0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Velejando na água azul-piscina da grande barreira de corais, em Belize
Evidentemente, a maior atração quando velejamos pela grande barreira de corais é o mar. Com seus cinquenta tons entre o verde e o azul, sua transparência e sua riquíssima fauna, ele não nos decepcionou!
Nadando nas belíssimas águas da grande barreira de corais de Belize
Depois de alguns quilômetros da partida, o continente ficando para trás e a grande barreira se aproximando, a cor foi ficando mais clara, deixando o escuro das águas quase fluviais e adquirindo a cor tão característica dos mares caribenhos.
O belíssimo mar na grande barreira de corais, em Belize
Ao mesmo tempo, lá no horizonte, foi ficando mais e mais nítido a espuma da rebentação. Para o lado de lá, alto mar, muitas ondas e aquele azul escuro profundo. Para o lado de cá, aparência de uma grande piscina, na cor e na forma, um constante convite a um mergulho, seja para se refrescar, seja para mergulhar.
Fazendo snorkel em Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Snorkel nas imediações de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Por fim, chegamos aonde o oceano se encontra com a grande barreira. Nosso barco ficou na calmaria da parte interna onde ficamos ao sabor dos ventos ou então, ancorados ao lado de alguma das ilhas. Com o barco parado, não perdíamos a chance de pular na água. Se fosse só para nadar, ficávamos também na parte mais calma. Mas se fosse para mergulhar, encontrávamos alguma passagem por entre os arrecifes e explorávamos o lado do oceano aberto, muito mais rico em vida.
Nadando com arraia chita durante snorkel perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Nadando com arraia chita durante snorkel perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Nos três dias, fizemos um longo snorkel. Geralmente, começávamos na parte mais rasa, onde o barco estava ancorado. Três ou quatro metros. Uma vez na água, buscávamos as partes mais fundas, chegando aos dez metros ou pouco mais. Com uma visibilidade tão boa, essas distâncias ou profundidades enganam.
Uma magnífica arraia chita nada nas águas transparentes da grande barreira de corais de Belize, perto de Tobacco Caye
Snorkel nas proximidades de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Encontramos os peixes coloridos de sempre mas são os maiores que nos chamam a atenção. Observar um cardume de tarpoons imóveis, aproveitando uma corrente mais forte para “respirar” é sempre interessante. Ainda mais que, por aqui, eles parecem não ter medo de nós e podemos nos aproximar bastante.
Cardume de tarpoons nada tranquilamente nas águas claras ao lado de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Arraia chita nada entre tarpoons perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Mais interessante ainda é observar, no meio desses tarpoons, uma arraia chita passar “voando”, batendo suas asas graciosamente. Essa foi apenas uma das dezenas que vimos durante esses três dias. Nunca tinha feiro snorkel com tantas delas, nadando em todos os sentidos. Quando nos cansávamos de perseguir uma, lá vinha outra em sentio contrário, para continuar nosso “exercício”.
Arraia chita nada entre tarpoons perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Uma pequena arraua nada sobre a grama na grande barreira de corais de Belize
Mas não foram só as chitas que apareceram. Havia também uma pequena arraia verde, que frequentava as áreas de grama. E uma outra, já bem maior, malhada. Linda! Mesmo nos nossos mergulhos com cilindro, foram pouquíssimas como essa que já havíamos visto.
Uma linda arraia manchada nada perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Uma linda arraia manchada nada perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Houve também o encontro com as sempre mágicas tartarugas. Também elas não pareciam se incomodar muito conosco, esse estranho e desengonçado animal embaixo d’água. Esforçávamos para nos aproximar e fotografar, mas bastava uma batida mais forte de pernas e lá estava ela, bem longe de nós.
Nadando com uma tartaruga perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Nadando com uma tartaruga perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
Enfim, foram três dias de muito mar, muitos mergulhos, muita beleza submarina. Esperávamos muito e não nos decepcionamos. O mar da grande barreira de corais de Belize é realmente especial, principalmente nesses trechos menos visitados por turistas. Inclusive, em suas águas, a gente se deparou com outro animal, bem comum em terra firme, mas poucas vezes visto nadando com tanta desenvoltura no oceano. Assunto para o próximo e derradeiro post dessa nossa aventura pelos mares de Belize.
Nadando com uma tartaruga perto de Tobacco Caye, na grande barreira de corais de Belize
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet