0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Céu maravilhoso no caminho para a missão San Francisco Xavier, região de Loreto, na Baja California - México
Loreto é uma cidadezinha bem simpática, na costa do Mar de Cortez. Já foi a mais importante cidade “das californias”, incluindo aí a americana (que também era mexicana antes), mas para a sua sorte, não se desenvolveu muito. Além de um pequeno centro histórico, suas maiores atrações estão nas suas cercanias. A praia da cidade é de pedra, mas bem perto está uma ilha paradisíaca para onde barcos levam turistas continuamente, para passar o dia. Água limpa, praia de areias claras e até leões-marinhos.
Pinturas rupestres a caminho da missão de San Francisco Xavier, região de Loreto, na Baja California - México
Como já tínhamos feito programa parecido na ilha Espíritu Santo, em La Paz, resolvemos priorizar a outra grande atração da região, a antiga missão jesuítica de San Francisco Xavier. Os jesuítas foram os primeiros europeus a chegar na Baja California com o intuito de ficar. Vieram no finalzinho do séc. XVII, com o digno e firme propósito de trazer a salvação aos indígenas. Inadvertidamente, foi exatamente ao contrário. Trouxeram morte e destruição sob a forma de doenças europeias, contra as quais os índios não tinham nenhuma defesa.
Pequeno oásis no deserto entre Loreto e a missão San Francisco Xavier, na Baja California - México
Mas, antes disso, espalharam suas missões de catequização por todo o território. Muitas estão em lugares belíssimos, igrejas de pedra e arquitetura duradoura cercadas de desertos e montanhas. Com o flagelo das doenças, as missões acabaram abandonadas por falta de fiéis e são o testemunho de uma época que se perdeu no tempo. De poucas décadas para cá, foram redescobertas para o turismo, por sua beleza encantadora e pela história que contam.
Riacho forma pequeno oásis no deserto entre Loreto e a missão San Francisco Xavier, na Baja California - México
A mais bela dessas missões é a de San Francisco Xavier, a quarenta minutos de carro de Loreto. Isso porque a estrada agora está em boa parte asfaltada. Antes, dizem, era um suplício chegar até lá. Hoje, ao contrário, uma vez ao ano o local é sede da maior festa da península. Por isso, todos os californianos tem por ela um carinho especial.
Terreno desértico a caminho da missão San Francisco Xavier, região de Loreto, na Baja California - México
Tão bonito como a própria missão, é o caminho para se chegar lá, cruzando um deserto montanhoso e cheio de desfiladeiros. Na metade do caminho, há uma gruta com pinturas rupestres de milhares de anos. As pinturas não são grande coisa, mas o oásis ao seu lado é, com certeza! Um riacho de águas verdes corre por um canyon e a pouca água é o suficiente para sustentar um verdadeiro jardim de palmeiras e outras plantas.
Mirante na estrada entre Loreto e a missão San Francisco Xavier, na Baja California - México
Passamos por aí um bom tempo, explorando o canyon e o riacho, imaginando como era por ali no tempo das pinturas. Procuramos também as cascavéis e escorpiões tão comuns por aqui (pelo menos no nosso imaginário!), mas apesar de parecer que eles estariam atrás de cada pedra que víamos, nenhum apareceu.
San Francisco Xavier, a mais bela missão da Baja California, no México (região de Loreto)
Um pouco adiante, já no alto da montanha, uma pequena igreja estrategicamente colocada num local maravilhoso, incrível vista do deserto, das montanhas avermelhadas e do Mar de Cortez, lá embaixo, ao longe. Os cenários mais belos da Baja California que já tínhamos visto até então.
A bela missão San Francisco Xavier, próxima à Loreto, na Baja California - México
Seguimos em frente, o asfalto acabou e a Fiona foi fazendo poeira para os outros poucos carros que encontrávamos na estrada. Enfim, chegamos ao pequeno Pueblo que se desenvolveu ao redor da magnífica igreja jesuítica. Aliás, mais bonita que a igreja é a paisagem ao seu redor. E mais bonito ainda é a combinação de tudo, aquela igreja de pedra em meio à paisagem montanhosa.
Visitando a missão San Francisco Xavier, próxima à Loreto, na Baja California - México
Estávamos ali tentando os melhores ângulos para fotografar aquela maravilha quando, eis que ouço português alto e claro (e bem gaúcho!) ao meu lado. Era a Sandra, conversando com a mato-grossense quase baiana Ane e com sua colega mexicana Tania. Completava o grupo outro mexicano, o Armando. Elas ficaram felicíssimas de nos encontrar por lá. Moram aqui em Loreto já há algum tempo e creio que fomos os segundos brasileiros que elas veem por essas bandas!
Encontro com as brasileiras Ane e Sandra e a mexicana Tania na missão San Francisco Xavier, próxima à Loreto, na Baja California - México
Fomos passear e fotografar mais um pouco e os reencontramos no restaurante do Pueblo, para almoçar. Aí, contamos nossas respectivas histórias, a empatia foi crescendo e a Sandra e a Tania nos convidaram para tomar um vinho na casa delas, ali do lado de Loreto. Como vamos viajar amanhã cedo, o vinho teria de ser hoje e assim foi combinado.
A belissima missão jesuíta de San Francisco Xavier, próxima à Loreto, na Baja California - México
Fomos seguindo eles no caminho de volta, com direito à novas paradas nos locais estratégicos para fotos. Depois, seguimos com eles até a casa delas, para aprender o caminho, e eu e a Ana seguimos em frente alguns quilômetros mais para conhecer a região. É a mesma estrada que passamos ontem, chegando em Loreto. Mas já estava escuro e tínhamos perdido a chance de ver e fotografar essa região belíssima. Então, voltamos hoje, com mais calma e mais luz, máquina em punho. O Mar de Cortez forma baías e praias num litoral recortado e muito bonito. A tal ilha paradisíaca está bem em frente, com suas praias de areia, porque as praias do lado de cá são todas de pedra mesmo.
Montanhas desérticas e o Mar de Cortez ao fundo, região de Loreto, na Baja California - México
Mirante próximo à Loreto, na estrada para a missão San Francisco Xavier, na Baja California - México
Já escuro retornamos à casa da Sandra e da Tania, onde fomos recebidos com um belo vinho. A conversa foi se estendendo, assim como as garrafas de vinho. Tudo isso no friozinho do jardim delas, ao lado de uma lareira externa e tendo um céu extremamente estrelado como teto. Uma delícia! A companhia, o ambiente, a conversa e o vinho!
Costa acidentada do Mar de Cortez, próximo à Loreto, na Baja California - México
A empolgação foi tanta que só chegamos ao nosso hotel depois da uma da manhã. Mas valeu muito a pena! Afinal, não é todo dia que começamos cruzando um deserto com pinturas rupestres e oásis, passamos por uma missão jesuítica centenária e cinematográfica, encontramos conterrâneos num lugar perdido do mundo e terminamos tomando vinho apreciando o inesquecível céu do deserto!. Viva a Baja California!
Praia próxima à Loreto, na Baja California - México
Oi Ana e Rodrigo,mais emoção neste caminho,um abraço `vcs e as Brasileiras,principalmente para esta gaúcha que está tão longe do pampa
Resposta:
Oi Lurdes
A único problema da sua conterrânea por aqui é a dificuldade em achar erva brasileira. O chimarrão tem de ser com erva dos hermanos mesmo...
Abs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet