0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
A bela e pitoresca cachoeira de Svartifoss, no parque de Skaftafell, no sul da Islândia
Acordamos hoje na maior atração turística do sul da Islândia, o Parque Nacional de Skaftafell. Criado para ajudar a proteger a natureza exuberante da região, com montanhas nevadas, cachoeiras pitorescas e um lago repleto de icebergs, o grande tesouro do parque é, sem dúvida, a Vatnajoekull, simplesmente a maior geleira da Europa. Era exatamente aí que queríamos ir, mas há mais coisas para se ver neste parque.
Turistas caminham na trilha que leva à cachoeira de Svartifoss, no parque de Skaftafell, no sul da Islândia
A primeira visão da bela cachoeira de Svartifoss, no parque de Skaftafell, no sul da Islândia
Nossa ideia era fazer uma caminhada sobre a geleira, o que deve ser feito com um guia. Logo cedo fomos à portaria do parque para agendar um grupo e só conseguimos marcar nosso horário para o meio da manhã. Assim, ganhamos um tempo para percorrer uma outra trilha, dessa vez em terreno seco mesmo, rumo a outra das atrações populares de Skaftafell: a pitoresca cachoeira de Svatifoss.
A bela e pitoresca cachoeira de Svartifoss, no parque de Skaftafell, no sul da Islândia
A trilha para se chegar até ela não é longa e dura uns 30 minutos. Até por isso, é uma das mais concorridas entre os turistas que visitam a região. Svatifoss não se destaca pela altura da queda d’água e nem pelo volume, principalmente se comparada com as cachoeiras que temos visto neste país, mas pela beleza geológica de seu visual. Tubos hexagonais de rocha negra compõe o cenário, resultado de sua formação vulcânica onde a lava quente se esfriou rapidamente em contato com o ar gelado da Islândia. Soma-se a isso a erosão gradual causada pela água e pela diferença de temperatura entre dias e noites, entre verões e invernos, e temos esse resultado inusitado e pitoresco, uma verdadeira catedral natural. Aliás, falando em “catedral”, a principal igreja da capital Reikjavik tem sua arquitetura baseada exatamente nessa bela cachoeira aqui do sul do país!
A estranha formação rochosa na cachoeira de Svartifoss, no parque de Skaftafell, no sul da Islândia
Seu único defeito, assim como de todas as outras cachoeiras islandesas, é a impossibilidade de tomar banho ou dar um mergulho. Primeiro, pela temperatura da água, claro! E segundo porque a base da cachoeira é formada por pedras pontudas, escorregadias e cortantes (que coquetel!), o que dificulta muito nossa chegada embaixo d’água. Essas pedras são o que sobrou de antigos tubos hexagonais que caíram lá de cima em decorrência da erosão. Enfim, nada de banho e muitas fotos! Depois, acelerado de volta à entrada do parque onde tínhamos outro programa pela frente: cinco horas de “glacier walking”!
A bela e pitoresca cachoeira de Svartifoss, no parque de Skaftafell, no sul da Islândia
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet