0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Observando o Buraquinho, próximo à Chapada Gaúcha - MG
SaÃmos cedo de Chapada Gaúcha resignados para enfrentar os mais de 150 km de estradas de terra e areia até Januária, ao lado do Velho Chico.
No caminho, duas paradas previstas: uma no "Buraco" e outra no "Buraquinho". São os nomes de dois acidentes geográficos, parecidos com vales ou canyons, por onde passam rios, se formam veredas e moram comunidades distantes de tudo e de todos. É o nosso Brasilzão, este que temos tentado conhecer em nossas andanças.
Atravessando a Vereda "Buraco" próximo à Chapada Gaúcha - MG
Realmente, é uma experiência e tanto, um dia estar na capital federal, circulando entre os polÃticos mais poderosos do paÃs e, logo no outro dia, parar numa estrada de terra perdida, encontrar um caboclo, pedir informações e não conseguir entender metade das coisas que ele fala. E olha que eu tento, me concentro mas tem uns sotaques que são fueda.
Estrada de areia em Bonito de Minas, entre Chapada Gaúcha e Januária - MG
Dos "buracos", seguimos pela reta interminável de terra, cortando o mar de cerrado. PlanÃcies intermináveis. AÃ, achamos um atalho, pura areia, só para 4x4, que nos levaria até o asfalto. Para isso, nos embrenhamos no cerrado e, para nossa surpresa, cruzamos um rio caudaloso que não fazÃamos idéia que estava ali, tão perto de nós. Bem na hora de atravessar a ponte, uma bóia, tipo câmera de trator, com dois meninos, passam pelo rio. Não sei quem está mais surpreso de se ver, naquele momento. Todo mundo com cara de que está vendo um ET. De certa forma, todos estão.
Bom, chegamos ao asfalto e à civilização. Meia hora depois estamos em Januária. Quinze anos fizeram diferença e o rio não é mais aquele que eu tinha conhecido. No seu antigo leito, uma mata. As águas estão afastadas, o rio assoreado. Mas está lá. Há até uma praia do outro lado do rio. Sendo Domingo, está bem movimentada.
Praia do Rio São Francisco em Januária - MG
Achamos um hotel bem gostoso na frente do rio. Com o calor que está fazendo, mais gostoso ainda é a sua piscina. Relaxados, vamos dormir sem saber o que faremos amanhã. Temos o Plano A e o Plano B. Mas isso fica para o próximo post...
Piscina do hotel em Januária - MG
bom dia! estou pesquisando trilhas de 4x4 nessa região de Januária, sabe se ainda a estrada é de terra? e o desvio pelo areião ainda existe? seria interessante para mim.
obrigada,
Mariana.
Oi, estive na Chapada Gaúcha no ano passado. Fiz esse mesmo percurso, saindo de Januária. Esse mês de março, estarei voltando pra lá e desta vez quero conhecer o parque estadual Grandes Sertões Veredas, que fica nos arredores da cidade. Um abraço.
Hudsão
Resposta:
Olá Hudsão
Não deixe mesmo de conhecer esse parque nacional. É um tesouro, aà no norte das Minas Gerais
Um grande abraço
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet