0 Passeando em Salvador - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passeando em Salvador

Brasil, Bahia, Salvador

Santo Antônio visto do Pelourinho, em Salvador - BA

Salvador foi a primeira capital do Brasil, do séc XVI ao séc XVIII. Teve de resistir à ataques de índios hostis, foi conquistada pelos holandeses que, anos mais tarde, aqui mesmo assinaram sua capitulação, foi inundada por escravos durante séculos, tornando-se a grande cidade mais negra do país. A baía de Todos os Santos, onde está localizada, foi durante séculos a baía mais movimentada de todo o hemisfério sul do planeta. Mercadorias, principalmente o tabaco e o açúcar, cruzavam a então região mais rica do país, o recôncavo baiano, em direção a Salvador, a segunda maior cidade o império português, logo após Lisboa.

Fundação Jorge Amado, no Pelourinho, em Salvador - BA

Foi só na época da mineração que o principal eixo econômico do país foi deslocado mais para o sul e a capital acabou sendo transferida para o Rio. Mesmo assim, quando D. João mudou-se para cá, chegou a pensar em se instalar em Salvador. E no processo de independência, foi aqui o único lugar em que os portugueses tentaram resistir à separação. Uma guerra se seguiu e a Bahia é o único estado brasleiro onde a independência tem outra data para ser comemorada, quando os portugueses finalmente se renderam.

Igreja em Salvador - BA

Tanta história assim, um período com tantas riquezas e o caldeirão cultural que aqui se formou só poderiam resultar numa cidade fascinante para ser explorada e descoberta. A quantidade de igrejas, palácios e outros prédios históricos impressiona, assim como a riqueza na decoração das igrejas. O casario antigo do centro histórico, principalmente na área do Pelourinho e do Santo Antônio, muita coisa recentemente restaurada, é lindo!

O Farol da Barra, em Salvador - BA

Eu e a Ana estamos instalados na casa de Mônica, a quem a Ana chama de "minha mãe baiana", apesar dela ser carioca (está radicada por aqui há 25 anos!). Estamos do outro lado da península onde se encontra a Salvador histórica, que é virada para a baía de Todos os Santos. Nós estamos virados para a costa atlântica, perto de um trecho conhecido como Boca do Rio. Para ir ao centro, podemos ir por dentro, cortando o caminho, ou pela rota muito mais longa, porém bem mais bonita, pela orla, dando a volta na península. Foi o que fizemos. No caminho, fomos passando por bairros com nomes famosos, que moram em algum lugar do nosso inconsciente, mesmo que nunca tenhamos estado lá. Acho que é o bombardeio de informações que recebemos pela televisão, na época do carnaval. Jardim de Alá, Pituba, Amaralina, Rio Vermelho, Ondina e fnalmente, o Farol da Barra, onde paramos para fotos.

Sobrado em Santo Antônio antes da restauração, em Salvador - BA

Sobrado em Santo Antônio após a restauração, em Salvador - BA

De lá seguimos para o Forte da Capoeira, no alto do Santo Antônio, bairro ao lado do Pelourinho. Lugar bem mais tranquilo, deixamos a Fiona por lá e viemos descendo a rua Direita em direção à escadaria do Carmo e ladeira do Pelourinho. No caminho, mais de uma dezena de pousadas super charmosas, todas em sobrados restaurados da região e com vista para a baía. O bairro é uma mistura dessas pousadas com outros sobrados em estado depauperado (à espera de restauração...) com casas de moradores. Ainda cruzamos com várias velhinhas que, de suas janelas, observam o movimeto das ruas e do mundo. Tudo isso faz o bairro ainda mais charmoso.

A famosa Escadaria do Carmo, do filme 'O Pagador de Promessas', em Salvador - BA

A famosa Escadaria do Carmo, do filme "O Pagador de Promessas", em Salvador - BA

Na descida da escadaria do Carmo, chegamos ao ponto imortalizado pelo filme "Pagador de Promessas", ganhador da Palma de Ouro, em Cannes. A igreja no alto da escadaria, eternamente fechada para restauração, é a que mais nos impressionou na cidade, junto com outra da Ordem Terceira de São Francisco, já na área do Pelourinho.

A casa do clipe de Michael Jackson no Pelourinho, em Salvador - BA

Por falar no "Pelô", continua movimentado como sempre embora não tão bem conservado como estava da última vez que aqui estive, há dez anos. Lá passeamos por suas várias igrejas, largos e palácios. Até na casa em que Michael Jackson gravou seu clipe. Aliás, é emocionante ver o clipe, a ladeira tomada pelo Olodum e seu som contagiante. Michael Jackson bem branquinho, da mesma cor da Ana nas fotos que lá tiramos.

Entrando no Elevador Lacerda, em Salvador - BA

O Elevador Lacerda em Salvador - BA

Descemos o Elevador Lacerda, programa obrigatório para turistas, e fomos visitar o Mercado Modelo, na Cidade Baixa. Ao custo de 15 centavos, nem é preciso subir de volta pelas escadas, né? Então, voltamos à Cidade Alta pelo elevador que está para fazer 150 anos e voltamos ao Forte da Capoeira para assistir a um magnífico pôr-do-sol sobre a baía de Todos os Santos.

Admirando o pôr-do-sol em Salvador - BA

Pôr-do-sol visto do Forte da Capoeira, em Salvador - BA

Na volta para casa, também pela orla, sentimos na pele um dos problemas que os soteropolitanos mais reclamam atualmente: o trânsito. Bom, pelo menos, foi um congestionamento com vista para o mar...

O Farol da Barra, em Salvador - BA

Brasil, Bahia, Salvador, Santo Antônio, Pelourinho, Farol da Barra, Elevador Lacerda