0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
1400 dias de estrada e muita história para contar! Por mais que tentemos...
New Orleans, ou NOLA para os Ãntimos, é a cidade dos sonhos para qualqu...
O melhor brownie do mundo! Um presente de natal um tanto quanto estranho,...
MaurÃcio Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Salto dos 120 metros, no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, formado em 1961 pelo Presidente Juscelino Kubitscheck, chamava Parque Nacional do Tocantins e era 10 vezes maior que o atual, com quase 600 mil hectares, até as margens do rio Tocantins. Passaram os anos e as pressões polÃticas acabaram diminuindo aos poucos a área de reserva que hoje possui apenas 65 mil hectares. A área aberta a visitação é ainda menor, tornando o PARNA Chapada dos Veadeiros um dos parques menos acessÃveis do Brasil, fora da região amazônica. O plano de manejo feito há 20 anos ainda não foi implementado e as regras do parque mudam conforme troca a sua diretoria.
Vale do Rio Preto, no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
Hoje são duas trilhas disponÃveis aos visitantes, a trilha dos saltos e a trilha dos cânions, sendo que o cânion 1 está fechado. No plano de manejo estão previstas também as trilhas para as 7 Quedas, Carrossel e Fiandeiras, esta última cruza o parque da portaria de São Jorge até Cavalcante.
Fim de tarde no cerrado, no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
O Seu Wilson, nosso guia de 58 anos, foi nascido e criado na região. Garimpou muito cristal e pedras preciosas como diamante, esmeralda, etc. Durante a trilha ele nos explicou como funcionava o seu ofÃcio. Ele começou tarde, quando as regras do parque estavam arrochando a extração de pedras e procurando alternativas que sustentassem a população local. Nos anos 70 o Seu Wilson foi o primeiro guia na região, levando para as cachoeiras alguns turistas quem vinham das capitais brasileiras, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro.
Seu Wilson, nosso guia no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
Com um dia apenas, decidimos fazer a Trilha dos Saltos, com 4,5km de extensão que nos leva a mirantes maravilhosos para o cânion do Rio Preto, além dos saltos de 120m e 80m. Caminhamos em passo lento e tranquilo, seguindo o ritmo do Seu Wilson. Não há nada mais recompensador em uma trilha como esta do que ouvir a história contada por quem a viveu. Cada buraco que vÃamos ao nosso lado era um túnel cavado para extração de cristais. Diferentes tipos de solo, diferentes tipo de ferramentas, pá, martelo, picareta de bico e assim por diante. Tentavam de tudo, mas dependendo da densidade da rocha ia dinamite mesmo. A dinamite espantava todos os animais e o garimpeiro tinha que ficar um dia inteiro sem ir ao local, por risco de desabamentos.
Salto dos 120 metros, no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
Chegamos ao mirante do Salto dos 120m, que hoje pode ser visto apenas do alto. A primeira vez que o Rodrigo veio ao parque na década de 90 ele ainda pôde descer e nadar no poço. Seu Wilson nos conta que as regras do parque foram ficando cada vez mais restritas e que qualquer infração, tais como entrar no parque sem guia, andar fora das duas únicas trilhas ou mesmo ultrapassar os cordões de isolamento em poços ou mirantes podem acarretar multas de 900,00 e a suspensão por 30 dias e até 6 meses da sua licença de guia. Fiquei morrendo de vontade de pegar uma pedra de cristal do chão para levar para casa, são tantas... Porém arriscar uma multa ou mesmo ficar com a crise de consciência não dava. Eu sou apenas uma, já pensaram se todos que passam por ali fizerem o mesmo? Acabam-se as pedras, acabam-se as trilhas.
Nadando no poço do Salto dos 80 metros, no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
O Salto do Garimpão, também conhecido como o Salto dos 80m, é fantástico. Linda queda d´água com um poço imenso de águas escuras, frias e com muitos peixes. Quando chegamos lá nos deparamos com uma excursão imensa de adolescentes vindos de São Paulo de uma escola Waldorf. Os professores e guias que os acompanhavam estavam passados, tendo que fazê-los recolher todo o lixo que largaram no lugar. Fico impressionada, pessoas que já nasceram em uma época em que a preservação do meio-ambiente e a reciclagem de lixo são palavras de ordem, simplesmente ignorando esta regra básica.
Posando para fotos com o Chico, no Salto dos 80 metros, no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
Seguimos para a próxima atração, as corredeiras. Um trecho do rio que se formam alguns poços e buracos perfeitos para uma hidromassagem. A água um pouco mais quente, que menos profunda, é aquecida pelo sol. Final de tarde perfeito, sol ainda quente se pondo no cerrado e o céu mais azul que já vi até hoje. Uma recarga de energia espetacular.
Refresco nas corredeiras do Rio Preto, no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
Voltamos a São Jorge, vila base do Parque Nacional. Uma vila pequena com um charme diferente. Possui mais de 30 pousadas, com diárias para todos os bolsos (variam de 40 a 300 reais), além de restaurantes e lojinha de produtos naturais, cristais e etc. Enquanto comÃamos um pastel no lendário Bar do Pelé, eu encomendei de artesãos um amuleto de cristal com cordão de couro. Não poderia vir à chapada e sair sem nenhuma pedrinha.
Nadando em poço do Rio Preto, no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
Ficamos hospedados no Hostel Sucupira, não tem quartos de casal, mas é bonitinho e tem um preço mais palatável (40 reais por pessoa), um dos mais baratos da vila. E já que economizamos na estadia, resolvemos finalmente mudar o cardápio de comida caipira (arroz, feijão e frango caipira) e experimentar a nova risoteria que abriu na cidade. Um espaço de artesanato, boa música, arquitetura requintada e gastronomia apuradÃssima. Embora sejam meio caros os pratos podem servir tranquilamente duas pessoas. Brindamos à Chapada, à ótima companhia do nosso primo Chico e a um retorno (breve) para continuarmos explorando esta, que é uma das regiões mais belas do Brasil.
Época de florada dos "chuverinhos" no P.N Chapada dos Veadeiros, região de São Jorge - GO
oi ana ,só de olhar essas cachoeiras são energizante ,boa noite .
Resposta:
Verdade Cléo, e essa é melhor só olhar mesmo, pq é gelada pra caramba! hahaha! Beijooos
gostei muito.
muito legal as caxoera muito bonitas
Resposta:
Valeu! Bjs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet