0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
No nosso caminho de subida pelo México passamos por alguns Pueblos Mágicos como a cidade de Comitán de Rodriguez e San Cristóbal de las Casas em Chiapas, Tequila no estado de Jalisco e Loreto na Baja California.
Caminhando em Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
Pueblo Mágico é um programa desenvolvido pela Secretaria de Turismo do México para cidades com potencial turístico por sua riqueza cultural, relevância histórica e beleza natural. As cidades possuem características como a forte influencia do passado indígena, grandes legados arquitetônicos e históricos do período colonial espanhol, a preservação de tradições seculares e ancestrais ou sítios de relevância na história do México. Para facilitar a vida dos turistas e garantir o clima aconchegante de um pueblo mágico, as cidades eleitas para o programa devem ter abaixo de 20 mil habitantes e estarem localizadas a menos de 200km por estrada de um grande destino turístico.
A linda região de Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
No nosso regresso a solos mexicanos alguns destes pueblos também estão no roteiro, porém um deles não estava previsto na rota, por pura falta de informação. Foi Gera, um amigo brasileiro que vive aqui no México, que nos salvou da ignorância geográfica e alumiou nossos caminhos rumo a um dos lugares mais mágicos que já visitamos nestes 1000dias, a pequena cidade de Real de Catorce.
Chegando à Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
Real de Minas de Nuestra Señora de la Limpia Concepción de Guadalupe de los Álamos de Catorce está localizada a 2.750m.s.n.m, nas montanhas da Sierra de Catorce em meio à Sierra Madre Oriental. Desde 1.772, Real, para os íntimos, já era um pequeno povoado mineiro e apenas em 1.777 recebia oficialmente o nome de “Los Catorce”. O nome curiosamente surge por ser nesta região onde atuava um grupo de 14 bandidos que roubavam dos ricos para ajudar aos pobres, uma versão mexicana do bando de Robin Hood.
Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
Foi apenas em 1.779 que começou a verdadeira extração de prata na região, quando milhares de garimpeiros e aventureiros se embrenharam por caminhos inexistentes para tentar enriquecer nestas novas minas de esperança no deserto potosino, no norte do México. Em 1.803 Real de Catorce já era a segunda maior cidade de produção/extração de prata da Nova Espanha.
Luz de fim de tarde em Real de Catorze, Pueblo Mágico ao norte do México
No final do século XIX a cidade chegou ao seu auge, com mais de 15 mil habitantes e uma elite espanhola riquíssima, grandes fazendas e pequenos palácios aos pés das minas desfrutavam de todo o luxo vindo do continente europeu. No início do século XX o preço da prata despencou e a cidade foi praticamente abandonada, criando assim mais uma atração turística para os que passam por ali, o Pueblo Fantasmo.
Caminhando pelas ruas de pedra de Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
O acesso mais direto para a cidade se dá por um túnel de 2,3km abertos pela mineração no meio da montanha, liberado ao acesso público no ano de 1901. Naquela época apenas os grandes senhores e mais nobres visitantes podiam passar por este caminho. Cruzamos o estreito túnel sem acreditar no que víamos, mal sabíamos que este era um verdadeiro portal para um mundo mágico que estávamos prestes a conhecer.
O incrível túnel na rocha que dá acesso à Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
A pequena cidade hoje possui pouco mais de 1.300 habitantes que seguem suas vidas quase como se estivessem a 2 séculos atrás. A prata se foi e o turismo chegou dando nova vida à pequena cidade, mas sem mudar os seus hábitos, tradições e afazeres cotidianos. Aqui o turismo se adaptou aos antigos hábitos e passou a consumi-los: os homens cavalheiros, com seus chapéus ajeitam seus cavalos para passeios pelas montanhas e desertos. Mulheres cuidam das casas, vendem gorditas, pães, queijos e seus artesanatos, enquanto crianças correm pelas ruas, curiosos com os turistas que hoje já são, sabidamente, sua nova fonte de renda.
Manhã de ceú azul em Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
A cidade nunca foi totalmente abandonada graças à sua importância religiosa para o povo cristão e Huichol. A peregrinação católica acontece em outubro para o São Francisco de Assis e durante todo o ano a região recebe indígenas, culminando na primavera, quando milhares de wixakiras visitam o Deserto de Chihuahuan. O principal ponto de culto e peregrinação para a cultura Huichol nesta região é o Cerro El Quemado, centro do universo na sua cultura, onde teria nascido o Deus do Fogo, Tatewari.
Interior da igreja matriz de Real de Catorze, Pueblo Mágico ao norte do México
No deserto, que se vê do alto do Quemado, eles acreditam estar localizados espelhos ou portais que dão acesso a outra dimensão. Há pouco tempo grandes empresas de mineração começaram a mapear a área com novas tecnologias de leitura aérea, onde descobriram novas reservas de ouro e prata e sim, exatamente onde estão estes portais wixarikas (Huichol), lugares sagrados para a sua cultura e onde se dá a comunicação com os seus Deuses e o mundo espiritual.
A bela região ao redor de Real de Catorze, Pueblo Mágico ao norte do México
Em 2001 a região foi designada um Sítio Sagrado Nacional do estado de San Luis Potosí, porém em 2009 uma corporação canadense comprou os direitos de exploração subterrânea para as riquezas minerais da área, sendo 80% das terras dentro da área de proteção ambiental.
Aos que, como eu e as nações indígenas, acreditam no planeta terra como um ser vivo, onde suas rochas e minerais podem representar pontos energéticos de equilíbrio deste corpo, banhado por rios, como suas artérias e florestas como os seus pulmões, a exploração e destruição de um lugar como este é um prejuízo inestimável não apenas para a cultura Huichol, como para todos os seres humanos. O mundo está adoecendo, o desequilíbrio entre homem e natureza não se vê apenas nas toneladas de lixo que estamos produzindo e lançando ao mar, alimentando peixes e pássaros, mas também no esgotamento das matérias primas que formam e dão equilíbrio a energia da Terra.
Um belo cactus no deserto da região de Real de Catorze, Pueblo Mágico ao norte do México
A população de Real de Catorce, unida à comunidade Huichol e ONGs ambientais, está engajada neste assunto tentando parar a reabertura das minas e abertura de novas minas na região. A luta, porém, é muito desigual no mundo atual, onde a exploração e a sede por lucratividade das grandes empresas mineras, que contam com assistência legal especializada, passam por cima da sabedoria e conhecimento deste povo antigo e de toda uma cultura para benefício privado. Isso não está ocorrendo apenas aqui, infelizmente, são várias frentes da grande mineração que está chegando para destruir não apenas a natureza, mas diversas culturas que dependem deste meio para sobreviver.
Charmoso restaurante de pedra em em Real de Catorce, pueblo mágico no nordeste do México
Delicioso aperitivo feito com flores de cactus, em restaurante de Real de Catorce, pueblo mágico no nordeste do México
Chegamos a Real sem saber exatamente o que encontraríamos e nos deparamos com um lugar cheio de histórias, lendas, cultura e natureza. Após um jantar delicioso no Mesón de la Abundancia, provando botanas de flor de cactos, decidimos explorá-la mais de perto em uma cavalgada mágica que nos levou pelos caminhos da cultura do deserto potosino. Aguardem cenas dos próximos capítulos!
Cavalos prontos para nossa cavalgada na região de Real de Catorce, pueblo mágico no norte do México
ESTOU ACOMPANHANDO UMA CANAL NO YOUTUBE *" DIÁRIO DE MOTOCHILEIRO" ELE ESTÁ FAZENDO AS AMERICAs EM UMA... BIZ 125. acreditem uma honda biz 125. Passou em Real de catorce esses dias. lembrei de vcs!!!!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet