0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
1400 dias de estrada e muita história para contar! Por mais que tentemos...
New Orleans, ou NOLA para os Ãntimos, é a cidade dos sonhos para qualqu...
O melhor brownie do mundo! Um presente de natal um tanto quanto estranho,...
MaurÃcio Furlan (13/08)
Boa tarde Ana tudo bem? Estou me programando para uma viagem e quero conh...
Xalaco (03/07)
Oi! Parabéns pelo site. Desde pequeno meu pai me chamava de Xalaco! Meu ...
Marco ( Marquinho ) (08/06)
olá boa noite meu nome é marco codinome marquinho hoje com 45 anos tec....
Henrique Faria (30/03)
Excelente seu blog. Coisa rara na Net, escrito com capricho, como a nossa...
Adi Barbosa (23/03)
Parabéns pela viagem a nossa cidade. São Thomé das Letras, especialmen...
Arte rupestre em baixo relevo, tradição Itacoatiara, em Ingá - PB
Começamos a nossa jornada de volta ao litoral. Confesso que desta vez, deixo o sertão com uma vontade de não ir... uma saudade de ficar... Mas temos que continuar a viagem, continuar explorando e conhecendo as Américas.
Visitando a famosa pedra com arte rupestre em Ingá - PB
Ainda antes de chegarmos novamente na costa, passamos pela região Campina Grande, a segunda maior cidade da ParaÃba, centro de tecnologia da computação e eletrônica. Os melhores cursos e indústrias eletro-eletrônicas do nordeste estão sediadas aqui. Há apenas alguns quilômetros encontramos o pequeno municÃpio de Ingá, onde foram descobertas as mais importantes inscrições pré-históricas em baixo relevo do mundo.
Ossos de Preguiça Gigante em museu em Ingá - PB
Às margens do rio, onde uma pedreira extraÃa paralelepÃpedos para as ruas de João Pessoa, foi encontrada a Pedra do Ingá. É impressionante a perfeição dos desenhos e sÃmbolos inscritos nesta pedra. Desenhos de lagarto, homens, espirais e até uma espiga de milho aberta estão ali. Este último foi adotado como o sÃmbolo da cidade, incluÃdos no seu brasão e bandeira. A pedra foi descoberta na década de 40, possui aproximadamente 5 x 2m e está isolada de qualquer outra ocorrência semelhante. As pinturas rupestres da Pedra do Ingá são únicas no mundo! Por isso toda a pictografia em baixo relevo encontrada no Brasil recebeu uma mesma denominação, sendo conhecidas como a tradição Itacoatiara.
Arte rupestre em baixo relevo, tradição Itacoatiara, em Ingá - PB
O Seu Renato foi o primeiro a cuidar deste local, trazido pelo Governador e Prefeito há 23 anos, ele conhece a história da região como ninguém. Vários historiadores e arqueólogos que passaram por ali registraram a dedicação de Seu Renato a este Patrimônio Histórico da Humanidade. Hoje um parque municipal o balneário à margem do rio de Ingá passou a ser mantido pela prefeitura, com uma funcionária responsável há apenas 8 meses, empenhada em aprender sobre a (pré) história do local. O único sustento de Seu Renato agora é o bar e a banquinha com alguns livros e camisetas do Ingá.
Riacho ao lado da pedra com arte rupestre em Ingá - PB
Partimos finalmente do sertão, ainda mais apaixonados e saudosos. Chegamos à Ilha de Itamaracá a tempo de um almoço à beira do mar, em frente à Coroa do Avião, no restaurante da cigana Euzira. Fim de tarde, o sol se pôs e nós voltamos à trabalhar. O tempo mudou... parece que vem chuva... Será que chove amanhã?
Barco leva e trás pessoas para a Coroa do Avião, em Itamaracá - PE
Anna,parabens pelas matérias ricas colhidas nesse imensidão brasileira.
Nesta,da Pedra do Ingá,muitos,ainda não deciflaram a insignia escrita,Em muitas vezes,parece com ideograma chines e koreana que em alguns pode ler,"mulher,mão,unha ou sangue,antigo,pequeno,dentro,etc.se é que estejo certo.
Abraços
Resposta:
Olá Luiz! Adoramos a Pedra de Ingá, vimos muitas pinturas rupestres por todo esse sertão, mas essas são realmente especiais. Já pensou se tem a ver com a cultura oriental mesmo? mto doido! Se tiver novidades sobre o caso nos avise! Bjs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet