0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Santo Antônio visto do Pelourinho, em Salvador - BA
Salvador foi a primeira capital do Brasil, do séc XVI ao séc XVIII. Teve de resistir à ataques de Ãndios hostis, foi conquistada pelos holandeses que, anos mais tarde, aqui mesmo assinaram sua capitulação, foi inundada por escravos durante séculos, tornando-se a grande cidade mais negra do paÃs. A baÃa de Todos os Santos, onde está localizada, foi durante séculos a baÃa mais movimentada de todo o hemisfério sul do planeta. Mercadorias, principalmente o tabaco e o açúcar, cruzavam a então região mais rica do paÃs, o recôncavo baiano, em direção a Salvador, a segunda maior cidade o império português, logo após Lisboa.
Fundação Jorge Amado, no Pelourinho, em Salvador - BA
Foi só na época da mineração que o principal eixo econômico do paÃs foi deslocado mais para o sul e a capital acabou sendo transferida para o Rio. Mesmo assim, quando D. João mudou-se para cá, chegou a pensar em se instalar em Salvador. E no processo de independência, foi aqui o único lugar em que os portugueses tentaram resistir à separação. Uma guerra se seguiu e a Bahia é o único estado brasleiro onde a independência tem outra data para ser comemorada, quando os portugueses finalmente se renderam.
Igreja em Salvador - BA
Tanta história assim, um perÃodo com tantas riquezas e o caldeirão cultural que aqui se formou só poderiam resultar numa cidade fascinante para ser explorada e descoberta. A quantidade de igrejas, palácios e outros prédios históricos impressiona, assim como a riqueza na decoração das igrejas. O casario antigo do centro histórico, principalmente na área do Pelourinho e do Santo Antônio, muita coisa recentemente restaurada, é lindo!
O Farol da Barra, em Salvador - BA
Eu e a Ana estamos instalados na casa de Mônica, a quem a Ana chama de "minha mãe baiana", apesar dela ser carioca (está radicada por aqui há 25 anos!). Estamos do outro lado da penÃnsula onde se encontra a Salvador histórica, que é virada para a baÃa de Todos os Santos. Nós estamos virados para a costa atlântica, perto de um trecho conhecido como Boca do Rio. Para ir ao centro, podemos ir por dentro, cortando o caminho, ou pela rota muito mais longa, porém bem mais bonita, pela orla, dando a volta na penÃnsula. Foi o que fizemos. No caminho, fomos passando por bairros com nomes famosos, que moram em algum lugar do nosso inconsciente, mesmo que nunca tenhamos estado lá. Acho que é o bombardeio de informações que recebemos pela televisão, na época do carnaval. Jardim de Alá, Pituba, Amaralina, Rio Vermelho, Ondina e fnalmente, o Farol da Barra, onde paramos para fotos.
Sobrado em Santo Antônio antes da restauração, em Salvador - BA
Sobrado em Santo Antônio após a restauração, em Salvador - BA
De lá seguimos para o Forte da Capoeira, no alto do Santo Antônio, bairro ao lado do Pelourinho. Lugar bem mais tranquilo, deixamos a Fiona por lá e viemos descendo a rua Direita em direção à escadaria do Carmo e ladeira do Pelourinho. No caminho, mais de uma dezena de pousadas super charmosas, todas em sobrados restaurados da região e com vista para a baÃa. O bairro é uma mistura dessas pousadas com outros sobrados em estado depauperado (à espera de restauração...) com casas de moradores. Ainda cruzamos com várias velhinhas que, de suas janelas, observam o movimeto das ruas e do mundo. Tudo isso faz o bairro ainda mais charmoso.
A famosa Escadaria do Carmo, do filme "O Pagador de Promessas", em Salvador - BA
Na descida da escadaria do Carmo, chegamos ao ponto imortalizado pelo filme "Pagador de Promessas", ganhador da Palma de Ouro, em Cannes. A igreja no alto da escadaria, eternamente fechada para restauração, é a que mais nos impressionou na cidade, junto com outra da Ordem Terceira de São Francisco, já na área do Pelourinho.
A casa do clipe de Michael Jackson no Pelourinho, em Salvador - BA
Por falar no "Pelô", continua movimentado como sempre embora não tão bem conservado como estava da última vez que aqui estive, há dez anos. Lá passeamos por suas várias igrejas, largos e palácios. Até na casa em que Michael Jackson gravou seu clipe. Aliás, é emocionante ver o clipe, a ladeira tomada pelo Olodum e seu som contagiante. Michael Jackson bem branquinho, da mesma cor da Ana nas fotos que lá tiramos.
Entrando no Elevador Lacerda, em Salvador - BA
O Elevador Lacerda em Salvador - BA
Descemos o Elevador Lacerda, programa obrigatório para turistas, e fomos visitar o Mercado Modelo, na Cidade Baixa. Ao custo de 15 centavos, nem é preciso subir de volta pelas escadas, né? Então, voltamos à Cidade Alta pelo elevador que está para fazer 150 anos e voltamos ao Forte da Capoeira para assistir a um magnÃfico pôr-do-sol sobre a baÃa de Todos os Santos.
Admirando o pôr-do-sol em Salvador - BA
Pôr-do-sol visto do Forte da Capoeira, em Salvador - BA
Na volta para casa, também pela orla, sentimos na pele um dos problemas que os soteropolitanos mais reclamam atualmente: o trânsito. Bom, pelo menos, foi um congestionamento com vista para o mar...
O Farol da Barra, em Salvador - BA
na boa, o casarão em Santo Antonio da primeira foto não é o mesmo da segunda foto
Resposta:
Oi Lucas
Claro que não são! Se ficou a impressão que eu quis dizer que eram a mesma casa, falha minha! O que eu quis mostrar foi uma casa restaurada e outra, bem próxima e em estilo parecido, que não foi. Uma bela diferença!
Abs
Meus filhos-Consegui pôr em dia asleituras por moti
vo já.conhecido.Seu post sobre Salvador foi uma be
la aula de História que pude conferir,tendo lido ha
pouco"Defeito de cor"que é tudo sobre Salvador.
As fotos também estāo ótimas.Sabe que eu nunca
Fui muito entusiasta desta cidade.Talvez tenha falta-
do um guia tão experimentado como você.(não conte
ao Joca isso) Saudades e bjs. Mama
Resposta:
Quanto mais passeio em Salvador, mais admiro a cidade e sua cultura. Tem muita coisa para se ver, fazer e aprender por aqui...
Quem sabe um dia possamos juntos descobrir mais coisas por aqui?
Beijos e saudades, minhas e da Ana
Nooossaaaaa Maravilhosas as fotos de Salvador.
Parabéns,tudo que estão fazendo é fantástico.
Deus os abençoe.
Bjs
Resposta:
Fantástico são os lugares que estamos passando!
Salvador é um mundo à parte!
Bjs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet