0 Buracos e Rios - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Buracos e Rios - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Buracos e Rios

Brasil, Minas Gerais, Januária (P.N Cavernas do Peruaçu)

Observando o Buraquinho, próximo à Chapada Gaúcha - MG

Observando o Buraquinho, próximo à Chapada Gaúcha - MG


Saímos cedo de Chapada Gaúcha resignados para enfrentar os mais de 150 km de estradas de terra e areia até Januária, ao lado do Velho Chico.

No caminho, duas paradas previstas: uma no "Buraco" e outra no "Buraquinho". São os nomes de dois acidentes geográficos, parecidos com vales ou canyons, por onde passam rios, se formam veredas e moram comunidades distantes de tudo e de todos. É o nosso Brasilzão, este que temos tentado conhecer em nossas andanças.

Atravessando a Vereda 'Buraco' próximo à Chapada Gaúcha - MG

Atravessando a Vereda "Buraco" próximo à Chapada Gaúcha - MG


Realmente, é uma experiência e tanto, um dia estar na capital federal, circulando entre os políticos mais poderosos do país e, logo no outro dia, parar numa estrada de terra perdida, encontrar um caboclo, pedir informações e não conseguir entender metade das coisas que ele fala. E olha que eu tento, me concentro mas tem uns sotaques que são fueda.

Estrada de areia em Bonito de Minas, entre Chapada Gaúcha e Januária - MG

Estrada de areia em Bonito de Minas, entre Chapada Gaúcha e Januária - MG


Dos "buracos", seguimos pela reta interminável de terra, cortando o mar de cerrado. Planícies intermináveis. Aí, achamos um atalho, pura areia, só para 4x4, que nos levaria até o asfalto. Para isso, nos embrenhamos no cerrado e, para nossa surpresa, cruzamos um rio caudaloso que não fazíamos idéia que estava ali, tão perto de nós. Bem na hora de atravessar a ponte, uma bóia, tipo câmera de trator, com dois meninos, passam pelo rio. Não sei quem está mais surpreso de se ver, naquele momento. Todo mundo com cara de que está vendo um ET. De certa forma, todos estão.

Bom, chegamos ao asfalto e à civilização. Meia hora depois estamos em Januária. Quinze anos fizeram diferença e o rio não é mais aquele que eu tinha conhecido. No seu antigo leito, uma mata. As águas estão afastadas, o rio assoreado. Mas está lá. Há até uma praia do outro lado do rio. Sendo Domingo, está bem movimentada.

Praia do Rio São Francisco em Januária - MG

Praia do Rio São Francisco em Januária - MG


Achamos um hotel bem gostoso na frente do rio. Com o calor que está fazendo, mais gostoso ainda é a sua piscina. Relaxados, vamos dormir sem saber o que faremos amanhã. Temos o Plano A e o Plano B. Mas isso fica para o próximo post...

Piscina do hotel em Januária - MG

Piscina do hotel em Januária - MG

Brasil, Minas Gerais, Januária (P.N Cavernas do Peruaçu), Rio São Francisco

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior

Sobre Políticos e Escorpiões

Post seguinte Parque do Peruaçu, próximo à Januária - MG

Autorização Para Entrar no Peruaçu

Blog da Ana Observando o Buraquinho, próximo à Chapada Gaúcha - MG

Rumo ao Peruaçu

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 13/09/2017 | 08:20 por mariana Palumbo

    bom dia! estou pesquisando trilhas de 4x4 nessa região de Januária, sabe se ainda a estrada é de terra? e o desvio pelo areião ainda existe? seria interessante para mim.

    obrigada,
    Mariana.

  • 09/03/2013 | 00:11 por Hudsão

    Oi, estive na Chapada Gaúcha no ano passado. Fiz esse mesmo percurso, saindo de Januária. Esse mês de março, estarei voltando pra lá e desta vez quero conhecer o parque estadual Grandes Sertões Veredas, que fica nos arredores da cidade. Um abraço.

    Hudsão

    Resposta:
    Olá Hudsão

    Não deixe mesmo de conhecer esse parque nacional. É um tesouro, aí no norte das Minas Gerais

    Um grande abraço

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet