0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Observando torre no shopping de Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru
Hoje tivemos mais tempo para passear por Miraflores. Esse bairro de classe média alta em Lima, cheio de hotéis e restaurantes, nos agradou muito e seria aqui que, se tivéssemos tempo e planos para isso, gostarÃamos de passar um mês estudando espanhol. Nos intervalos das aulas, terÃamos tempo para explorar bares e restaurantes, lojas e ateliês, esquinas e ruas charmosas que compõem esse bairro de Lima.
Deliciosa casa de sucos e sanduÃches em Miraflores, em Lima - Peru
Se fizéssemos isso, não seria nessa época do ano, claro. Agora, o sol não aparece nunca, dias eternamente nublados, a umidade do PacÃfico presa na planÃcie litorânea, eterna garôa bem fina que faz os dias nublados de São paulo parecerem o sol do meio dia.
Deliciosa casa de sucos e sanduÃches em Miraflores, em Lima - Peru
Nosso dia começou com uma caminhada até a Huaca Pucllana, ruÃnas da antiga civilização Lima. No Peru, os antigos povos e civilizações não deixaram linguagem escrita e, portanto, seus nomes originais foram perdidos. Assim, quando são (re)descobertos, ganham o nome da região ou cidade atual onde antes viviam. É o caso da civilização "Lima", cujo principal templo está em Miraflores, uma enorme pirâmide cujas ruÃnas ainda vem sendo escavadas e que ainda promete muito trabalho para os arqueólogos pelos próximos 30 anos.
As ruÃnas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
No Peru, novas descobertas arqueológicas acontecem todos os dias. Basta uma nova obra de estrada, usina hidroelética ou grande avenida e logo aparecem antigas cerâmicas, caminhos antigos, um enorme pirâmide. Vinte e um anos atrás, quando aqui estive, arqueologicamente falando, este era um outro paÃs. O mesmo poderá dizer, certamente, alguém que visite o Peru daqui a cinco-dez anos. A Huaca Pucllana, por exemplo, nem era aberta aos turistas em 1990. E, para quem veio ano passado, deixou de ver todo um nÃvel que nós pudemos ver dessa vez, recentemente escavado. IncrÃvel essa dinamicidade numa ciência que estuda, basicamente, coisas do passado. É como se o passado "evoluÃsse", mudasse, fosse outro.
As ruÃnas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
A grande construção de tijolos de adobe é à prova de terremotos, dada a sua maleabilidade lateral e longitudinal. Tecnologia aprendida na marra! SacrifÃcios humanos, embora raros, também ocorriam por aqui, como em quase todas as civilizações pré-hispânicas. Mas aqui eram só de mulheres, para incômodo da Ana, hehehe. Isso porque o Deus desse povo era mulher, a mãe-natureza. Apenas outras mulheres a apaziguariam, geralmente nas grandes secas ou cheias que ocorrem a cada 20-30 anos devido a fenòmenos como o El-Nino.
Representação de como seria a vida na Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
O guia, mais uma vez, foi um show à parte. É incrÃvel como eles aqui são profissionais, bem informados, atenciosos e curiosos. Sentimos o mesmo na BoÃvia. Temos muito a aprender com eles, não só nós, turistas, mas também todo o nosso setor turÃstico, desde os guias até as escolas de formação turÃstica do Brasil.
A Praça do Amor, em frente ao mar, em Lima - Peru
De lá seguimos nossa caminhada, atravessando Miraflores em direção ao mar. Chegamos à famosa Praça do Amor, onde uma estátua não nos deixa esquecer aonde estamos. Do alto do penhasco, o poderoso Oceano PacÃfico está à nossa frente. Embaixo, surfistas corajosos enfrentam o dia ( e o trimestre) nublado e a água fria para praticar seu esporte preferido. À nossa esquerda está o famoso shopping Larcomar.
Surfistas enfrentam o mar gelado e o dia nublado em Lima - Peru
Para lá caminhamos, uma Lima que eu não conhecia, parecida com Miami ou qualquer shopping de praia moderno e futurista, lojas a céu aberto, mar em frente, cinemas modernos. Até aproveitamos para assistir a Origem do Planeta dos Macacos, falado em inglês e legendas em castelhano.
Espelho d'água no shopping Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru
De noite, fomos jantar num restaurante famoso, entre Miraflores e San Isidro, bairro chique de Lima. Indicação do nosso amigo do restaurante El Paladar, de Arequipa. Aqui, fusão de comidas japonesa e peruana, um verdadeiro deleite para os olhos e estômago. Comemos um peixe preparado sob uma grossa crosta de sal. O fogo final, no sal, é feito na nossa frente. O resultado é saboroso e delicioso!
Noite no shopping Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru
Amanhã deixamos Lima rumo à Huaraz já com saudades da capital peruana. A sensação é que um dia voltaremos para ficar por mais tempo, explorar seus excelentes museus, experimentar outros restaurantes, quem sabe aprender melhor o espanhol e poder explorar com mais calma os charmes de Miraflores.
Fogo na crosta de sal que cobre o nosso peixe em restaurante de comida peruano-japonesa em Lima, capital do Peru
Fantastico LIMA,estivemos recente,e ficamos em MIRAFLORES.Cidade moderna,limpa,organizada,povo simpatico e disposto a atender bem o turista.Excelentes restaurantes;iclusive o que fica dentro da HUACA PUCLLANA.Estamos planejando voltar,agora de CARRO,saindo de Manaus,Venezuela,Colombia,Equador,PERU e regressar para o Brasil via ACRE..;
Abraços: Marcelo e Andrea Villela
Resposta:
Oi Marcelo
Excelente roteiro!!! Acho que a prte mais difÃcl é de Porto Velho a Manaus, Mas na época da seca é mais fácil. Acabamos de fazer essa estrada.
Já esses paÃses que vc vai visitor, adoramos todos eles, sem exceção. Em quanto tempo pretendem fazer essa volta?
Um grande abraço
Pronto, terminei de ler o mês de Agosto d vcs 2! hehe
Muita correria por aqui e fiquei atrasada nas leituras...
Saudade do casal!
Beijos aos 2!
Resposta:
Vc ainda está em Agosto??? E pensávamos que éramos nós que estávamos atrasados...
Estávamos com saudades dos seus comentários!!!
Saudade do casal também! Abraços para vcs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet