0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
O fervedouro Alecrim, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão - TO
São Félix do Tocantins, mais conhecido como São Félix do Jalapão, é apenas uma passagem para a maioria dos turistas que vem de Palmas para Mateiros. Porém essa cidadezinha também tem seus atrativos turísticos. Chegamos no final da tarde, após a epopéia descrita no post anterior, tudo o que precisávamos era de um banho, uma bebida gelada e comida. Nos instalamos na Pousada Capim Dourado, dica do nosso amigo e leitor Luis.
Nossa pousada em São Félix do Tocantins, no Jalapão - TO
As coisas estavam meio confusas ali, pois a Antonia teve que sair para cuidar do marido que tinha acabado de se acidentar de moto. Tomamos um banho rápido e cruzamos a rua para a pracinha onde Greycieni tem uma lanchonete e pizzaria. Sua irmã Luiza estava tomando conta e preparou para nós um misto quente e um pastel de carne, nem preciso dizer que estavam deliciosos, com a fome que eu estava! Rsrsrs! Brindamos o nosso feito com uma merecida cerveja gelada! Demos uma assuntada e não perdemos tempo, fomos aproveitar o fim de tarde para receber a nossa merecida recompensa: conhecer as maravilhas deste Jalapão!
Transporte por burros, ainda muito comum em em São Félix do Tocantins, no Jalapão - TO
Fervedouros são relativamente comuns por aqui, mas eu nunca tinha ouvido falar. O Rodrigo tentou me explicar o que era. Uma nascente de água que você vê a água brotando da areia, pode se banhar e não consegue afundar. Eu já havia visto algumas nascentes em Bonito – MS, mas não tentei ficar pulando em cima dela para afundar. Chegamos ao Fervedouro do Alecrim, pertinho da cidade, na mesma direção da Prainha. Um lago com um fundo de areia branca em torno de um bananal, o povo costuma plantar banana nessas áreas mais encharcadas e de água morna.
Nadando no fervedouro Alecrim, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão - TO
O Rodrigo entrou e ficou esperando a minha reação. Água transparente, caminhei para o centro do lago, onde vemos o chão de areia e logo o pé afundou e não achei o fundo! O pé afunda na areia, uma espécie de areia movediça, mas ainda menos densa. Dá uma agonia no começo medo de enfiar o pé lá, sabe lá o que tem no fundo! Aos poucos fui tomando coragem e logo já estava enfiando a mão e a cabeça para tentar afundar. É muito engraçado, uma experiência completamente estranha para os nossos sentidos. Olhamos um fundo e não conseguimos pisar nele, pegamos na areia e não conseguimos senti-la. Tentamos e não conseguimos afundar, esse negócio mexe com a nossa lógica, muito doido!
Tentando afundar no fervedouro Alecrim, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão - TO
Dali seguimos para a prainha, nas margens de um rio próximo ao Alecrim, já no caminho de volta para São Félix. A praia já tem iluminação e tudo, mas estava apagada hoje, vazia, só eu e o Rodrigo. Demos um tchibum gostoso, lavamos a alma e fugimos das muriçocas do fim da tarde.
A prainha, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão - TO
Antonia voltou à pousada e preparou uma comidinha caseira para nós, os esfomeados que não viam a cor de um bom prato há uns dois dias. Rsrsrs! Depois disso fui até a lanchonete e fiquei conversando com Wesley e Fernanda, que trabalham na Secretaria do Meio Ambiente em Palmas e estão aqui a trabalho. Conheci também Greycieni, super envolvida nos assuntos da comunidade e do desenvolvimento turístico da cidade. Ela foi até a Chapada Diamantina, referência de ecoturismo no Brasil, para aprender mais sobre infra-estrutura, serviços e atendimento turístico a convite do Governo Federal. São Félix ainda está começando mas tem um futuro promissor! Mais um cantinho bacana desse Brasilzão.
Divertindo-se no fervedouro Alecrim, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão - TO
Estou buscando o contato da pousada em são felix, você poderia compartilhar?
Olá, sou jalapoeiro de São Félix!
Muito boa a descrição sobre a cidade, por alguns instantes me vi passeando por lá novamente!
De fato a cidade, assim como toda a região é muito bonita e rica em peculiaridades, no entanto, o acesso continua muito complicado.
Atento a isso, a todos que desejarem conhecer o Jalapão, alerto que um turismo cansativo e desprovido de conforto, entretanto depois de superado tais barreiras, é só parar e aproveitar os muitos rios, cachoeiras, fervedouros, dunas, contemplação de serras e morros, além de conhecer a população local ( grande parte dela formada por descendentes de quilombolas).
Acho que vale a pena.
Parabéns pelo blog.
Ps: Está convidada a retornar a nossa querida São Félix.
Resposta:
Obrigada Rafael! Saudades da sua terra, o Jalapão é uma das riquezas naturais desconhecidas por muitos brasileiros. Adoro e com certeza voltaremos!!! Abraços!
ola..estou indo para o jalapao, mais tenho varia s duvidas, gostaria d e ajuda..!!Grata!
Resposta:
Olá Rosangela! Jalapão é lindo, me mande aqui suas dúvidas que nós ajudamos você. Bjs!
eu amo o jalapão, são Félix é bom demais, eu enfrento essas estrada do jalapão muitas vezes no ano...conheço muito bem a região.
Resposta:
Oi Ricardo! É mesmo uma terra maravilhosa! Sou louca para enfrentar essas estradas novamente! rsrs! Obrigada pela visita! Bjos!
Por alguns minutos viajei por lugares maravilhoso,
você é muito simpatica, ta de parabéns o blog
Resposta:
Obrigada Ed! Que bom q vc nos encontrou por aqui, espero que continue viajando conosco, temos ainda toda uma América pela frente! =) Bem vindo à bordo! Bjs!
tah linda e tem um corpo escultural
Resposta:
opa! obrigada, são seus olhos.
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet