0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Pinturas rupestres no "Painel", no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Além das fantásticas cavernas, o outro grande atrativo do Parque Cavernas do Peruaçu são as centenas de pinturas rupestres que se espalham por todo o parque.
Pinturas rupestres no "Painel", no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Eu já tinha visto pinturas rupestres mas confesso que essas me impressionaram. Não só pela quantidade de pinturas mas também pela qualidade e diversidade dos desenhos, figuras e símbolos retratados.
Pinturas rupestres no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
As cores ainda estão vivas e parecem falar conosco. Elas nos evocam uma outra época, uma outra civilização, uma outra realidade, um outro mundo. O que mais me toca, lá no fundo do pensamento e da alma, é que essas pinturas são um elo direto, uma ligação entre nós e quem as pintou. Um atmo de tempo nos separa. O mesmo local, a mesma visão, tempos diferentes. A ligação parece tão forte! Ainda mais quando pensamos que esses 10 mil anos, em escalas geológicas, não são mais do que um espirro, um esbirro, um soluço. E eu cito "tempo geológico" porque é nisso que pensamos quando estamos no parque, admirando essas cavernas que já vem se formando há milhões de anos. Para elas que nos fitam impassíveis enquanto nós as veneramos, foi apenas ontem que as pinturas foram feitas, e apenas anteontem que uma preguiça gigante entrava na caverna para beber a água do mesmo Peruaçu que ainda hoje corta a caverna.
Pinturas rupestres no "Painel", no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
Nós ficamos eternos momentos ali, admirando aquelas obras de arte, literalmente viajando na maionese, tentando encontrar alguma maneira de transpor aquele mágico portão do tempo e entrar naquele outro mundo tão perto de nós, em que as pessoas viviam de forma tão diferente, com conhecimentos distintos, entendimentos diversos mas, no fundo, com as mesmas preocupações nossas, desde as mais mundanas (o que será que tem para jantar?) até as mais "filosóficas" (quem somos?, para onde vamos?, etc...).
Enfim, mundos diferentes mas ainda somos os mesmos...
Mirante do Buraco dos Macacos, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, próximo à Januária - MG
olá, gostaria de saber se há possibilidade de visitação do parque Nacional Cavernas do Peruaçu e suas grutas...e como posso fazer?
obrigado
Resposta:
Oi Leonardo
Esse parque estava fechado para visitação com previsão de abertura nas proximidades da Copa do Mundo. Não sei dizer se os prazos foram cumpridos. Espero que sim, pois é um dos lugares mais belos do Brasil!
Um abraço
não entendi Rodrigo como assim "agosto 2020"???rsrsr
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet