0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Garotos se divertem pulando da ponte em em Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO
Nosso objetivo final do dia de hoje era chegar na capital de Tocantins, a cidade de Palmas, onde um amigo nosso de Curitiba, recém mudado para lá, comemorava aniversário. Foi no antigo restauranre do Marco Aurélio, lá em Curitiba, que fizemos nossa festa de despedida de amigos e famÃlia, dois dias antes do inÃcio da nossa viagem. Que bela coincidência, reencontrá-lo aqui em Palmas, justo no seu aniversário!
Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO
Mas, antes de Palmas, passamos na cidade de Ponte Alta de Tocantins, cidade que se intitula o "Portal do Jalapão". É até lá que o asfalto chega, vindo de Palmas. De Ponte Alta até Mateiros, são longos 170 km de estrada encascalhada, cortando todo o cerrado da região em longuÃssimas retas de se perder de vista. No caminho, através de estradas secundárias, pode se visitar algumas cachoeiras menos famosas, além de atrações bem conhecidas, como a Cachoeira da Velha e as dunas, que foi de onde viemos hoje, em sentido contrário.
Garotos se divertem pulando da ponte (um deles está dando um mortal!) em em Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO
A principal atração turÃstica da cidade é exatamente o que lhe deu o nome, a ponte alta sobre o rio, de onde garotos locais se divertem pulando e fazendo acrobacias. Pode-se pular da própria ponte, de uma altura próxima de 10 metros, ou de uma plataforma que fica no alto de uma pequena torre sobre a ponte, com altura aproximada de 15 metros. Eu e a Ana paramos para almoçar num restaurante ao lado do rio e assistimos de camarote o show dos garotos, que pulavam de ponta e davam até saltos mortais lá de cima, em incrÃvel demonstração de habilidade.
Pulando da ponte em Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO
Vendo todos aqueles saltos, a minha coceira foi aumentando, aumentando. Além disso, o calorzão tÃpico de Tocantins era um estÃmulo. Não me aguentei e decidi saltar também, de bermudas e chinelos, para proteger meus pés. Primeiro, um salto do alto da própria ponte, para ir esquentando... Uma delÃcia!
Pulando do corrimão da ponte em Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO
Em seguida, um salto um pouco mais alto, de cima do corrimão da ponte. Foi aà que resolvi colocar os chinelos, para evitar o tapa na água. Estimulado pelos meninos locais, nem tive muito tempo para pensar. Foi subir e pular.
Escalando a torre da ponte em Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO
Agora, do mais alto de todos! O problema é chegar lá encima. Temos quase que escalar uma estreita prancha de madeira apodrecida pelo tempo. O maior problema é quando os carros atravessam a ponte e toda a estrutura treme. Agarrado à prancha com firmeza, só ficava ouvindo as provocações dos moleques de 8 anos de idade, dizendo que subiam aquilo correndo, com o pé nas costas, hehehe.
Tentando chegar à plataforma da torre da ponte em Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO
Lá no alto, não tem volta! Descer pela prancha podre é ainda mais ariscado. E aguentar a gozação da platéia, então, nem pensar! Fazia muito tempo que eu não saltava desta altura, mas o rio lá embaixo era muito convidativo. Com a Ana à postos para fotografar, joguei-me no vazio. O legal de se pular dessa altura é que, durante a queda, dá tempo de pensar! A gente vê o rio se aproximando velozmente e se prepara para o choque, racionalmente. Muito legal!
Saltando do alto da torre da ponte em Ponte Alta do Tocantins, entrada do Jalapão - TO
Bom, depois dessa aventura que me fez voltar a ser adolescente, rumamos para Palmas. Ficamos num hotel no centro, o Eduardo's Palace, ao lado da Praça dos Girassóis, a maior das Américas! Do alto do hotel, uma bela vista da cidade, das montanhas de um lado e do rio do outro. Depois do hotel, fomos diretamente para a casa do Marco. Na verdade, ele veio nos buscar de moto, para nos guiar até sua casa. Lá, ele e a esposa, Carol, além dos filhos Leo e Arthur nos receberam muitÃssimo bem, com direiro à banquete (o Marco é cozinheiro de mão cheia!), whisky e vinho de primeira qualidade. A comemoração seguiu até quase à s três da manhã, muita conversa para ser colocada em dia. Amanhã, nosso dia vai começar tarde...
Comemoração do aniversário do Marco Aurélio em sua casa, em Palmas - TO
Gostaria de parabenizar pelo seu site, muito bonito suas fotos! E esses lugares também colaboram! rs
Fiiquei surpresa ao ver essa antiga publicação!
Amo essa pequena cidade de Ponte Alta, minha cidadezinha! E esse texto valorizando-a, muito obrigada! Fico muito feliz em ver pessoas falando bem dessa humilde cidade. =)
Resposta:
Oi Lorrany
Legal que tenha gostado! Nós temos ótimas recordações da sua "humilde cidade"! Foi uma delÃcia ter passado por lá!
Abs
Uao! as fotos da Ponte do rio Ponte Alta ficaram muito boas, lindassssssssss.
Estamos esperando para vc conhcer e fotografa os lugares que falta ok.
www.jalapao-pousadaplanalto.com.br
Resposta:
Oi Dona Lazara
Pois é, tivemos momentos mágicos aà em Ponte Alta!
Ainda voltaremos aà para conhecer todas as outras atrações da cidade. O Jalapão sempre terá coisas novas para ser exploradas!
Abs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet