0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
João Pessoa é a terceira mais antiga capital do Brasil, tendo "nascido"...
Vivendo e aprendendo. Ou, no nosso caso, viajando e aprendendo! Há apena...
Quem dorme no Caraça acorda nas alturas. Em sentido literal e figurado. ...
Rivellino Batista (31/05)
Que Acre belo! Pena que é governado pela esquerdalha. PT: na “Copas d...
Guapito (20/04)
Guto acabou de me enviar seu relato! Muito bom! Face Sul é realmente imp...
Otávio Figueiredo Cintra de Oliveira (16/04)
Impressionante o relato! Você consegue fazer as imagens falarem através...
Profano (21/03)
Olá! Espetacular esse texto. Parabéns pelo conteúdo e experiência....
Loren (01/03)
Caaaara que post incrível. Amei o texto, as fotos, tudo incrível!!! Voc...
O farol visto do alto do Morro do Sabão, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Resolvemos passar nossos últimos dias da expedição ao redor das Américas na nossa querida Ilha do Mel. Nada mais justo! Afinal, foi aí que eu e a Ana demos nosso primeiro beijo, foi aí que casamos numa linda cerimônia na praia e foi aí também que começamos nossos 1000dias (post aqui). Então, o que havia começado com chave de ouro, deveria terminar também com chave de ouro.
A Ilha do Mel fica na entrada da Baía de Paranaguá, no litoral do Paraná. a menos de 100 km da capital Curitiba. Para chegar até lá, só de barco, a partir de Pontal do Sul ou de Paranaguá
Mapa da parte sul da Ilha do Mel, com suas praias e vilas. Nós ficamos próximos ao Farol e fomos caminhando pelas praias até Encantadas
Havíamos estado uma outra vez por aqui também, durante os 1000dias. Foi no casamento da Laura e do Rafa, nossos padrinhos de casamento e que também nos convidaram para ser seus padrinhos (post aqui). Enfim, dizem que figurinha repetida não preenche álbum. Mas, no álbum dos 1000dias, a Ilha do Mel é ó único lugar que tem vários espaços para se colar a mesma figura. Estamos preenchendo o último espaço agora, hehehe.
Embarcando para a Ilha do Mel, no litoral do Paraná
A tradicional cerveja na barca para a Ilha do Mel, no litoral do Paraná
É claro que já estivemos na Ilha dezenas de vezes e praticamente não há nada de novo para conhecermos. Mas aquilo que conhecemos já nos satisfaz bastante e é por isso que sempre retornamos. Repetimos um passeio ou outro, mas na maioria das vezes, ficamos a toa mesmo. Revemos amigos, vamos às praias, subimos no farol, comemos no restaurante que adoramos. Vida boa, despretensiosa, despreocupada.
A caminho do nosso lugar preferido no universo, a Ilha do Mel, no litoral do Paraná
A caminho da Ilha do Mel, no litoral do Paraná, local onde começamos e terminaremos os 1000dias
Pois bem, depois do passeio pelas ruas de Antonina, pegamos estrada e vencemos em pressa os 80 km até Pontal do Sul. Daí saem a maioria dos barcos em direção à Ilha do Mel. A outra opção seria por Paranaguá, mas são menos barcos diários e a travessia dura o dobro do tempo. Chegando ao terminal, estacionamos a Fiona (carros não chegam á Ilha!) e compramos as passagens para “Nova Brasília”, uma das vilas na Ilha. Outros barcos partem para a vila de Encantadas que, inegavelmente, tem um apelo sonoro dezenas de vezes melhor do que Nova Brasília. Acho que é a escolha que faz a maioria dos turistas que ainda não conhece a Ilha, não tem indicações e aqui tem de se decidir. Mas para a grande maioria das pessoas que já conhece a Ilha do Mel, a escolha fica mesmo com Nova Brasília.
Alegria ao voltar para nossa querida Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Dia de muito sol na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Entrando na balsa, trato de cumprir a tradição que venho mantendo desde que comecei a frequentar esse pedaço de paraíso: abro uma cerveja! É como um grito de liberdade. Temos de comprar antes, ali na área de embarque. Depois, temos 30 minutos de navegação para saborear a vista e a cerveja gelada. É claro que, com um tempo tão grande, eu não compro apenas uma cerveja. Seja como for, quando piso nas areias da ilha, já estou flutuando. Simplesmente, adoro! Tanto o momento de abertura da primeira latinha como quando pisamos na Ilha.
Nas trilhas da Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Nas trilhas da Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Na Ilha, deixamos logo Nova Brasília e vamos para a região do Farol. Para nós, o melhor lugar para se hospedar, com muitas pousadas charmosas, bons restaurantes, opções de bares à noite e acesso rápido às melhores praias. Desa vez, ficamos hospedados numa casa encantadora, muito perto da trilha do Farol, de uma amiga da Patrícia. Por falar nela, a mãe da Ana veio nos encontrar e passar esse restinho de 1000dias conosco aqui na Ilha do Mel.
Na praia Grande, a caminho de Encantadas, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
A mãe orgulhosa e a filha feliz na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Ela chegou no dia seguinte, ontem de manhã. O sol estava radiante e nós aproveitamos bastante a praia de Fora e a praia Grande. Revimos antigos amigos e contamos bastante da viagem. Passeamos pelas trilhas sombreadas que cortam essa parte da ilha e nos refrescamos com caipirinhas e mais cervejas. Abastecemos nossa casinha com frutas, pães e iogurtes para um saudável café da manhã. Foi uma delícia!
Praia do Miguel e Praia Grande vistas do alto do Morro do Sabão, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Praia de Encantadas vista do alto do Morro do Sabão, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná. Não muito tempo atrás, quase não havia verde por aí
Hoje, nosso último dia na ilha, resolvemos caminhar um pouco mais. Fomos até Encantadas caminhando pelas praia Grande e do Miguel. Depois, do alto do Morro do Sabão, admiramos a bela vista para os dois lados, Encantadas de um lado e Farol do outro. Que ilha mais linda! realmente, quem fala que o litoral do Paraná não vale a pena, não conhece a Ilha do Mel!
Mais um casamento sendo preparado na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, no mesmo local onde casamos há 5 anos
Um mergulho no Mar de Dentro no final de tarde na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
No fim de tarde, o triste momento da partida. Vamos para Curitiba amanhã, mas decidimos passar essa última noite no apartamento de uma outra amiga da Patrícia, lá em Caiobá. Isso porque vai haver uma competição de triatlo por lá bem cedo e um primo irá participar. Vamos lá prestigiar e, de tarde, seguimos para Curitiba. Enfim, hoje foi a hora da despedida da Ilha.
As lindas cores do final de tarde no Mar de Dentro, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
As lindas cores do final de tarde no Mar de Dentro, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
Ir embora daqui, ainda mais em dias bonitos como hoje, sempre é triste. Triste, mas muito bonito, especialmente se for no fim de tarde. A luz do sol ilumina essa parte da Ilha voltada para o Mar de Dentro, de onde partem os barcos para Pontal do Sul. Por algum motivo, hoje estava especialmente lindo. Acho que era o recado da Ilha do Mel para nós: “Voltem logo!”. Sim, nós voltaremos!
Com a Patr[icia, a mãe da Ana, nossa despedida da Ilha do Mel, no litoral do Paraná
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet