0 Passado e Futuro em Miraflores - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Passado e Futuro em Miraflores - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Passado e Futuro em Miraflores

Peru, Lima

Observando torre no shopping de Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru

Observando torre no shopping de Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru


Hoje tivemos mais tempo para passear por Miraflores. Esse bairro de classe média alta em Lima, cheio de hotéis e restaurantes, nos agradou muito e seria aqui que, se tivéssemos tempo e planos para isso, gostaríamos de passar um mês estudando espanhol. Nos intervalos das aulas, teríamos tempo para explorar bares e restaurantes, lojas e ateliês, esquinas e ruas charmosas que compõem esse bairro de Lima.

Deliciosa casa de sucos e sanduíches em Miraflores, em Lima - Peru

Deliciosa casa de sucos e sanduíches em Miraflores, em Lima - Peru


Se fizéssemos isso, não seria nessa época do ano, claro. Agora, o sol não aparece nunca, dias eternamente nublados, a umidade do Pacífico presa na planície litorânea, eterna garôa bem fina que faz os dias nublados de São paulo parecerem o sol do meio dia.

Deliciosa casa de sucos e sanduíches em Miraflores, em Lima - Peru

Deliciosa casa de sucos e sanduíches em Miraflores, em Lima - Peru


Nosso dia começou com uma caminhada até a Huaca Pucllana, ruínas da antiga civilização Lima. No Peru, os antigos povos e civilizações não deixaram linguagem escrita e, portanto, seus nomes originais foram perdidos. Assim, quando são (re)descobertos, ganham o nome da região ou cidade atual onde antes viviam. É o caso da civilização "Lima", cujo principal templo está em Miraflores, uma enorme pirâmide cujas ruínas ainda vem sendo escavadas e que ainda promete muito trabalho para os arqueólogos pelos próximos 30 anos.

As ruínas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru

As ruínas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru


No Peru, novas descobertas arqueológicas acontecem todos os dias. Basta uma nova obra de estrada, usina hidroelética ou grande avenida e logo aparecem antigas cerâmicas, caminhos antigos, um enorme pirâmide. Vinte e um anos atrás, quando aqui estive, arqueologicamente falando, este era um outro país. O mesmo poderá dizer, certamente, alguém que visite o Peru daqui a cinco-dez anos. A Huaca Pucllana, por exemplo, nem era aberta aos turistas em 1990. E, para quem veio ano passado, deixou de ver todo um nível que nós pudemos ver dessa vez, recentemente escavado. Incrível essa dinamicidade numa ciência que estuda, basicamente, coisas do passado. É como se o passado "evoluísse", mudasse, fosse outro.

As ruínas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru

As ruínas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru


A grande construção de tijolos de adobe é à prova de terremotos, dada a sua maleabilidade lateral e longitudinal. Tecnologia aprendida na marra! Sacrifícios humanos, embora raros, também ocorriam por aqui, como em quase todas as civilizações pré-hispânicas. Mas aqui eram só de mulheres, para incômodo da Ana, hehehe. Isso porque o Deus desse povo era mulher, a mãe-natureza. Apenas outras mulheres a apaziguariam, geralmente nas grandes secas ou cheias que ocorrem a cada 20-30 anos devido a fenòmenos como o El-Nino.

Representação de como seria a vida na Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru

Representação de como seria a vida na Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru


O guia, mais uma vez, foi um show à parte. É incrível como eles aqui são profissionais, bem informados, atenciosos e curiosos. Sentimos o mesmo na Boívia. Temos muito a aprender com eles, não só nós, turistas, mas também todo o nosso setor turístico, desde os guias até as escolas de formação turística do Brasil.

A Praça do Amor, em frente ao mar, em Lima - Peru

A Praça do Amor, em frente ao mar, em Lima - Peru


De lá seguimos nossa caminhada, atravessando Miraflores em direção ao mar. Chegamos à famosa Praça do Amor, onde uma estátua não nos deixa esquecer aonde estamos. Do alto do penhasco, o poderoso Oceano Pacífico está à nossa frente. Embaixo, surfistas corajosos enfrentam o dia ( e o trimestre) nublado e a água fria para praticar seu esporte preferido. À nossa esquerda está o famoso shopping Larcomar.

Surfistas enfrentam o mar gelado e o dia nublado em Lima - Peru

Surfistas enfrentam o mar gelado e o dia nublado em Lima - Peru


Para lá caminhamos, uma Lima que eu não conhecia, parecida com Miami ou qualquer shopping de praia moderno e futurista, lojas a céu aberto, mar em frente, cinemas modernos. Até aproveitamos para assistir a Origem do Planeta dos Macacos, falado em inglês e legendas em castelhano.

Espelho d'água no shopping Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru

Espelho d'água no shopping Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru


De noite, fomos jantar num restaurante famoso, entre Miraflores e San Isidro, bairro chique de Lima. Indicação do nosso amigo do restaurante El Paladar, de Arequipa. Aqui, fusão de comidas japonesa e peruana, um verdadeiro deleite para os olhos e estômago. Comemos um peixe preparado sob uma grossa crosta de sal. O fogo final, no sal, é feito na nossa frente. O resultado é saboroso e delicioso!

Noite no shopping Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru

Noite no shopping Larcomar, em Miraflores, Lima - Peru


Amanhã deixamos Lima rumo à Huaraz já com saudades da capital peruana. A sensação é que um dia voltaremos para ficar por mais tempo, explorar seus excelentes museus, experimentar outros restaurantes, quem sabe aprender melhor o espanhol e poder explorar com mais calma os charmes de Miraflores.

Fogo na crosta de sal que cobre o nosso peixe em restaurante de comida peruano-japonesa em  Lima, capital do Peru

Fogo na crosta de sal que cobre o nosso peixe em restaurante de comida peruano-japonesa em Lima, capital do Peru

Peru, Lima,

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior A Plaza San Martin, em Lima, capital do Peru

No Centro de Lima

Post seguinte A linda paisagem da região de Huaraz, no Peru

Belezas e Tragédias

Blog da Ana Visita às ruínas da Huaca Pucllana, em Miraflores, bairro de Lima - Peru

Civilização Lima

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 18/06/2013 | 18:57 por MARCELO VILLELA

    Fantastico LIMA,estivemos recente,e ficamos em MIRAFLORES.Cidade moderna,limpa,organizada,povo simpatico e disposto a atender bem o turista.Excelentes restaurantes;iclusive o que fica dentro da HUACA PUCLLANA.Estamos planejando voltar,agora de CARRO,saindo de Manaus,Venezuela,Colombia,Equador,PERU e regressar para o Brasil via ACRE..;
    Abraços: Marcelo e Andrea Villela

    Resposta:
    Oi Marcelo

    Excelente roteiro!!! Acho que a prte mais difícl é de Porto Velho a Manaus, Mas na época da seca é mais fácil. Acabamos de fazer essa estrada.

    Já esses países que vc vai visitor, adoramos todos eles, sem exceção. Em quanto tempo pretendem fazer essa volta?

    Um grande abraço

  • 14/11/2011 | 13:39 por Paulinha Ribas

    Pronto, terminei de ler o mês de Agosto d vcs 2! hehe
    Muita correria por aqui e fiquei atrasada nas leituras...
    Saudade do casal!
    Beijos aos 2!

    Resposta:
    Vc ainda está em Agosto??? E pensávamos que éramos nós que estávamos atrasados...

    Estávamos com saudades dos seus comentários!!!

    Saudade do casal também! Abraços para vcs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet