0
arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha
Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela
Jhonny Campanelli (23/01)
Oii Então se for com passaporte brasileiro o visto e necessário, mas e...
Leonardo (23/01)
A Mei suas aventuras isso é a coisa mas bela que o homen superou sem fro...
Anabela Gama Carmo (21/01)
Li o seu relatório sobre a sua ida a Valle Viñales e a sorte que tivera...
Marco (20/01)
Parabéns pelo blog e pelas viagens..as fotos são muito bem elaboradas e...
BRUNO DE OLIVEIRA BEILICH (20/01)
Você sabe dizer qual o primeiro horario de saida tanto de Chiquila como ...
Lagoas começam a aparecer entre as dunas nos Lençóis Maranhenses - MA
Vocês têm que comer o camarão da Luzia! Esta foi uma das frases mais ouvidas quando falamos que iríamos ficar em Atins, nos Lençóis Maranhenses. Este restaurante fica no Canto de Atins, há uns 8 km da vila onde estávamos hospedados.
Bela paisagem vista do alto da duna em Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Ontem mesmo conhecemos um casal que havia acabado de chegar direto de São Paulo, Eduardo e Mel, além de super parceiros, uma ótima para tentarmos barganhar os preços dos passeios, que chegam a ser proibitivos. 50 reais por pessoa em uma Toyota para andar 25km é demais! Por isso decidimos sair andando para a Luzia e depois tentar encontrar alguma alternativa mais barata para conhecer a outra grande atração da região, a Lagoa Verde.
Com o Edu e a Mel, em Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Eduardo e Mel se conheceram há 3 anos na Praia do Espelho, ela morou sozinha desde os 11 anos quando trabalhava como modelo. Depois passou por uma fase hippie, morando em comunidades alternativas e hoje estuda design em São Paulo. Uma experiência de vida e tanto para uma garota de apenas 23 anos! Eduardo é um empresário paulista super empreendedor na área de turismo. Tudo o que você perguntar ele já teve ou fez! É daqueles idealistas corajosos e apaixonados pelo seu trabalho. Eles tiraram alguns dias para conhecer os Lençóis, vindos da loucura de São Paulo e aterrissando aqui nesta calmaria de Atins, loucos para fazer um intensivão de natureza aqui nesse lugar maravilhoso.
Cruzando a Ponta do Mangue em direção ao Poço das Pedras, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Intensivão é com a gente mesmo! Logo toparam se unir à nossa caminhada e se entregar aos quilômetros de praias, lagoas, pântanos e dunas. Foi uma sintonia muito bacana! Exploramos, conhecemos e viramos aquele Atins do avesso até avistar ao longe a cabana da Luzia, nosso objetivo do dia. Falamos de tudo, mercado, negócios, turismo, roteiros, viagens, espiritualidade e tudo mais o que possam imaginar.
Caminhando sobre as dunas em direção ao Restaurante da Luzia, no Canto do Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Depois dos 8km de caminhada, chegar ao restaurante da Luzia é quase como chegar a um oásis. Água de coco tirada do pé, redes à disposição e o principal, a Luzia, querida e atenciosa nos recebendo de braços abertos. Enquanto Luzia preparava os nossos pratos, sugeriu que fôssemos conhecer o Poço das Pedras, a 50 minutos de caminhada dali. Estávamos muito curiosos, pois todos nos avisaram, “vocês vão comer o melhor camarão de suas vidas!” Mesmo não sendo dos nossos pratos preferidos, não tivemos dúvida e já pedimos um tira-gosto para agüentar a caminhada. Camarão grelhado, também conhecido como churrasco de camarão. CARACA, o prato é SENSACIONAL! A casca do camarão descola da carne com muita facilidade, o ponto da grelha é o segredo, deixando o camarão defumado, com aquele gostinho de churrasco. O tempero é divino, mas a Luzia não revela para ninguém nem sob tortura.
Lagoas começam a aparecer entre as dunas nos Lençóis Maranhenses - MA
Caminhamos com o Cláudio, nosso guia local que nos levou ao Poço das Pedras. Uma caminhada tranquila pelas dunas e atravessando uma área verde e a comunidade de Ponta do Mangue, às margens de um pequeno rio perene. Aos poucos vamos chegando a um lugar de areias brancas e bem fininhas, onde a água da chuva forma lagoas de águas cristalinas e um pequeno poço azul. O Poço das Pedras deve ter uns 6 m de diâmetro e 1,5m de profundidade, não mais que isso, mas é totalmente convidativo depois do calor da caminhada. A lagoa ao lado está com uns 30 cm de água, mas ficará ainda mais cheia depois do período chuvoso.
Refrescando-se no delicioso Poço das Pedras, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Voltamos à Luzia, já cheios de más intenções. O Zé nos recebeu um a cerveja geladinha e Luzia com os pratos escolhidos: Peixe ao Molho de Camarão, Camarão ao Molho e Strogonoff de Camarão, além dos acompanhamentos e o fabuloso pirão! Pense em um pirão gostoso. É este! Eu não gosto de pirão Luzia! Mas o seu eu comi de me lambuzar! É simplesmente sensacional!
O famoso Restaurante da Luzia, no Canto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Eu tinha uma missão além de comer este camarão, era a de ter a cara de pau de perguntar à Luzia sobre “os homens da sua vida”, tópico indicado pelo Haroldo que garantiu diversão na certa! Nem precisei chegar às vias de fato, Luzia, além de ótima cozinheira, é uma mulher de personalidade forte e uma história de vida que daria um filme de Walter Sales para competir com Central do Brasil. Hoje, com 41 anos, trabalho é a prioridade número um da sua vida, depois vêm as suas filhas, mãe, marido e lá por último o sexo. Totalmente compreensível, tendo em vista sua história. Ela fala o que pensa, está a frente do seu negócio em cada detalhe. As conchinhas da parede foram colocadas uma a uma por ela, além dos artesanatos de palha, conchas e búzios maravilhosos que produz.
Refrescando-se no delicioso Poço das Pedras, região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Há 11 anos atrás estava andando pelo Canto do Atins quando viu um casal de franceses perdido, sem uma base para atendê-los, e foi aí que teve a brilhante ideia de criar um posto de passagem para os aventureiros dos Lençóis. Restaurante, bar e até pouso oferece a todos os viajantes que passam por ali. Já conheceu diversos artistas, “a Fernandinha (a Torres), é uma querida!” A que ela se identifica mesmo é a Maitê Proença, pois sabe o que ela sofreu. O sonho de sua vida? Fazer faculdade de direito. Ela acha que não conseguiria mais. Eu? Tenho certeza que sim.
Com a Luzia em seu restaurante, no Canto de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Depois desta aula perseverança acompanhada com os melhores camarões que já comi na minha vida, tínhamos que voltar. Já estava escurecendo e ainda tínhamos 8km para chegar à nossa pousada. Caminhamos pelas dunas apontando as várias chuvas que nos rodeavam e uma delas estava na nossa direção. Não demorou muito para tomarmos uma chuva daquelas, de canivete! Sem ter para onde correr ou aonde se esconder, a opção é abrir os braços e gritar, soltar os bichos, sentir intensamente e fechar com chave de ouro o intensivão da natureza. Fechar? Que nada, mal sabíamos o que nos aguardava!
Cerveja merecida com a Mel e o Edu,, depois da longa caminhada na região de Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Chegamos à vila e fizemos nosso primeiro pit stop no Del Mar, para uma cervejinha. Andamos até a Pousada dos Irmãos, para procurar algum guia que nos levasse à Lagoa Verde por um preço razoável. Eu, Eduardo e Mel paramos no Bar do Seu Chico, enquanto o Rodrigo seguiu na missão. Enquanto esperávamos o Ro, por que não provar a cachacinha e a Tiquira? Cachaça de uva, abacaxi e outros ingredientes secretos do Seu Chico, deliciosa, parece o suco dos ursinhos gummie! Já a Tiquira, whisky maranhense produzido da mandioca, é desgraçado de forte! Cerveja vai, cachaça vem, o Ro chegou e já entrou no embalo. Logo Mariana e Luca, nossos amigos “italianos” do barco de ontem chegaram também. Logo o povo local se empolgou com os turistas doidos e nos levaram para o bar do Vovô do Violão. O vovô de velho não tem nada, mas assim se auto-intitula o compositor do Atins. As músicas são sensacionais, falam das coisas que se passam ao seu redor e canta a vida tranquila de Atins. Ainda finaliza com “telegrama”, música do mais conhecido compositor maranhense, Zeca Baleiro, levando a galera ao delírio! Dá-lhe vovô! Parada obrigatória na “agitada” night de Atins.
O Vovô do Violão mostra sua arte em Atins, nos Lençóis Maranhenses - MA
Como sempre tem alguém mais responsável na turma, Rodrigo e Mel tiveram que arrastar eu e o Edu (respectivamente, rsrsrs) para a nossa pousada. Fechamos o loooongo dia com um banho de piscina e muita risada no Rancho do Buna. Esse dia não acabava nunca, do jeitinho que eu gosto!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet