0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Nosso "motorisra" nos levar para passear de dogsleding em Ilulissat, na Groelândia
A paisagem se transforma quando o sol resolve dar o ar da graça acima do círculo polar ártico. As cores se destacam, contrastando com o branco e os tons de azul do céu, do mar e das geleiras formam um verdadeiro arco-íris polar, colorindo o cenário frio e sem cor dos últimos dias.
Pequenos icebergs compões a magnífica paisagem da praia de Ilulissat, na Groelândia
O mar gelado em frente ao nosso hotel em Ilulissat, na Groelândia
Um dos fatos impressionantes sobre Ilulissat é o número de cachorros que vivem aqui. A cidade de quase 5.000 habitantes possui em torno de 3.500 cachorros! Huskies groenlandeses puros são um orgulho para os inuits, que por muito tempo dependeu apenas deles para o seu transporte. Hoje além do turismo, os trenós puxados por cachorros ainda são utilizados pela população mais tradicional para caça e pesca no gelo.
Cães em disparada, puxando o nosso trenó em Ilulissat, na Groelândia
Muny, nosso motorista do dog sled, nos conta que trabalhou duro para comprar os seus 15 cães. Faz 6 meses que ele está com a sua matilha que custou em torno de 1.500 dólares, um valor alto para os inuits. A raça pura conhecida como Greenlandic Huskie é muito forte e está super acostumada com o frio.
Cães em disparada, puxando o nosso trenó em Ilulissat, na Groelândia
Eles comem uma vez ao dia, a base da sua alimentação é o peixe e eventualmente ração. Ficamos preocupados, pois ouvimos falar de criadores que machucam os animais e fazem dieta forçada para que eles trabalhem mais. Aqui não é o caso, segundo Muny, os cachorros ficam muito felizes, pois além de ganharem uma refeição extra no dia de trabalho, vão poder correr e se exercitar em vez de ficarem parados.
Passeio de dogsleding nas lindas paisagens de Ilulissat, na Groelândia
A matilha sempre tem um líder, geralmente o que escuta melhor os comandos do dono, no nosso caso é uma fêmea menorzinha que tem bom ouvido e puxa o grupo. O passeio é animal, foi amor ao primeiro solavanco! O trenó desliza fácil sobre a neve e pega velocidade facilmente. No caminho os nossos cães se embananaram com os cães do trenó que estávamos ultrapassando, um nó difícil de soltar, ainda mais em movimento!
A inspiradora pista de dogsleding na periferia de Ilulissat, na Groelândia
Percorremos a avenida de trenós em direção às montanhas em um circuito de pouco mais de uma hora, beirando as montanhas e chegando até o aeroporto. Uma pausa para os cachorros descansarem, beberem um pouquinho de neve, enquanto nós tomamos um chazinho quente. O vento gelado judia das pontas, dedos, nariz e orelhas ficam logo amortecidos, mas a diversão é tanta quase nem sentimos! Passeios mais longos exigem o aluguel de roupa feita com a pele de foca, uma facada, mas é necessária se você não quiser voltar para casa feito um greenlandic picolé!
Felizes da vida, andando de dogsleding nas planícies geladas de Ilulissat, na Groelândia
Viajando com tempo podem ser planejados passeios de trenós por 3, 5 e até 7 dias, passando por vilas inuits mais afastadas, dormindo no gelo e incluindo outras paisagens e atividades como pesca no gelo, etc. Deve ser uma experiência de outro mundo, passar horas e horas deslizando sobre um deserto de gelo, isolados de tudo! Mais um item para o bucket list!
Aproveitando o lindo dia para passear de dogsleding em Ilulissat, na Groelândia
Os melhores meses para o dog sledding são fevereiro, março e abril, mas vale uma visita ao site www.greenland.com/us para conferir a disponibilidade dependendo da região que você irá visitar. Indo para a costa leste rola até tirar uma carteira de motorista de dog sled. Não será muito útil no Brasil, mas com certeza será divertido!
Meio de transporte moderno em Ilulissat, na Groelândia
O planejamento do dia começava com um passeio de barco pela Disko Bay até a boca do Icefjörd, mas por incrível que pareça o clima não estava do nosso lado. Dia lindo, mas com um forte vento norte, que torna a navegação entre os icebergs muito mais perigosa. O barco cancelou o passeio. Impossível conter a frustração, tudo o que eu conseguia pensar era que com certeza voltarei para a Groelândia muito antes do que eu estava imaginando!
Barco navega entre blocos de gelo em Ilulissat, na Groelândia
Andamos pela cidade com um final de tarde maravilhoso! Os icebergs em frente à praia da Zion´s Church estavam lindíssimos!
Passeio na "praia" gelada de Ilulissat, na Groelândia
Cruzamos a baía congelada no porto de Ilulissat caminhando entre os pescadores e estivadores, que se preparavam para a próxima pescaria.
Trabalhando no porto de Ilulissat, na Groelândia
De repente me bateu um desespero, uma vontade imensa de sair andando e fazer o tempo parar! Um país tão imenso, tão selvagem e nós não conseguimos nem começar a explorá-lo! “Aqui na Groelândia é assim, você faz o que o clima permitir”, me disse Tânia da agência de turismo, em algum momento do nosso dia.
Caminhada pela praia congelada de Ilulissat, na Groelândia
Enquanto o Rodrigo foi para o hotel, eu enfrentei o frio e continuei caminhando. O vento forte e cambaleante não me intimidava mais e a cada minuto eu me dava mais conta de que eu simplesmente não queria ir embora. Serão as lembranças da minha vida de esquimó? Ou a minha passagem pela Groelândia com a frota Viking? Hahaha! Difícil adivinhar, só sei que nos veremos novamente e não irá demorar.
Pôr-do-sol majestoso às 10:20 da noite em Ilulissat, na Groelândia
Em um dos entardeceres mais lindos que já vi na vida, o sol se despede detrás das montanhas na Disko Bay.
Maravilhoso fim de tarde junto aos iglus modernos do nosso hotel em Ilulissat, na Groelândia
Groenlândia, corrigindo o nome do país!
Resposta:
Olá Marcelo! O nome Groelândia também pode ser escrito e falado Groenlândia ou ainda Gronelândia, em gronelandês Kalaallit Nunaat, "nossa terra"; em dinamarquês: Grønland, "terra verde". Abraços!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet