0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Visita às ruínas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
Lima é uma cidade moderna, com 7 milhões de habitantes, que poderia estar localizada em qualquer parte da Europa ou EUA. Shoppings, largas avenidas, arranha-céus, trânsito, poluição.... Enfim, tudo de bom e ruim que acompanham qualquer grande cidade no mundo.
Deliciosa casa de sucos e sanduíches em Miraflores, em Lima - Peru
O que encontramos aqui hoje que, este não, não pode ser encontrado em qualquer lugar, é uma jóia arqueológica desconhecida inclusive pelos próprios limeños, as Ruínas de Huaca Pucllana. Localizada no coração da municipalidade de Miraflores, a Huaca Pucllana começou a ser escavada há apenas 30 anos. Com o crescimento do turismo e a definição de Miraflores deste como um bairro turístico, as autoridades acharam por bem finalmente descortinar todos os mistérios e a história escondida embaixo deste cerro de areia em pleno centro comercial e residencial.
As ruínas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
Há muito tempo já se sabe da existência destas ruínas, Incas, Huaris e outras civilizações marcaram sua presença ali, seja com respeito e temor ou profanando suas tumbas em busca de ouro ou até mesmo para demonstração de poder e dominação. Os Limas, assim como todos os outros povos pré-incaicos, possuem este nome devido à localização, dentro da cidade de Lima. Não existe nenhum resquício de linguagem escrita que possa dar pistas sobre sua origem, nome ou língua que era utilizada.
Antigo vaso Lima remontado na Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
Existe, porém, uma imensa construção feira em tijolos de adobe e conchas marinhas, com uma tecnologia tão avançada para aqueles tempos, que resistiu à mais de 1500 anos de terremotos e intempéries. Os tijolos de adobe eram colocados verticalmente e com espaço entre eles, para que pudessem absorver as ondas sísmicas, formando várias camadas dentro de um mesmo muro.
As ruínas da Huaca Pucllana antes de serem escavadas pelos arqueologistas (em Miraflores, bairro de Lima - Peru)
Até agora foram encontrados 2 templos da Civilização Lima, sendo Huaca Pucllana o mais pesquisado e provavelmente o mais importante de todos. Ele seria dedicado à um Deusa, a qual eram oferecidos sacrifícios de mulheres, notadamente importantes por seu papel na fertilidade e como fonte da vida. Os Limas acreditavam que deveriam dar aos deuses sempre o que possuíam de melhor e por isso a maioria das mulheres oferecidas era mais velhas (em torno de 25 anos) e não eram virgens, comprovando mais uma vez a sua fertilidade.
Representação de como seria a vida na Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
Nesta huaca foram encontradas muitas tumbas, pois eles acreditavam que sua alma continuava vivendo em um plano espiritual e por isso eram enterrados com comidas, roupas, ferramentas de trabalho e inclusive com a companhia de algum ente querido, como uma criança, por exemplo. Uma das tumbas era de uma tecelã, que possuía então além de comidas, lãs de llama, algodão e um bebê, provavelmente sacrificado para que a acompanhasse em sua outra vida. Curioso é que eles acreditavam que a alma apenas existiria se seu corpo fosse mantido intacto e por isso os Huaris (700d.C a 1300d.C) não pensaram duas vezes em chegar ali e queimar as múmias e ocuparem suas tumbas.
Representação de ritual do Povo Lima na Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
Pescadores e caçadores, os Limas possuíam diferentes castas e os pescadores, fatia mas pobre da população, pagava seus tributos oferecendo seu trabalho à Deusa. Foram encontradas pegadas em argila do local onde seriam produzidos os adobes para a construção do templo. Eles se alimentavam de mariscos e peixes e suas cerâmicas indicam que conheciam e inclusive caçavam grandes animais marinhos, como o tubarão branco! Foram encontrados dentes deste tubarão nas escavações. Incrível!!! Deviam ser muito bravos e destemidos, como será que o pescaram em suas pequenas embarcações?
As ruínas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru
A visita à Huaca Pucllana foi impressionante! Uma infinidade de informações e cultura ali, no meio da cidade! Essa proximidade inclusive fez com que um sítio arqueológico de aproximados 200 hectares tenha se reduzido a apenas 6 hectares, o restante hoje faz parte das fundações das casas e edifícios dos seus arredores.
A Praça do Amor, em frente ao mar, em Lima - Peru
Enquanto ainda digeríamos tanta cultura e informação, fizemos uma longa caminhada até a Praça dos Amores, já bem próximos ao bairro de San Isidro, onde mora a elite de Lima. Clubes de tênis imensos não deixavam dúvida. Aproveitamos o tempo nublado, comum aqui durante quase 6 meses de inverno, para caminhar até o Shopping Larcomar, com uma bela vista do Bairro de Barranco e do mar. Assistimos no cinema o filme Planeta dos Macacos - A Origem (ou Planeta los Símios, em español). Bom filme para descontrair o fim de tarde e um belo jantar em San Isidro. Esta foi infelizmente a nossa despedida de Lima, onde poderíamos ficar tranquilamente por um mês, explorando, aprendendo espanhol e mais sobre a cultura peruana. Amanhã seguimos para Huaráz, de volta aos esportes de montanha e paisagens andinas.
Noite no shopping Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru
Dica Gastronômica
Fogo na crosta de sal que cobre o nosso peixe em restaurante de comida peruano-japonesa em Lima, capital do Peru
À noite fomos ao restaurante Costanera 700, para conhecer a famosa cozinha de fusão peruana-japonesa. Um ceviche maravilhoso e um peixe assado com uma crosta de sal e pisco, sensacional! Ele nos foi indicado por um amigo somelier chileno que hoje vive em Arequipa. Vale a pena conferir!
Bom vinho e saborosa comida em jantar chique em Lima, capital do Peru
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet