0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Rio e espeleotemas na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Depois do gostoso café da manhã na pousada São Mateus, voltamos ao camping do Ramiro para encontrá-lo e iniciarmos nosso dia de explorações espeleológicas. Lá chegando, encontramos o grupo de pessoas que o Ramiro havia guiado ontem, e que nós conhecemos rapidamente, entre as visitas à Terra Ronca 1 e à São Bernardo. Um pessoal de Alto Paraíso, que tinha resolvido trocar as cachoeiras da Chapada pelas cavernas de Terra Ronca por uns dias.
Para quem quiser falar com o Ramiro, guia em Terra Ronca - GO
Eles ficaram acampados em frente à enorme boca da Terra Ronca. Que experiência! Resolveram voltar hoje mesmo para Alto Paraíso e desistiram de ir conosco à São Mateus. A experiência das visitas de ontem e a noite acampados na Terra Ronca já tinham sido por demais avassaladoras. Exceto para a Flávia, que nos perguntou se ela poderia voltar conosco de carona para Teresina de Goiás, de onde pegaria alguma carona para Alto Paraíso e assim, ficar mais um dia por aqui e seguir conosco para a Caverna São Mateus.
Entrada estreita da caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Dito e feito! Seguimos para a São Mateus, eu, a Ana, o Ramiro e a Flávia, paulistana radicada recentemente em Alto Paraíso, trabalhando para a secretaria estadual de turismo do estado de Goiás. Estradinha de terra bem detonada cortando o coração do parque. Segundo o Ramiro, a estrada é muito pouco usada já que quase ninguém visita esta caverna. O único guia que leva turistas para lá é o próprio Ramiro e a última vez tinha sido há um mês.
Incríveis formações na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
A entrada "oficial" da caverna está interditada já há uns dez mil anos, fechada por um grande desabamento. Entramos então pela "via secundária", um caminho apertado e bem mais vertical, Nada que, com um pouco de paciência, não possa ser superado. Principalmente com as orientações do Ramiro, o maior especialista mundial das cavernas do Parque Terra Ronca.
Com a Flávia na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Já há mais de 30 anos ele guia turistas e especialistas de diversas partes do mundo pelas maravilhas da região. Participou de boa parte das descobertas e explorações de cavernas de Terra Ronca e, ainda hoje, quando grupos de espeleologistas de Brasília, Rio ou França vem ao parque, é ele que os acompanha. Além do conhecimento e das histórias para contar, o Ramiro é boa praça, tem ótimo humor e é muito galante com as mulheres. Especialista em fotografias em cavernas, leva sempre consigo luzes poderosas para auxiliar os fotógrafos. Melhor ainda, já sabe os melhores pontos para se fotografar. Enfim, é a pessoa certa para ter como guia em qualquer caverna de Terra Ronca.
Delicadas formações de calcita na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Voltando à São Mateus, após a entrada mais complicada, a gente segue descendo até o rio. Ali, tudo já é amplo novamente, como nas cavernas de ontem. E como ontem também, seguimos caminhando rio abaixo. Eu já estava achando os espeleotemas de hoje mais bonitos que os de ontem, mas nada que justificasse que a São Mateus fosse considerada tão especial. Foi quando tudo começou a ficar diferente dos caminhos de ontem.
Observando de perto formação de calcita na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Ao invés de seguir pelo rio, o Ramiro passou a nos levar à salões paralelos, num nível um pouco mais alto. Dentro destes salões, o que víamos era simplesmente inacreditávell!!! Nunca, em todas as nossas visitas à cavernas por todo o Brasil tínhamos nos deparado com uma coleção tão variada e perfeita de espeleotemas.
Grande galeria na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Os tetos tomados por milhares de frágeis estalactites branquinhas, as estalactites maiores repletas de electites, que crescem lateralmente, flores de calcita que pareciam feitas à mão pelo mais cuidadoso artesão, piscinas de travertinos com as mais variadas cores, do branco ao amarelo, do vermelho ao escuro. Foi simplesmente emocionante! "Nunca antes na história deste país" as expressões "Noooossaaaa...", "Uaaauuuuu" e outas similares foram tão usadas dentro de uma caverna!
Enorme galeria na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Além dos espelotemas, os próprios salões eram lindos, os conjuntos de colunas, as cores à nossa volta, as formas estranhas ao nosso redor. De tirar o fôlego. Bem que tentávamos fotografar, deixar registrado para sempre aquelas belezas. Algumas fotos saíram muito boas, mas não é possível captar aquele outro mundo de forma fidedigna. Tem de ir lá e ver!
Grande formação na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Depois de vários salões, voltamos ao rio e seguimos a corrente. Passamos por lugares mais fundos, água chegando perto do pescoço. O ponto mais interessante foi cruzar uma pequena cachoeira seguida por um canyon, tudo isso dentro de uma caverna enterrada sobre milhões de toneladas de terra e rochas. Estávamos em outro mundo, escondido há milhares de anos dos olhos humanos e visitado tão raramente por uns bem aventurados.
Rio e espeleotemas na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Chegamos a um ponto onde o Ramiro queria muito fotografar. Além disso, mais de 15 quilômetros de túneis, que vão ficando mais e mais lindos, na opinião do Ramiro. Infelizmente, para nós, era o ponto do retorno. Na volta, ainda passamos em um outro salão, uma última surpresa do Ramiro para nós, uma últma sessão de admiração, de deslumbramento, de "noooossaaas" e "uaaaauss".
Perfeita flôr de calcita na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Quando saímos da caverna, já era sete da noite. Tínhamos passado mais de oito horas na caverna e nem tínhamos percebido, completamente absorvidos na exploração daquele mundo alienígena tão próximo de nós e tão desconhecido de todos.
Teto com milhares de pequenos estalactites na caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Saímos da caverna de volta ao mundo exterior numa noite super estrelada. Bem vindos à Terra, hehehe! Deixamos o Ramiro e a Flávia no camping e voltamos para a pousada. Difícil seria dormir depois de um dia desses, a cabeça tão cheia de novas imagens, formas e sensações. É, talvez difícil de dormir, mas bem fácil de sonhar, hehehe
Maravilhados com a caverna de São Mateus, no P. E. de Terra Ronca, região de São Domingos - GO
Alguém saberia dizer qual o valor da hospedagem nessa pousada São Mateus?
Absolutamente incrível.
Resposta:
Esse lugar é mesmo incrível, Rubens
Ainda desconhecido da maioria das pessoas, vale muito a pena!
Um abraço
realmente uma aventura e tanto!! lugar maravilhoso.. companhia maravilhosa!!! beijãoo.. e "vamo anda?!"
Resposta:
Viva São Mateus!
Viva o grande Ramiro - Vamo andá!!!
Poul, vc já pensou em fazer um livro sobre toda a viagem? Há fotos e relatos fantáticos! Posso ajudar a patrocinar e reverter os custos em abatimento em IR (incentivo cultural)...Pensa nisso. abs
Resposta:
Obrigado pelo elogio, Kina
Vindo de quem vem, valorizo ainda mais!!!
E aí, tá pagando muito IR, é? Boa notícia!
Abs em toda a famíla
P.S Quanto ao livro, estamos sempre pensando...
Ja sao quatro mensagens minhas que nao chegam. Devo pedir conselhos ao Luis que tem um canal privilegiado? Tenho achado tudo muito lindo, fantasmagorico, uma entrada para Shangrila. Bjs e saudades Mm
Resposta:
Será que a Lina não consegue descobrir o que acontece???
As cavernas são tão belas, tão incríveis, que nem pensamos em fantasmas ou vampiros lá dentro. Duvido que Shangrilá seja tão impressionante...
Esta semana, aqui na Chapada dos Veadeiros, estamos com a companhia do Chico!!!
Beijos e saudades e uma ótima temporada por aí!
Hi Ro e Ana
Greetings from London... Here with our parents very much enjoying the amazing pictures you have posted. Difficult to imagine something like that exists elsewhere..
Resposta:
Oiêêêêêê
Que bom que já estão todos aí! A Emily é que deve estar adorando!
Realmente, um lugar como esse NÃO existe em nenhum outro lugar!
Espero notícias e fotos aí da Inglaterra!!!
Rodrigo, pelo trajeto que estimo, vcs irão passar no PN das Emas. É isso mesmo?
Local obrigatório.
Resposta:
O PN das Emas vai ficar para nossa próxima descida pelo Brasil, quando estivermos voltando da América do Norte, passando pelo oeste do Brasil (Rondônia e os Mato Grossos). Vc tem algum daqueles relatos profissas e detalhados, que costuma fazer de suas viagens, sobre a PN das Emas? Adoraria lê-lo...
Abs
Eu falei que vcs iam gostar!
São Mateus tem um dos maiores conjuntos de espeleotemas do planeta. Mas, é isso mesmo que vc falou. Impossível mensurar a beleza do local através de fotos. Tem que ir e ver. As flores de calcita e aragonita em São Mateus...nem no Petar.
Resposta:
Adoramos o Petar, mas temos de reconhecer (e concordar com vc!): nem no Petar.
Outra vantagem é que, no Petar, várias das mais belas atrações estão inacessíveis para nós. Na Terra Ronca está tudo lá, ao alcance de quem tiver energia para chegar lá.
É um lugar muito especial, sem igual no nosso pequeno planeta
Abs
Grande casal aventureriro !!! Que espetáculo este lugar né!! Estas cavernas são de arrepiar ... gostei muito de ver as fotos de vc´s, estive ai a mais de 10 anos .. passei 3 dias acampado na boaca da Terra Ronca .. é demais !! o Seu Ramiro é uma figura mitológica do lugar ele que nos acompanhou por mais de 9 horas a dentro da Terra Ronca ... até o são dos namorados ... SHOW .. As outras cavernas são igualmente muito bonitas mais "aconchegantes" perto da gigantesca Terra Ronca ... belas fotos das formações!! Beijos
Resposta:
Grande Gusta!!!
Acampado na boca da Terra Ronca? Que maravilha!!! O lugar é alucinate e o Ramiro, como vc mesmo disse, é mitológico!
Legal que um grande fotógrafo tenha gostado das fotos de amadores esforçados, hehehe. Qunata honra!
Estamos chegando em breve em Curitiba e queremos muito revê-los. Não sumam!
Beijos e abraços para vc, a Paula e a princesa Pietra
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet