0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Saímos hoje cedo de Chapada Gaúcha em direção do nosso próximo Parque Nacional, o Peruaçú. Sabemos que ele está fechado à visitação, mas está no nosso caminho, não custa tentarmos. Um dia de muita estrada, portanto um dia perdido para trilhas e explorações. Assim sendo resolvemos aproveitar para conhecer duas comunidades em veredas que ficavam no caminho, o Vão do Buraco e Buraquinho.
Observando o Buraquinho, próximo à Chapada Gaúcha - MG
Paisagens sensacionais que lembram um pouco os tepuis venezuelanos, formações de chapadas com rios entrecortando, formando um vale muito peculiar, porém em tamanho miniatura. As montanhas não são altas e o rio entre as veredas está praticamente seco, principalmente nessa época do ano.
Atravessando a Vereda "Buraco" próximo à Chapada Gaúcha - MG
Seriam 160 km de terra e cascalho direto entre Chapada e Januária, então buscamos uma alternativa por Bonito de Minas, 10km mais longa, porém mais rápida, pois eram 22km de areia, muito mais confortável de andar e logo chegávamos em um belo e novo asfalto que interliga Bonito de Minas a Januária.
Estrada de areia em Bonito de Minas, entre Chapada Gaúcha e Januária - MG
Chegamos, nos alojamos em um hotel muito confortável com vista para o Velho Chico. O Rodrigo já esteve aqui há 15 anos e ficou decepcionado com o assoreamento do São Francisco, infelizmente fica claro que o rio está decadente e junto dele as comunidades e cidades ribeirinhas.
Praia do Rio São Francisco em Januária - MG
A praia do rio estava lotada, mas não conseguimos atravessar antes do sol se pôr, então nos restou trabalhar. Conversamos com o Rosivaldo, guia de ecoturismo indicado pelo hotel e já montamos para amanhã duas possibilidades:
Plano A – vamos até o ICMBio tentar encontrar o Evandro, Chefe do Parque Nacional Peruaçú. Com o nosso projeto podemos tentar uma liberação especial para entrada no parque. Vamos torcer para que ele esteja lá!
Plano B – vamos conhecer a Gruta dos Anjos, em Brejo do Amparo e o Pantanal formado pelo Rio Pandeiros, em pleno norte de Minas Gerais.
Projeto pronto, fotos e posts no ar, agora é só cruzar os dedos!
Ana, gostei dos seus comentários sobre a região de Chapada Gaúcha. Passei por lá durante a Expedição Sagarana, nas Trilhas da Coluna Prestes, em 1988, e percebi que por ali existia algo muito interessante. Tenho alguns comentário sobre esta região do noroeste de Minas no meu livro referente à expedição. Como na época não tivemos nenhuma informação detalhada, seguimos em frente. Agora vejo suas fotos do tal "Buraco e Buraquinho" e me animei em voltar lá. Quanto ao Peruaçu, sou frequentador desse maravilhoso paraíso desde 1984. Vale a pena conhecê-lo! Abraços.
Muito Lindo gostaria de conhecer esse lugar.
Olá, Saudações à todos! Gostaria que me fosse enviado o contato do chefe do Parque para que eu enviasse um pedido de autorização de visita. Sou de Montes Claros (cidade perto de Januária), gostaria muito de percorrer as trilhas da caverna.
Desde já, gratidão.
Olá Ana. Parabéns pelo projeto, as suas informações tem sido uma ótima referência para meus trabalhos. Estou saindo de Mateiros - To e vou passar no final desse mes no entorno do PARNA Peruaçu e seguir para Chapada Gaúcha, fazendo o caminho inverso do que vocês fizeram. Um abraço.
Hudsão
Resposta:
Maravilha Hudsão! Que orgulho saber que estamos podendo ajudá-lo no seu roteiro e trabalhos. Precisando de mais informações é só nos avisar! Abraços!
Nossa adoreii as fotos suaas!eu moro em januária e ja fui na gruta do brejo mto liindo lá,mas numca fui na do peruaçuu,adorei saber que voçês vieram conheçer a nossa regiãoo!amei as fotos!bjuz
Resposta:
Olá Polliana! Essa sua região é linda demais, o Peruaçú ainda não é muito divulgado pq o parque está fechado para visitação, mas daqui uns 2 anos no máximo vai abrir e vale a pena! Ainda faltou conhecermos aí o pequeno pantanal, que divem que é bonito tb! Esperamos vê-la sempre por aqui! Beijos =)
Prezada Ana,
Fabulosa viagem ! Por gentileza, você poderia me passar o nome e o e-mail do chefe do PARNA do Vale do Peruaçu ? Sou fotógrafo e tenho um projeto para esse lugar há muitos anos, creio que é hora de tentar. Me passe também o contato do guia Rosivaldo ! Ah ! Visite meu site, www.andremotta.fot.br
Obrigado ! Obrigado ! Obrigado !
Abraços do André Motta.
Resposta:
Olá André, os contatos já estão no seu email! O Peruaçú é maravilhoso, vale muito a pena tentar um projeto lá!
Que bom ter você aqui conosco!
Beijos
Ana
Olá Ana, eu e minha mulher estamos indo para o Peruaçu e depois Jalapão. Vc poderia me dar o e-mail do chefe do PN de Peruaçu? Soube que fazer trilhas dentro do PN somente com autorização dele e com guia.
Boa trip.
Resposta:
Oi Luis! Que delícia receber seus comentários, já conhece lugares que nós ainda não passamos. Sobre o Peruaçú, não é fácil conseguir permissão de entrada, pois além do plano de manejo não estar pronto, lá ocorrem eventualmente acomodações de terra. O ideal é que monte um pedido formal de liberação e envie para o Evandro, Chefe do PN, com 15 dias de antecedência pelo menos. (enviei o contato dele por email). Ele colocará um brigadista para acompanhá-lo. Se não conseguir entrada no parque, tem alguns lugares belíssimos no seu entorno que o Rosilvado, ótimo guia local, poderá levá-lo. Ele tem uma empresa de eco-turismo www.terrasertao.com.br.
Obrigada!
Bjs
Ana
Oi Ana e Rodrigo,
Fantástico este projeto dos 1000 dias e o estilo de vida de vocês. Parabéns!
Em outubro fiz um orteiro para visitar 3 PARNAS em MG, Serra da Canastra, Serra do Cipó e Peruaçu. Estou com dificuldade p/ entrar em contato com o PARNA. Saberia me dizer como contatá-los? Prático montanhismo, trekking, maratona e tenho um blog de trilhas no Vale do Paraíba e Liroral Norte SP. Att, Kleber Luz
Resposta:
Olá Kleber!
Belíssimos parques, passamos por todos nesse trecho da viagem! Vou passar para o seu email o contato do Chefe do PARNA do Peruaçú, ele talvez tenha os outros contatos para te passar. Outro bom canal é o site do ICMBio, lá você deve encontrar todos os contatos.
Boa expedição! Nos mande o link do seu blog.
Bjs!
Ana
Oi filha, cada buraco que voces encontram, né? beijos
Resposta:
Literalmente, neste caso, pai! Uns buracos lindos demais =))) Beijos!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet