0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
1000dias na paradisíaca Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Alguns quilômetros ao norte das praias de Garopaba está um outro tesouro do litoral catarinense: a Guarda do Embaú ou, simplesmente, Praia da Guarda. Sua fama e popularidade veio um pouco mais tarde que a Praia da Ferrugem ou do Rosa, outra descoberta de mochileiros que esquadrinhavam o litoral brasileiro nas décadas de 70 e 80. Para a minha vida estudantil, a notícia chegou um pouco tarde demais, mas como a vida não acaba depois que terminamos a faculdade, eu vim para cá um pouco mais velho mesmo. Mesmo já esperando algo muito lindo, confesso que me surpreendi na época. Era muito melhor do que haviam dito!
Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Mais um maravilhoso amanhecer na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Pois bem, desde que começamos nossos 1000dias, a Guarda estava no nosso roteiro. Só tivemos de ter um pouco de paciência para chegar até aqui, quase 4 anos. Nós a encontramos, ou “reencontramos”, em plena forma, o delicioso rio da Madre ainda correndo entre a cidade e a praia, o Morro do Urubu lançando sua sombra sobre os telhados pela manhã, os barqueiros ganhando seu ganha-pão levando turistas de um lado ao outro do rio que mais parece uma lagoa.
Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
O fantástico cenário da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Há décadas que a Guarda atrai surfistas e amantes da natureza. Esse seria o seu “público normal”. Mas no início da década de 90, a entrevista e fama de um conhecido ator e modelo frequentador (e morador!) trouxeram os holofotes nacionais para esse pequeno paraíso. De repente, o público passou a ser bem maior. Infelizmente, muita gente que não combinava com o espírito do lugar. A Guarda passou a ser o destino de gente “barulhenta” e houve quem tentasse estimular por aqui um turismo de massa. Imagina só a tristeza dos antigos frequentadores...
A praia da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
A praia da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Dia ensolarado na praia da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Felizmente, parece que nos últimos tempos essa tendência vem se revertendo. A Guarda volta a ficar mais parecida com o que era duas décadas atrás. Pousadas charmosas, bons restaurantes, uma quantidade e qualidade de turistas que combina mais com o que o ambiente possa suportar.
Canoas ancoradas na lagoa da Guarda, na Guarda do Embaú,litoral sul de Santa Catarina
Visual da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Felizmente, eu só conheci a praia antes e depois, e não durante essa fase mais negra. A história nos foi dita por um dos amigos que fizemos por aqui, morador e frequentador da Guarda já há muito tempo. Assim, para mim, continua o paraíso que sempre foi. Tão linda que acabamos por ficar um dia a mais que imaginávamos. Impossível partir cedo daqui num dia ensolarado, principalmente se temos a chance de ficar. Foi o que aconteceu. Chegamos no final da tarde do dia 11, pegamos um dia 12 meio nublado e um dia 13 completamente chuvoso. Aí, o dia 14 amanheceu com céu azul. Demos aquela tapeada em São Pedro, jogamos nossos planos pela janela e ficamos aqui até o final do dia. Foi maravilhoso!
Mais um maravilhoso amanhecer na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Mais um maravilhoso amanhecer na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Para quem ainda não conhece a Guarda, o que a torna especial é a geografia do lugar. O rio da Madre vem correndo quase que paralelo à praia e sua boca é no pé do Morro do Urubu. Aqui nessa ponta de praia, a faixa de areia é bem estreita, espremida entre o rio e o mar. A vila fica do lado de lá do rio, o seu centrinho a um quarteirão da água. Para ir até a praia, tem de atravessar o rio, ritual que é a marca registrada da Guarda do Embaú.
Mapa da região da Guarda do Embaú e da Praia da Pinheira, no litoral sul de Santa Catarina (mapa da internet)
Os populares barqueiros da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
A lagoa e o morro da Guarda na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Vários barqueiros com suas canoas estão sempre a disposição, prontos para ganhar uns poucos reais para atravessar os turistas ou moradores. O rio é bem largo, suas águas formando uma espécie de remanso nessa área. Por isso, até se parece com uma lagoa. Devem ser uns 100 metros, dependendo do horário da maré. Ele é quase o tempo todo raso, a profundidade variando entre a altura dos joelhos e da coxa. Mas sempre tem um trecho mais fundo, onde a água corre com mais força. Aí a profundidade chega no pescoço ou, na maré cheia, podemos perder o pé. Por isso, para quem não sabe nadar ou é afobado, o melhor e mais seguro é mesmo atravessar com as canoas.
A Ana atravessa a lagoa em direção à praia na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Com todo o cuidado, a Ana caminha na parte mais profunda da lagoa na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
A Ana quase perde o pé na travessia da lagoa na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Já para quem gosta de água, não tem rotina melhor do que ir para lá e para cá caminhando e nadando mesmo. Ou na sua própria prancha, para quem tem. A temperatura é muito agradável, sempre um pouco mais quente que o mar ali do lado. Muita gente que está na praia prefere mergulhar na água doce que na salgada. O mar é bom de ondas e por isso sempre atraiu surfistas. Já o rio, com o devido cuidado com a correnteza, é bem mais tranquilo. Aliás, uma coisa deliciosa de se fazer, de novo, para quem sabe nadar, é se jogar na correnteza e deixar o rio te levar até o mar.
Um banhista solitário atravessa a lagoa da Guarda, na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Placa de sinalização na lagoa da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Salva-vida em seu veículo de trabalho na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Nós passamos o dia 12 fazendo essa brincadeira, do rio para o mar, do mar para a praia, da praia para o rio. Depois, uma caipirinha à beira d´água, pois ninguém é de ferro. E depois, para queimar as calorias e o álcool, uma sessão de standup paddle (vou falar disso no próximo post), o esporte da moda no Brasil e no mundo. De noite, nos refestelamos em um dos restaurantes do centrinho. A Guarda está vazia, ainda plena quarta-feira de uma semana pós-carnaval.
Atravessando a lagoa na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Atravessando a lagoa na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Já ontem, o dia amanheceu bem chuvoso. Ficamos esperar ele melhorar um pouco, mas estava difícil. Então, resolvemos nos separar. A Ana ficou na pousada mesmo, esperando a chuva dar um respiro para ela poder caminhar um pouco, ar até o rio ou à praia do outro lado. Já eu, resolvi ignorar a chuva e fazer a belíssima trilha até a Praia da Pinheira, alguns quilômetros na direção norte.
Atravessando a lagoa na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Canoas na sempre tranquila lagoa da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Com a chuva, levei apenas a Golpro para registrar o caminho. Normalmente, a trilha já é pouco movimentada, mas em um dia como este, não havia viv´alma no caminho. Bem do jeito que eu gosto, hehehe!
Mapa da trilha entre a Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira, no litoral sul de Santa Catarina (mapa da internet)
Uma das praias em dia de muita chuva na trilha entre a Guarda do Embaú e a praia da Pinheira, litoral sul de Santa Catarina
O caminho passa por praias desertas, pastos, campos, costões, vales e até florestas (dependendo do caminho que se tome!). Nada de ir descalço, pois seria um sofrimento. A vista é sempre linda, algumas vezes com o mar do nosso lado, outras quando ele até some de vista. A trilha não é bem marcada, mas bastante intuitiva. Há sim pontos onde se pode errar, mas mesmo assim, indo pelo caminho errado, você vai chegar em algum lugar interessante, hehehe.
Selfie em dia de muita chuva na trilha entre a Guarda do Embaú e a praia da Pinheira, litoral sul de Santa Catarina
Dia de muita chuva na trilha entre a Guarda do Embaú e a praia da Pinheira, litoral sul de Santa Catarina
Para pegar o início da trilha, vamos até o final da praia, do lado de lá do rio. Ou seja, cruzamos ele duas vezes, primeiro para ir da cidade até a praia e depois, cruzamos a boca dele novamente, para chegar à pequena península. Aí, uma trilha bem marcada nos leva até o alto do moro onde temos uma bela vista para os dois lados e depois, descemos do lado de lá, em uma praia cheia de pedras. Quando a praia se abre, chegamos à prainha, com ótimas ondas para o surf.
Dia de muita chuva na trilha entre a Guarda do Embaú e a praia da Pinheira, litoral sul de Santa Catarina
Em dia de muita chuva, encontro com uma praia minúscula na trilha entre a Guarda do Embaú e a praia da Pinheira, litoral sul de Santa Catarina
No final dela, depois de um trecho de costão, a trilha se afasta do mar e chegamos um um lugar com o nome mágico de “Vale da Utopia”. É uma área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, livre da urbanização e desenvolvimento. Ainda bem, pois é lindo do jeito que está! Um colírio para os poucos olhos que tiveram a sorte de chegar até lá. No final do vale, já na costa novamente, uma praia diminuta, com poucas dezenas de metros. Uma visão pitoresca! É a Praia do Maço.
Selfie em dia de muita chuva na trilha entre a Guarda do Embaú e a praia da Pinheira, litoral sul de Santa Catarina
Em dia de muita chuva, mais uma praia na trilha entre a Guarda do Embaú e a praia da Pinheira, litoral sul de Santa Catarina
Agora, já estamos no final. É só subir e descer o morro novamente) o mais alto da trilha) para chegarmos à Praia de Cima e á Praia de Baixo, o início da Pinheira, A urbanização não vai te deixar dúvidas: voltamos à civilização. Daí, é possível voltar pela estrada que passa por trás do morro ou pela trilha mesmo, entre o morro e o mar. É claro que eu preferi a trilha novamente! Pena que estava tão difícil de fotografar, pois, mesmo com chuva, o visual estava maravilhoso. Aqui está um link para um post de alguém que fez a mesma trilha, mas no sentido inverso. O céu estava azul e as fotos são muito mais legais que as minhas!
No alto do morro da Guarda, admirado com a beleza da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
No alto do morro da Guarda, admirado com a beleza da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
A barra da lagoa na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Voltai para a Guarda e reencontrei a Ana, bem mais sequinha do que eu, que estava encharcado. Nada que um bom jantar com vinho não possa recuperar! Esse teria sido nosso dia de despedida da Guarda.
A Ana no alto do morro da Guarda, dia ensolarado na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
A Ana no alto do morro da Guarda, dia ensolarado na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Praia da Pinheira vista do alto do morro da Guarda, na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Teria! Mas não foi. O dia amanheceu absolutamente maravilhoso hoje. Nós entendemos o recado e esticamos nossa estadia. O dia começou bem cedo, a gente querendo aproveitar cada minuto, cada segundo. Ao invés de cruzarmos o rio, fomos até a base do Morro do Urubu, com começa uma trilha para chegar até o cume. Quinze minutos de sadia caminhada e chegamos até o mirante. Cenário absolutamente deslumbrante, vista para toda a Praia da Guarda, com o desenho perfeito do rio da Madre, das canoas e das casinhas na sua orla. Para o outro lado, a Praia da Pinheira, uma meia lua perfeita. Um pouco adiante, a Ilha de Santa Catarina, onde está Florianópolis, nosso próximo destino.
Praia da Pinheira vista do alto do morro da Guarda, na Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Dia ensolarado na praia da Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Ali ficamos uma meia hora, nos extasiando. Com aquela vista, não foi difícil mudarmos nossos planos. Viajaríamos no final do dia. Tomada a decisão, foi só descer o morro, avisarmos combinarmos na pousada que guardassem nossas coisas e nos permitissem um banho tardio, e voltarmos para o rio, para a praia e para o mar. Agora sim, tínhamos o cenário perfeito para muitas horas de standup paddle. Sinceramente, a Guarda do Embaú continua linda e especial como sempre!
1000dias na paradisíaca Guarda do Embaú, litoral sul de Santa Catarina
Que lindo!!!, numa viagem ao Uruguai demos uma "passarinha" não deu para ver quase nada. Lembra a Puruba, de Ubatuba. Abracos
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet