0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Maurício Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
O Museu Guggenheim, na 5a Avenida, em Nova Iorque - Estados Unidos
Escolher um entre tantos museus nesta cidade é quase uma afronta ao universo cultural e artístico que forma a aura de Nova Iorque. Inúmeras galerias e museus como o National Museum of the American Indian, Museum of Jewish Heritage, Chinese in America, Whitney Museum of American Art, Skyscreaper Museum, Museum of Sex, Rubin Museum of Arts, Museum of Modern Art, American Museum of Natural History, Neue Galerie, New Museum of Contemporary Arts, Museu das Finanças Americanas, Museu da Cidade de Nova Iorque e o grandioso Metropolitan Museum of Art (ufa!), isso para citar apenas alguns deles. Então, se você não mora em Nova Iorque ou não veio passar um mês rodando apenas pelos seus museus, terá que escolher.
Em frente ao Metropolitan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos
O Museu de História Natural e o Metropolitan são imperdíveis, o que facilita um pouco a decisão. Porém a melhor forma de decidir é definir qual é o seu maior interesse, com que tipo de arte, história ou cultura você se identifica mais e pronto. Ir a um museu só por que o guia ou alguém lhe disse, pode ser perda de tempo. A arte ou o tema a ser explorado deve ressonar com a sua personalidade, cultura e história de vida.
Interior do Guggenheim, na 5a Avenida, em Nova Iorque, nos Estados Unidos
Nós temos andado por alguns museus, geralmente ligados à história, antropologia e afins, para entrarmos na cultura e na história dos países e cidades por onde estamos passando. Aqui em Nova Iorque a atmosfera pulsante e inventiva da cidade nos levou a visitar um dos mais renomados museus do mundo voltado à arte Moderna e Contemporânea, o Solomon R. Guggenheim Museum.
Visitando o Guggenheim, na 5a Avenida, em Nova Iorque, nos Estados Unidos
O Guggenheim reuniu diferentes coleções particulares de peças produzidas a partir do final do século XIX, até os dias de hoje. Quadros puramente abstratos da coleção de Solomon R. Guggenheim's, de sua sobrinha Peggy Guggenheim's com esculturas e pinturas surrealistas e abstratas e uma gama imensa de arte impressionista, pós-impressionista, minimalista e conceitual de artistas de diversos países, do Japão, Europa e Estados Unidos, representam a arte mundial.
Interior do Guggenheim, na 5a Avenida, em Nova Iorque, nos Estados Unidos
"Art of Another Kind” é a exposição de artistas abstratos do período pós-guerra, entre 1949 a 1960, um momento de transição de culturas e muita arte experimental. Os artistas buscavam uma nova forma de expressar seus medos, angústias e aspirações para o mundo, quebrando conceitos tradicionais e utilizando novas técnicas para ampliar suas fronteiras artísticas. Cores, movimentos, luzes e novos materiais colocados de forma aparentemente aleatória, imprimem nas telas a psique e as emoções vividas naquele período.
Interior do Guggenheim, na 5a Avenida, em Nova Iorque, nos Estados Unidos
Outro destaque é a exposição dedicada exclusivamente ao artista russo Vasily Kandinski, um dos pioneiros da arte abstrata, com obras entre 1911 e 1913. A ambição de Kandinski era integrar outras formas artísticas como a música e a literatura em sua obra, promovendo uma troca de sentidos e instigando a sua audiência a ouvir um quadro, ou ver as cores e formas das notas musicais. Uma viagem especial neste universo abstrato moderno.
Não posso terminar este post sem citar aqui a obra de arte que é o próprio edifício onde está localizado o museu. Primeiro projeto do arquiteto Frank Lloyd Wright erigido na cidade de Nova Iorque, no ano de 1953. Sua forma circular e uma rampa quase infinita faz a visita ainda mais lúdica e interessante. Infelizmente não podemos fotografar as exposições, mas espero ter conseguido instigá-los a visitar e conferir o museu pessoalmente! A exposição “Art of Another Kind” vai de 8 de junho a 12 de setembro de 2012, ainda está em tempo!
Veja aqui mais informações e um vídeo sobre a exposição.
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet