0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Leão-marinho curioso brinca conosco embaixo d'água na Ilha Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California, no México
Começamos o dia hoje caçando alguma agência que nos levasse até a ilha Espíritu Santo. Os grupos saem pela manhã e voltam no fim da tarde. É preciso um número mínimo de pessoas para que eles (as agências) animem a fazer o passeio, se não, ficam no prejuízo. E, pelo visto, não havia mesmo quórum, pois as agências próximas do hotel não tinham passeio programado.
Passeio de barco até a ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
A gente não teria outra chance, pois queremos viajar amanhã para o norte, então passamos ao plano B. Fomos de Fiona mesmo até a praia Tecolote, que fica na ponta da pequena península em que fica La Paz (uma “sub-península” da península da Baja California). É o ponto mais próximo de Espíritu Santo e daí saem barcos para a ilha. E não é que, no minuto que chegamos lá estava saindo o último barco do dia para a bendita ilha!?!
Passando perto de uma das muitas praias da ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
Com os outros clientes já meio impacientes esperando dentro do barco, atravessamos a faixa de areia da praia correndo, para não perder a oportunidade que o destino nos conferiu. Na bagagem, várias máquinas fotográficas e material de snorkeling, afinal tínhamos encontro marcado com leões-marinhos! Em situação normal, teríamos também uma cerveja gelada, mas a pressa da situação e a impaciência dos outros turistas não permitiram a regalia dessa vez...
Paisagem pitoresca da ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
Bom, o que importa é que estávamos indo para a ilha, considerada um dos lugares mais bonitos da Baja California, tendo sido declarada Reserva Natural. Cerca de 15 minutos dos potentes motores à toda velocidade e cruzamos o canal que nos separava dela. A partir daí, já em velocidade de cruzeiro, muito mais tranquila, passamos a circunavegar Espíritu Santo, com um olho nas belezas da paisagem terrestre e o outro no mar, procurando baleias.
Paisagem pitoresca da ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
Pois é, esses enormes cetáceos são frequentadores de carteirinha da região e de todo o Mar de Cortez. São várias as espécies que vem para cá na sua rota migratória anual. Entre elas, a jubarte, a acizentada, a orca (um golfinho, na verdade) e a maior de todas, a baleia azul. Mas esse ano a temporada acabou um pouco mais cedo e, para a nossa tristeza, não as avistamos. Amanhã teremos nova chance, dessa vez do lado do Oceano Pacífico. A esperança é a última que morre!
Arco de pedra na ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
Bom, as baleias seriam um bônus maravilhoso do nosso passeio, mas havia outras atrações, essas sim garantidas! Formações geológicas, praias quase virgens e a visita a uma colônia de leões-marinhos!
De dentro da gruta, gaivota observa o mar na ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
A costa da ilha é uma mistura de praias de areia bem branca e enormes rochedos e paredões de pedra. Em muitos pontos se formam grutas, pontes e arcos de pedra, alguns com tamanho suficiente para nosso barco passar por baixo deles. Também entramos nas grutas, água bem limpa abaixo de nós, rochas que vem sendo desgastadas pela ação contínua do mar há milhares de anos, um cenário completamente inusitado e selvagem, digno de filmes de Indiana Jones.
Desembarcando emm praia da ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
As praias, a maioria a gente vê de longe. Uns poucos pescadores moram por lá, vida completamente rústica. Enfim, já no fim do passeio, a gente desembarca em uma delas para um piquenique e para um mergulho. A gente deu azar do dia estar nublado e com vento, mas msmo assim o visual é magnífico. A água do Mar de Cortez tem uma cor diferente de todos os outros mares que conheci, meio azul-cobalto. Ficamos imaginando como seria se o céu estivesse azul e o sol brilhando...
Ceviche, nosso piquenique numa das praias da ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
A refeição foi um ceviche muito apetitoso, servido em copinhos, picante como deve ser toda comida mexicana. Se a boca arder muito, refrigerante gelado, daqueles “sem” tinta e açúcar, hehehe.
Que saudades da fanta! (em praia da ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México)
Mas, o melhor momento do passeio foi, sem dúvida, o encontro com os leões-marinhos, na colônia em que vivem, na ponta da ilha. São dezenas deles, barulhentos e bagunceiros, esparramados nas pedras para se esquentar ao sol ou dando um mergulho para se refrescar.
Colônia de leões-marinhos na ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
O barco se aproxima e joga âncora. Nesse ponto, os turistas se atiram na água para nadar com esses animais que, embaixo d’água, ganham uma mobilidade espantosa. Eles são muito curiosos, principalmente os mais novos, e vem nadar conosco, fazendo graça e nos cercando de todos os lados.
Colônia de leões-marinhos na ilha de Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California - México
Quase todo mundo nada de roupa, por causa do frio. A contrapartida é que a roupa nos deixa muito flutuantes e fica difícil mergulhar. Por isso, enfrentei a água fria só de short mesmo. Assim, pude mergulhar com nossos primos aquáticos a 5-6 metros de profundidade, para alegria minha e deles. Em alguns momentos eram três ou quatro me perseguindo e me cercando lá embaixo, verdadeira sensação de natureza. Aí ficou fácil perceber que, da mesma maneira que eles são lentos e desengonçados fora d’água comparados conosco, lá embaixo é o contrário! Eu é que sou o mané, lento e desengonçado.
Leão-marinho curioso brinca conosco embaixo d'água na Ilha Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California, no México
A diversão continuou até que aparecesse um dos adultos, uma verdadeira vaca embaixo d’água, certamente com mais de 200 kg. Tinha uma cara séria e eu fiquei meio ressabiado com um bicho desse tamanho, tão perto e tão mais rápido do que eu. Num determinado momento, ele deu um “corridão” em um outro leão-marinho que se aproximou que eu fiquei espantado com a velocidade. Depois, voltou para me estudar outra vez. Como diria um carioca: “Siniiiiistro, mermão!”
Leão-marinho grande, com mais de 200 kg, nada conosco na Ilha Espíritu Santo, região de La Paz, na Baja California, no México
Esse mergulho com os leões-marinho pagou cada centavo do investimento no passeio. Uma delícia! Bay the way, foram 650 pesos por pessoa, mais ou menos 100 reais, por 5 horas de passeio, incluindo o lanche.
Assistindo de camarote o fim de tarde de La Paz, na Baja California, no México
Voltamos para La Paz em tempo para mais um show de pôr-do-sol, dessa vez visto do restaurante no alto do nosso hotel Espetacular! De noite, ainda tivemos forças para dar uma banda na night da cidade, com frio mesmo. Amanhã, rumo ao norte, com direito a parada para ver “ballenas”. Esperemos que estejam por lá...
Inspiração para trabalhar! (em La Paz, na Baja California, no México)
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet