0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
A praia perfeita em Cayo Zapatilla, uma das pequenas ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Bocas del Toro é um arquipélago com dezenas de ilhas e ilhotas no norte do Panamá, no lado do Oceano Atlântico, já quase na fronteira com a Costa Rica. A principal ilha do arquipélago é Isla Colón, onde nós nos hospedamos e onde fizemos o passeio de bicicleta ontem. Mas algumas das mais belas paisagens, assim como as melhores praias para a prática do surf não estão nesta ilha e, para chegar até elas, só indo de barco. São várias as agências na cidade que organizam tours ou simplesmente transporte para essas atrações, não sendo difícil chegar aonde se queira.
Bocas del Toro, no norte do Panamá
Na lancha que nos levou à Cayo Zapatilla, em Bocas del Toro, no norte do Panamá
Foi o que fizemos hoje. Uma espécie de day tour cujo objetivo principal era chegar em uma das mais belas e isoladas ilhas do arquipélago, a pequena Cayo Zapatilla. No caminho, ainda tínhamos a chance de passar por uma área de mangues, onde se encontram muitas preguiças, e também pela baía dos golfinhos, quase uma lagoa protegida por uma série de ilhas, lugar ideal para nossos primos aquáticos descansarem entre uma caçada e outra. Sete clientes em uma lancha rápida, todos levando seus comes e bebes para o dia em uma paisagem paradisíaca.
Uma preguiça em área de mangue em Bocas del Toro, no norte do Panamá
Avistando golfinhos em Bocas del Toro, no norte do Panamá
Depois de passar uns vinte minutos procurando, sem sucesso, os golfinhos na tal baía, seguimos para os “manglares” (áreas de mangue) onde, aí sim, vimos várias preguiças. Mas o que queríamos mesmo era chegar logo em Zapatilla. No trecho de mar aberto até a pequena ilha, aí sim vimos os golfinhos, que voltavam mais tarde de sua caça noturna. Algumas fotos e força total para o paraíso!
Chegando à paradisíaca Cayo Zapatilla, uma das pequenas ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Já esperávamos algo muito bonito, mas o que vimos nos surpreendeu. Muito nos lembrou de Los Roques, no caribe venezuelano: uma pequena ilha circundada por uma praia de areias extremamente brancas e um mar com cor de piscina. Uma verdadeira pintura!
Chegando à paradisíaca Cayo Zapatilla, uma das pequenas ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Descarregamos o freezer com as cervejas geladas e desembarcamos naquele pequeno pedaço de paraíso. Nós e vários outros barcos com turistas também. É, não é como Los Roques, onde tínhamos a ilhota só para nós... Mas não atrapalhou, não! Fomos logo dar uma volta na ilha, caminhada de meia hora. A cada curva, outro cartão postal!
Um pedaço do Brasil em Cayo Zapatilla, uma das pequenas ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Caminhando por Cayo Zapatilla, uma das pequenas ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Depois da caminhada, um mergulho refrescante e a chance de fazer um pouco de snorkel. E assim se passaram nossas duas horas e meia naquele lugar perdido no meio do mar, quando nossa lancha veio nos buscar. No caminho de volta, mais uma parada para fazer snorkel e, antes das quatro da tarde, estávamos de volta à Isla Colón.
Cores inacreditáveis em Cayo Zapatilla, uma das pequenas ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Um verdadeiro jardim submerso em Cayo Zapatilla, uma das ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
A Ana faz snorkel em Cayo Zapatilla, uma das ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Os mergulhos foram bem gostosos, mas o mar de Bocas é mais bonito visto de fora do que de dentro. Acho que falo isso porque estamos bem “mal acostumados” com locais de mergulho e snorkel, depois de termos rodado por todo o Caribe. Visibilidade de pouco menos de 10 metros, locais muitos rasos, Mas acabamos achando um ponto mais fundo e aí, brincamos bastante. Não havia muitos peixes, mas os corais e plantas formavam um verdadeiro jardim lá embaixo. Enfim, sempre vale a pena explorar as belezas subaquáticas. Como diz um amigo, “não existe mergulho ruim”. Assino embaixo!
Mergulho livre nas águas claras de Cayo Zapatilla, uma das ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Explorando o fundo de um canyon marinho em em Cayo Zapatilla, uma das ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Mergulho livre nas águas claras de Cayo Zapatilla, uma das ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Nossa primeira ideia era dormir mais uma noite por aqui e partir bem cedo para a Cidade do Panamá. Mas as dificuldades burocráticas que nos esperam por lá nos fizeram mudar de ideia. Voltamos ao continente hoje mesmo, acompanhados da simpática Elise. A Fiona estava lá, com o rabinho balançando ao nos ver. Vamos tentar chegar o mais perto possível da capital para, amanhã cedo, correr atrás da papelada que vai nos permitir voar para a República Dominicana. Detalhes no próximo post...
Banho de mar em Cayo Zapatilla, uma das pequenas ilhas de Bocas del Toro, no norte do Panamá
Águas de cores quase irreais. Sucos naturais com fartura. Mergulhos excelentes. Em suma: VIDA DURA! :)
Resposta:
Oi Paulo
Assim, vc até nos deixa sem graça, hehehe!
Mas, já que chegamos até aqui, temos de aproveitar! Bocas del Toro foi bem melhor do que tinham nos pintado! Valeu muito a pena!
Abs
que lindo que extraordinario que paraíso yo hace años que quiero ir a panamá pero mi intenció es quedarme allá conseguir un trabajo en bocas del toro soy de argentina-mendoza la tierra del sol del vino y la montaña pero me gusta panamá ustedes que conocen .....hay posibilidad de por ej sí voy conseguir un trabajo rápido y más o menos con un sueldo acorde el cual me ayude a vivir?gracias y los admiro muchas vibras positivas un abrazo fuerte.
Resposta:
Oi Federico
Eu não sei como é a burocracia para se trabalhar legalmente no Panamá, mas em Bocas del Toro, vi muitos estrangeiros trabalhando, seja em hoteis, lojas de mergulho ou vendendo artesania. Geralmente, não se ganha muito nesses empregos, mas o necessário para se viver. Para quem gosta de mar e de praias, é mesmo um lugar lindo!
Um grande abraço
UAU. Inveja. Sítio paradisíaco. Cayo Zapatilla, um pack de cervejas, um bom livro e um mp3 com as músicas predilectas. É esse o equivalente ao meu paraíso. Cores fantásticas dessas águas.
Resposta:
Oi Paulo
Hehehe! Desse jeito, é o meu paraíso também!!!
Um abraço
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet