0 A Pedra do Ingá - Blog da Ana - 1000 dias

A Pedra do Ingá - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

A Pedra do Ingá

Brasil, Paraíba, Ingá, Pernambuco, Itamaracá

Arte rupestre em baixo relevo, tradição Itacoatiara, em Ingá - PB

Arte rupestre em baixo relevo, tradição Itacoatiara, em Ingá - PB


Começamos a nossa jornada de volta ao litoral. Confesso que desta vez, deixo o sertão com uma vontade de não ir... uma saudade de ficar... Mas temos que continuar a viagem, continuar explorando e conhecendo as Américas.

Visitando a famosa pedra com arte rupestre em Ingá - PB

Visitando a famosa pedra com arte rupestre em Ingá - PB


Ainda antes de chegarmos novamente na costa, passamos pela região Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, centro de tecnologia da computação e eletrônica. Os melhores cursos e indústrias eletro-eletrônicas do nordeste estão sediadas aqui. Há apenas alguns quilômetros encontramos o pequeno município de Ingá, onde foram descobertas as mais importantes inscrições pré-históricas em baixo relevo do mundo.

Ossos de Preguiça Gigante em museu em Ingá - PB

Ossos de Preguiça Gigante em museu em Ingá - PB


Às margens do rio, onde uma pedreira extraía paralelepípedos para as ruas de João Pessoa, foi encontrada a Pedra do Ingá. É impressionante a perfeição dos desenhos e símbolos inscritos nesta pedra. Desenhos de lagarto, homens, espirais e até uma espiga de milho aberta estão ali. Este último foi adotado como o símbolo da cidade, incluídos no seu brasão e bandeira. A pedra foi descoberta na década de 40, possui aproximadamente 5 x 2m e está isolada de qualquer outra ocorrência semelhante. As pinturas rupestres da Pedra do Ingá são únicas no mundo! Por isso toda a pictografia em baixo relevo encontrada no Brasil recebeu uma mesma denominação, sendo conhecidas como a tradição Itacoatiara.

Arte rupestre em baixo relevo, tradição Itacoatiara, em Ingá - PB

Arte rupestre em baixo relevo, tradição Itacoatiara, em Ingá - PB


O Seu Renato foi o primeiro a cuidar deste local, trazido pelo Governador e Prefeito há 23 anos, ele conhece a história da região como ninguém. Vários historiadores e arqueólogos que passaram por ali registraram a dedicação de Seu Renato a este Patrimônio Histórico da Humanidade. Hoje um parque municipal o balneário à margem do rio de Ingá passou a ser mantido pela prefeitura, com uma funcionária responsável há apenas 8 meses, empenhada em aprender sobre a (pré) história do local. O único sustento de Seu Renato agora é o bar e a banquinha com alguns livros e camisetas do Ingá.

Riacho ao lado da pedra com arte rupestre em Ingá - PB

Riacho ao lado da pedra com arte rupestre em Ingá - PB


Partimos finalmente do sertão, ainda mais apaixonados e saudosos. Chegamos à Ilha de Itamaracá a tempo de um almoço à beira do mar, em frente à Coroa do Avião, no restaurante da cigana Euzira. Fim de tarde, o sol se pôs e nós voltamos à trabalhar. O tempo mudou... parece que vem chuva... Será que chove amanhã?

Barco leva e trás pessoas para a Coroa do Avião, em Itamaracá - PE

Barco leva e trás pessoas para a Coroa do Avião, em Itamaracá - PE

Brasil, Paraíba, Ingá, Pernambuco, Itamaracá, pinturas rupestres, Itacoatiara, Pedra do Ingá

Veja todas as fotos do dia!

Não se acanhe, comente!

Post anterior Dentro da Pedra do Capacete, no Lajedo do Pai Mateus, região de Cabaceiras - PB

Roliúde Nordestina

Post seguinte Visitando o Projeto Peixe-Boi, na ilha de Itamaracá - PE

Projeto Peixe-Boi

Blog do Rodrigo Arte rupestre em baixo relevo, tradição Itacoatiara, em Ingá - PB

A Incrível Pedra de Ingá

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 11/08/2011 | 10:07 por Luiz

    Anna,parabens pelas matérias ricas colhidas nesse imensidão brasileira.
    Nesta,da Pedra do Ingá,muitos,ainda não deciflaram a insignia escrita,Em muitas vezes,parece com ideograma chines e koreana que em alguns pode ler,"mulher,mão,unha ou sangue,antigo,pequeno,dentro,etc.se é que estejo certo.
    Abraços

    Resposta:
    Olá Luiz! Adoramos a Pedra de Ingá, vimos muitas pinturas rupestres por todo esse sertão, mas essas são realmente especiais. Já pensou se tem a ver com a cultura oriental mesmo? mto doido! Se tiver novidades sobre o caso nos avise! Bjs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet