0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
A famosa pintura rupestre da Batalha dos Homens sem Cabeça, no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
Voltamos hoje ao P.N da Serra do Catimbau para mais um dia de explorações. Há muito para se ver por lá e dois dias são pouco. O Márcio nos ajudou a montar um roteiro, considerando o pouco tempo que tÃnhamos. Escohemos ver um pouco de tudo, mas muito teve de ficar para a próxima. Do jeito que vai, já estamos ficando com um roteiro cheio para a segunda versão do 1000dias...
Passeando no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
O primeiro ponto da visita de hoje foi o canyon. Uma curta caminhada através da caatinga e de mais pedras com aparência de casco de tartaruga nos leva até um mirante de onde se pode admirar um grande canyon da região. Visão grandiosa. Na volta, passamos por pedras com formato de camelo e de cavalo marinho. Se a gente ainda não conseguiu ver esses animais em seus habitats, pelo menos em pedra já vimos!
O canyon no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
Depois, de carro, demos a volta pelo alto do platô e chegamos numa região conhecida como Chapadão. A visão do canyon e da planÃcie lá embaixo é ainda mais bonita deste lado. Dá aquela vontade de sair voando... Infelimente (ou felizmente), só ficamos na vontade.
Observando o canyon no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
Muito ar puro lá encima e aà nos embrenhamos na caatinga novamente. O Márcio vai nos enchendo de informações sobre os diversos usos medicinais das plantas do lugar e nós tentando decorar o máximo possÃvel A sensação é de sermos completamente analfabetos. A Ana promete um post sobre esse assunto. Pela quantidade de informações, poderia ser um livro. Plantas, chás, folhas, caules e raÃzes bons para tudo, de dor de cabeça à dor de dente, de cicatrização à aborto. Tem tudo lá! IncrÃvel imaginar como tudo isso foi descoberto. Tentativa e erro? Ou um canal direto dos pagés com os espÃritos? Vai saber...
Caminhando na caatinga no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
Batalha no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
A próxima atração foi a mais incrÃvel. Uma pequena e ao mesmo tempo maravilhosa pintura rupestre retratando uma batalha entre dois grupos de pessoas (duas tribos?). Como parte dos homens pintados está sem cabeça, o nome do painel é "Homens Sem Cabeça". É como se estivéssemos vendo, através do tempo, uma cena ocorrida ali há 5 mil anos, a batalha entre dois grupos, por território, água ou mulheres. É emocionante!
A Pedra Furada no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
Pedra da Igrejinha no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
Por fim, rumamos para outro dos cartões postais do parque, a Pedra da Igrejinha que tem com grande atração uma perfeita pedra furada, de formato oval. Mais um dos caprichos da natureza nesta região que nos surpreendeu pela beleza e variedade de atrações. Nesta viagem, estamos ficando muito mal acostumados, só passando por lugares bonitos. Assim, sempre temos grandes expectativas quando chegamos a um lugar novo. Alguns são bonitos, mas não tanto como esperávamos. Outros, como aqui, mesmo com nossas altas expectativas, ainda conseguem nos surpreender. Que bom que fechamos o ano num lugar como esse!
Observando o canyon no P.N da Serra do Catimbau, próximo à Buique - PE
Olá,
vou a Pernambuco em janeiro e gostaria de visitar o Catimbau. Ainda não consegui muitas informações. Viajo sozinha e gostaria de saber se é fácil encontrar um guia (ou uma guia de preferência), onde se hospedar em Buique, se as caminhadas são muito radicais.
(Adoro seus posts)
Fala Rodrigo!
E essas pinturas no Catimbau...
Alguns humanos muito parecidos com os da Capivara.
Qual a relação?
Ótimo ano pra vcs!!!
Resposta:
Olá LuÃs!
São bem parecidos com os da Capivara sim.
Assim como algumas pinturas no Lajedo do SÃtio Bravo, região de Cabaceiras - PB, também lembram muito algumas da Capivara. Na verdade, os povos daquela época circulavam e se frequentavam. Vários instrumentos de pedra cuja origem é o Piauà foram encontradas na ParaÃba e Pernambuco e vice-versa também! O mundo pré-histórico brasileiro é muito mais complexo do que imaginamos inicialmente.
Na sua próxima viagem ao nordeste, não deixe de visitar esses dois lugares (Catimbau e Lajedo do Pai Mateus). Sei que vcs vão adorar!
Abs e feliz ano novo!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet