahasse, a capital do estado da Flórida.
Aviso ao lado do rio em Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Aos mergulhadores esta é um dos sistemas de cavernas submersas mais famosos do mundo. A nascente de água de alto fluxo transforma a paisagem e dá mais adrenalina ao mergulho! A Devil Spring possui duas entradas em um pequeno braço do rio, a Devils Eye e a Devil´s Ear, a primeira mais protegida e arredondada, lembrando o formato de um olho azul cristalino.
Mergulhadores se preparam para mergulhar em caverna alagada em Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
A segunda, com formato parecido com de um ouvido, já está mais próxima à correnteza do rio principal. Esta está marcada pela boia alaranjada que vemos na foto e exige mais cuidado para entrada e principalmente para saída, já que a pressão nela é maior e em um descuido pode te levar rio abaixo.
Uma das entradas da caverna alagada de Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Pouco antes de começarmos a nos equipar encontramos um dos papas do mergulho em caverna, o tão famoso e citado Larry Green. Em todas as nossas aulas escutamos histórias dessa lenda viva, que agora estava ali, na nossa frente (momento tiete! Rsrs!). Este simpático senhor começou a mergulhar em cavernas ainda jovem, desenvolveu técnicas, equipamentos e treinou muitos dos profissionais que estão hoje neste mundo do cave diving.
Junto com Larry Green, um dos mais experientes mergulhadores de caverna do mundo, em Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Fizemos dois mergulhos, utilizando as duas entradas. No primeiro entramos pelo olho e não levamos a câmera fotográfica, já que precisávamos ter certeza de como estava a pressão de saída da água. Aqui a técnica utilizada é chamada de pull and glide (puxar e deslizar), entramos usando as mãos e não as pernas. Nadar normalmente faria gastarmos muito mais ar, bem precioso dentro de uma caverna submersa. Desta vez a corrente não estava das piores, segundo o nosso guia, mas ainda assim a força da corrente nos obrigou aplicar o “pull and pull” mesmo, como uma escalada submarina! Dá uma olhada nesse vídeo!
Na entrada não temos muito tempo e espaço para apreciar, a adrenalina correndo e a escalada vira a nossa diversão! Temos que pensar rápido, puxar e logo nos agarrar a outra rocha, antes que a correnteza nos leve.
O tradicional aviso no início da área escura da caverna alagada de Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Aos poucos a corrente vai acalmando e o fundo rochoso é substituído por um fundo de pura argila. A argila é tão fina que o chão, que parece firme, é totalmente mole, quase como se não existisse ali. É essa argila que se revolvida torna-se o pesadelo do mergulhador em uma caverna, pois passamos a não enxergar nada. Se o fluxo de água é forte ele leva a suspensão e limpa a água, senão pode levar horas para baixar e a saída da caverna tem que ser feita às cegas, seguindo a golden line.
O feliz reencontro com a luz solar no final do mergulho em Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
A mais de 300m caverna adentro, embaixo da terra, que está abaixo de um rio sobre a superfície, nós fizemos meia volta e retornamos surfando na correnteza. Agora sim podemos admirar a paisagem, sendo ultrapassados só por dois mergulhadores que seguiam com suas scooters submarinas.
Mergulhando na caverna alagada de Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
O segundo mergulho foi feito pelo Devil´s Ear, com mais fluxo desde os primeiros metros e desta vez conseguimos ir mais longe. Passamos da Maple Leaf, formação calcária que lembra o formato da folha da bandeira canadense de ponta cabeça, bom ponto de referência para os mergulhadores.
Mergulhando na caverna alagada de Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Saímos deste mergulho em uma piscina de água mineral com gás! A nascente faz bolhas “poparem” do chão como um grande caldeirão, a luz de final de tarde deixa as cores embaixo d´água ainda mais bonitas.
Nascente de água em Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Em um momento de euforia me mesclo aos peixes coloridos, plantas verdes e o azul cristalino, não quero ir embora, quero aproveitar cada minuto nesse santuário. Estes últimos minutos em Ginnie Springs refletiram a satisfação e a alegria de estarmos aqui, tendo a oportunidade de conhecer um lugar único no mundo por uma perspectiva completamente diferente. É, toda essa adrenalina valeu à pena!
O belo rio de águas transparentes em Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos
Bellissimo o local e natureza muito preservada :
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet