0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Acariciando baleia Cinzenta na Baía Magdalena, região de Puerto López Mateos, na Baja California - México
O dia hoje nasceu radiante, céu azul e sol forte. A vista que tínhamos do terraço do nosso hotel, onde tomamos o café da manhã, estava linda. Ficamos imaginando como seria um passeio na Espíritu Santo hoje, com o tempo aberto. Puxa vida... erramos por um dia!
Dia de céu azul em La Paz, na Baja California, no México
Saindo de La Paz Baja California, no México. Tijuana ainda está longe!
Mas hoje era o dia de seguirmos em frente. Empacotamos a Fiona e em pouco tempo já tínhamos deixado La Paz para trás e entrado no deserto, cactos para todo lado, quase sem carros na estrada. Depois de meia hora atravessando uma longa planície, a estrada subiu para um platô de onde pudemos admirar uma paisagem fantástica para trás, de onde tínhamos vindo: a enorme planície desértica e o Mar de Cortez ao fundo, bem azul. A diferença de cores era gritante, assim como a “definição das fronteiras” entre terra, água e céu. Muito lindo! Para completar, lá estava ela, a ilha Espíritu Santo, onde estivemos ontem. Será que hoje as baleias estariam por lá?
Paisagem desértica com o Mar de Cortez ao fundo, na saída de La Paz, no sul da Baja California, no México
Bom, na verdade, hoje torcíamos que elas estivessem do lado de cá da península, no Oceano Pacífico! Afinal, era para lá que estávamos indo, a uma baía famosa pela presença desses grandes cetáceos, chamada Baía Magdalena. Nós escolhemos seguir diretamente para uma cidade que fica no seu lado norte, Puerto López Mateos. Muitos locais nos disseram que esse era o lugar com a maior chance de ver baleias, principalmente as “ballenas gris”, ou baleias cinzentas.
Barco leva turistas para ver baleias em Puerto López Mateos, na Baja California - México
Isso porque, bem em frente a cidade está um canal que liga a baía ao oceano aberto. Este esse canal, quando a maré está enchendo ou vazando, vira uma verdadeira estrada de baleias, as mães levando suas crias para um passeio pelas águas rasas e seguras da baía, longe dos predadores. Se fosse no início da temporada, há alguns meses, aí veríamos baleias grávidas, ou então, baleias “namorando”.
Turistas observam baleia em Puerto López Mateos, na Baja California - México
Chegamos à López Mateos no meio da tarde e fomos diretamente para o porto. Aí, descobrimos duas coisas. Primeiro, os passeios são rápidos, entre uma e duas horas. Paga-se uma lancha, preço que é dividido entre os clientes e navega-se uns 15 minutos até o ponto de observação. Segundo, a chance de ver baleias hoje era de 110%. Garantido! Vivaaaaa!
Enorme baleia cinzenta passa perto do nosso barco em Puerto López Mateos, na Baja California - México
Logo apareceu uma simpática família para dividir o barco e o custo com a gente. Assim, eu e a Ana pagamos 600 pesos para um passeio de duas horas até a boca do canal, onde as baleias se concentram, para lá poder ficar mais tempo, observando esses magníficos animais.
Enorme baleia cinzenta passa perto do nosso barco em Puerto López Mateos, na Baja California - México
No caminho, nosso guia foi explicando que apenas as baleias cinzentas entram no canal. Os outros tipos ficam em mar aberto, perto da costa. Na alta temporada, é possível ver baleias azuis, cachalotes, jubartes e orcas por aqui. Mas ele nos garantiu que as mais interessantes são mesmo as cinzentas, pois elas são mais interativas que as outras. Nossa... fiquei imaginando a emoção de ver uma baleia azul, com seus 40 metros de comprimento, o maior animal que já viveu na face da terra (e do mar!), desde sempre! Pois é, maior que qualquer dinossauro também! Algum dia, algum dia...
Mamãe baleia leva filhote para passear na Baía Magdalena, em Puerto López Mateos, na Baja California - México
Mas não hoje. Hoje era o dia das cinzentas mesmo. Não demorou muito para o pessimismo em encontrá-las ser substituído pela realidade! Lá estavam, para onde quer que se olhasse. Alguns adultos nadando sós e muitas mães acompanhados dos filhotes. Que coisa mais linda! De longe se podia ver, ou pela respiração barulhenta e o esguicho que fazem nas costas ou pelas pequenas exibições que fazem na superfície.
Filmando baleia cinzenta em Puerto López Mateos, na Baja California - México
Mas o melhor ainda estava para acontecer! Para minha surpresa, os barcos se aproximam das baleias, e elas dos barcos. São muito curiosas e adoram interagir. O guia nos orientou a fazer barulho na água com as mãos para atraí-las. Pois é, os filhotes adoram e logo se aproximam, vindo respirar ao nosso lado. Só o filhote já é do tamanho do barco, imagina a mãe! Que animal extraordinário!
Tocando baleia cinzenta durante passeio em canal da Baía Magdalena, em Puerto López Mateos, na Baja California - México
O guia nos disse que elas adoram ser acariciadas e assim o fizemos. A pele é macia e quentinha! Que experiência é tocar numa baleia! Ainda mais quando ela nos olha nos olhos. A gente vê inteligência e curiosidade por trás deles. É emocionante!
Enorme baleia ao lado do nosso barco na Baía Magdalena, em Puerto López Mateos, na Baja California - México
A gente ficou dividido entre tentar filmar, fotografar e tocar esses animais. A vontade era pular na água e observá-los lá de baixo. Mas não se pode fazer isso. O máximo de interação foi mesmo a respirada que a Ana levou nos rosto, de um filhote. Quase chorou de emoção, hehehe!
Feliz após encontrar mais uma baleia em Puerto López Mateos, na Baja California - México
E pensar que, no meio do século passado, os baleeiros entravam dentro do canal e faziam a festa com baleias grávidas, mães acompanhadas de filhotes e o que vissem pela frente... Quase levaram a espécie a extinção. Como pode? ? ? Felizmente, a caça foi proibida por aqui e a espécie se recuperou. E os tais baleeiros estão pagando uns bons anos no purgatório, espero! Ou então, reencarnaram como kril e hoje são comida de baleias!
Nosso guia e companheiros no passeio para ver as baleias cinzentas em Puerto López Mateos, na Baja California - México
No finalzinho da tarde estávamos voltando para o porto, ainda extasiados com o encontro com as baleias e admirando a paisagem ao nosso redor, o canal cercado por grandes dunas de areia. Parecia até que estávamos no delta do Parnaíba, lá no Piauí.
Dunas cercam o "canal das baleias", ligando o Oceano Pacífico à Baía Magdalena, em Puerto López Mateos, na Baja California - México
Despedimo-nos dos novos amigos, companheiros de barco. Moram aqui perto e o pai disse que todo ano vem fazer o passeio, ao menos uma vez por temporada. Tenho certeza que faríamos o mesmo! Uma tarde com as baleias faz muito bem para a alma!
Fotografia do reflexo do reflexo do belo entardecer, na estrada entre Puerto López Mateos e Loreto, na Baja California - México
Não conseguíamos tirar o sorriso do rosto durante a próxima hora, já na estrada a caminho de Loreto, curtindo o sol se pondo atrás de nós. Atravessamos a península mais uma vez para chegar em Loreto, outra vez na costa do Mar de Cortez. Já era oito da noite quando achamos nosso hotel. Fomos matar a fome e comemorar esse dia fantástico comendo um super burro. Um “burro” é um burrito grande. Dá para imaginar, então, como é um “super burro”, não dá? Estava uma delícia, num restaurante bem roots. Enfim, era hora de dormir. Os sonhos se dividiriam entre baleias e burros. Merecidamente!
wow, que coisa mais linda! vi baleias franca em Garopaba e também foi sensacional, mas não podíamos tocar nelas.
vejam o post sobre as baleias: http://escapismogenuino.com.br/2010/09/baleias-em-garopaba/
tá sendo uma delícia acompanhar as aventuras desse casal!
Resposta:
Oi Teté
Muito legal o seu post. Eu tb já vi as baleias franca, mas só de bem longe. Suas fotos dos saltos estão muito legais!
Legal que vc nos acompanha!
Bjs
Amigos,
Que liiindas as imagens!!! Muito emocionante!!! Bjuuuusss, muitas saudades de vocês!!!
Resposta:
Oiiieee!
Que saudades, Nelly!
Que bom vê-la por aqui!
Foi mesmo muito emocionante ter estado com as baleias! A gente se emociona cada vez que vê o vídeo outra vez!
Bjs
Que emoção, estou eu aqui em estado de graça. Fico só imaginando vocês ai, vendo tudo ao vivo e a cores.
bjs
Resposta:
Oi Lucia
Em estado de graça ficamos nós! Não dava nem para caber em si! Viva las ballenas!
Bjs
emoção pura,fico feliz por vcs e que continue preservado este santuário,um abraço
Resposta:
Oi Lurdes
É isso mesmo, "emoção pura"! Como foi bom ter passado por lá! Que animais incríveis, as baleias...
Bjs
Maravilhoso.
Resposta:
Oi Brito
Ainda bem que tem a Ana por aqui para editar esses vídeos. Fica muito mais fácil mostrar como foi maravilhoso mesmo aqueles momentos
Abs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet