0 Pela Praça e Praias de Palmas - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Pela Praça e Praias de Palmas - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Pela Praça e Praias de Palmas

Brasil, Tocantins, Palmas

Passeando na Praça dos Girassóis, em Palmas - TO

Passeando na Praça dos Girassóis, em Palmas - TO


Depois da noitada de ontem, o dia começou devagar. Levantamos em tempo de nos esbaldar no café da manhã do hotel, mas voltamos para a cama depois. Quando levantamos em definitivo, já era mais de uma da tarde! Acho que batemos o recorde da viagem até agora, hehehe!

Palácio Araguaia, sede do governo de Tocantins, em Palmas - TO

Palácio Araguaia, sede do governo de Tocantins, em Palmas - TO


Aí, combinamos com o Marco de fazer uma rodada pelas praias de Palmas, ainda nesta tarde. Mas, antes disso, formos passear na Praça dos Girassóis, quase do lado do nosso hotel. É nela que estão as sedes dos poderes estaduais e muitas secretarias e autarquias. Mas, o que mais chama a atenção na praça é, sem dúvida, seu tamanho! Também, ela simplesmente é a maior praça das américas! Quiçá do mundo, embora as Praças Vermelha (em Moscou) e da Paz Celestial (em Pequim) também sejam sérios concorrentes à este posto.

Maquete da maior praça das américas, a Praça dos Girassóis, em Palmas - TO

Maquete da maior praça das américas, a Praça dos Girassóis, em Palmas - TO


Palmas é uma cidade que cresce rapidamente. Está fazendo 22 anos, praticamente a mesma idade do estado de que é capital, que foi criado pela constituinte de 88. Em 90, tinha uma população de 25 mil habitantes; quando estive aqui, em 2000, já tinha 130 mil; e hoje, é algo como 250 mil habitantes. Para quem chega na cidade, impossível não lembrar de Brasília: as mesmas super avenidas, a mesma divisão em setores e quadras, os mesmos espaços vazios. Não é à tôa, as duas cidades foram planejadas e construídas praticamente do zero. Deste modo, assim como sua "irmã mais velha", não é uma cidade para se andar à pé, já que tudo é longe e o calor impera o ano inteiro. Mas, tendo carro, o trânsito ainda é tranquilo e o deslocamento fica fácil. Construída ao lado do rio Tocantins, que neste ponto está represado formando um grande lago, é no rio que estão as mais próximas opções de lazer, com suas praias fluviais. E assim, planejamos nosso dia na cidade: praça e praias, sempre de carro. Com ar condicionado, claro!

Admirando mural dentro do Palácio Araguaia, em Palmas - TO

Admirando mural dentro do Palácio Araguaia, em Palmas - TO


Quer dizer, na praça, nossa vizinha, fomos à pé mesmo (embora tenha dado uma dúvida, hehehe). Realmente, é gigantesca, cheia de grandes espaços vazios. Na sua única elevação fica o Palácio Araguaia, sede do governo. De lá se pode ver as montanhas, de um lado, e o Tocantins, do outro. Tiramos fotos, admiramos os belos murais dentro do palácio, estudamos a maquete da praça gigante. Depois, era hora das praias!

Praia do Caju, em Palmas - TO

Praia do Caju, em Palmas - TO


Já junto com o Marco, Carol e filhos, fomos à mais distante Praia do Caju, que é também a mais popular. Barracas apinhadas, campeonato de forró (os ganhadores seriam premiados com uma caixa de Nova Skin) e o rio ali do lado, cheio de gente também, mesmo sem a proteção das redes. Pois é, redes são colocadas nas outras praias para proteger os banhistas de ataques de piranhas, que segundo nos contaram, são bem comuns por aqui. Pelo menos hoje, não houve ataques. Nós, ainda com a memória da paradisíaca e deserta Prainha do Rio Novo fresca na cabeça, prefirimos ficar só observando. Mas o Marco e seu filhinho Arthur passaram um bom tempo dentro d'água.

O Marco e o Arthur se refrescando no rio Tocantins, na Praia do Caju, em Palmas - TO

O Marco e o Arthur se refrescando no rio Tocantins, na Praia do Caju, em Palmas - TO


Ana e Carol de bate-papo em barraca da Praia do Caju, em Palmas - TO

Ana e Carol de bate-papo em barraca da Praia do Caju, em Palmas - TO


Um pouco antes do pôr-do-sol corremos (de carro!) para a praia do Prata, já um pouco mais chique e organizada que a Caju, e com rede de proteção. Chegamos bem em tempo para a Ana tirar belas fotos do céu avermelhado, tão característico do cerrado.

Campeonato de forró na Praia do Caju, em Palmas - TO

Campeonato de forró na Praia do Caju, em Palmas - TO


Já no início da noite, fomos à mais central Praia da Graciosa, com uma orla charmosa com vários restaurantes. Bem ao lado da Ponte Fernando henrique, de 8 quilômetros, que cruza toda a represa em direção à cidade de Paraíso.

Pôr-do-sol na Praia do Prata, em Palmas - TO

Pôr-do-sol na Praia do Prata, em Palmas - TO


Foi um dia bem tranquilo, de explorações da mais nova capital brasileira e de suas diversas classes sociais. A grande maioria dos moradores, à exemplo do Marco, são forasteiros que vieram tentar a sorte nesta cidade cheia de novas oportunidades. É um lugar em que quase se pode sentir o cheiro de dinheiro no ar mas que, ao mesmo tempo, preserva um ar de simplicidade e segurança de cidade do interior. Até quando essa combinação interessante vai se manter, essa é a questão. Não só a questão, é o verdadeiro charme de Palmas!

Praia da Graciosa, em Palmas - TO

Praia da Graciosa, em Palmas - TO

Brasil, Tocantins, Palmas, Praia do Caju, Praça dos Girassóis

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Garotos se divertem pulando da ponte em em Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO

Na Cidade dos Saltos

Post seguinte Tomando banho na Cachoeira do Escorrega-Macaco, em Taquaruçu - TO

Tem Água Fria no Tocantins!

Blog da Ana Pôr-do-sol na Praia do Prata, com rede protetora contra piranhas! (em Palmas - TO)

Praias de Palmas

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 26/04/2013 | 19:33 por gepaula

    eu já foi na praia do caju e muito legal sou de darcinopolins e minha irma mora ai

    Resposta:
    Oi Gepaula

    Muito gostosos mesmo, a praia do caju. Sorte da sua irmã!!!

    Um abraço

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet