0 O Deserto e os Fervedouros - Blog do Rodrigo - 1000 dias

O Deserto e os Fervedouros - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em portugu√™s
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al espa√Īol (autom√°tico)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en fran√ßais (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada hist√≥ria Lago Mergulho Montanha Parque Patag√īnia Praia trilha vulc√£o

paises

Alaska Anguila Ant√°rtida Ant√≠gua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bol√≠via Bonaire Brasil Canad√° Chile Col√īmbia Costa Rica Cuba Cura√ßao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Gal√°pagos Ge√≥rgia Do Sul Granada Groel√Ęndia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Brit√Ęnicas Isl√Ęndia Jamaica Martinica M√©xico Montserrat Nicar√°gua Panam√° Paraguai Peru Porto Rico Rep√ļblica Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa L√ļcia S√£o Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE H√° 1 ano: Rio De Janeiro H√° 2 anos: Rio De Janeiro

O Deserto e os Fervedouros

Brasil, Tocantins, Mateiros

Visitando o mais tradicional fervedouro do Jalapão, próximo à Mateiros - TO

Visitando o mais tradicional fervedouro do Jalapão, próximo à Mateiros - TO


Hoje o dia amanheceu chuvoso e, meio desejosos de um pouco de sossego depois de tanta correria, aproveitamos para decidir passar mais um dia no Jalapão, bem tranquilos. Ficamos na pousada pela manhã, trabalhando na internet e, quando a chuva finalmente parou, fomos almoçar na Dona Rosa, comida caseira famosa em Mateiros. Ali o Wesley foi nos encontrar, para juntos seguirmos para os feverdouros para uma tarde relaxante. O Wesley é um goiano que mora em Palmas e que conhecemos na pousada em São Félix. Aqui em Mateiros, também ficamos na mesma pousada.

Fervedouro e as tradicionais bananeiras, próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO

Fervedouro e as tradicionais bananeiras, próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO


Deve haver mais de uma dezena de fervedouros conhecidos na regi√£o do Jalap√£o, a maioria deles em terrenos particulares n√£o abertos √† visita√ß√£o. √Č √°gua nascendo pr√° todo lado! Soma-se a isso os rios caudalosos e as veredas e vem a curiosidade: mas porque ent√£o a regi√£o √© conhecida como "Deserto do Jalap√£o"? A Ana, por exemplo, quando eu falava da minha viagem de 2000 por aqui, dezenas de quil√īmetros sem cruzar com ningu√©m, ficava me imaginando cruzando dunas e dunas de areia, quase como o Saara. Tenho certeza que outras pessoas tem a mesma ideia, do tanto que se fala do tal "deserto"...

As chapadas próximas à Mateiros, região do Jalapão - TO

As chapadas próximas à Mateiros, região do Jalapão - TO


Pois √©, o tal "deserto" n√£o tem nada a ver com aus√™ncia de vegeta√ß√£o, como s√£o os desertos mais conhecidos, mas com aus√™ncia de pessoas! O Jalap√£o tem a menor densidade populacional do pa√≠s, se equivalendo com a Amaz√īnia! √Č s√≥ isso, falta de gente! Porque, al√©m de √°gua, vegeta√ß√£o tem muita tamb√©m! Principalmente agora, no fim do per√≠odo de chuvas, o cerrado est√° vi√ßoso, florescendo. Uma beleza! Nada a ver com um deserto, hehehe.

Estradas encascalhadas do Jalapão, próximo à Mateiros - TO

Estradas encascalhadas do Jalapão, próximo à Mateiros - TO


Ent√£o, voltando aos fervedouros, para l√° seguimos, diretamente ao mais tradicional deles, o √ļnico que eu tinha visitado onze anos atr√°s. Esse, n√£o tem nem nome oficial, √© simplesmente "o" fervedouro. Fica √† pouco menos de 30m km de Mateiros, na mesma entrada para o Povoado de Mumbuca. Certamente n√£o √© t√£o belo como o Fervedouro do Alecrim, em S√£o F√©lix, mas tamb√©m tem seus encantos. As mesmas bananeiras de sempre ao seu redor e uma press√£o de √°gua subindo ainda mais forte.

Pressão da água faz a areia 'rebolar' no fervedouro próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO

Pressão da água faz a areia "rebolar" no fervedouro próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO


L√° ficamos os tr√™s, por um bom tempo, encantados com o fen√īmeno de n√£o conseguir afundar naquele solo nebuloso de areia. Como disse no outro post, n√£o adianta explicar, n√£o adianta mostrar fotografia, tem de experimentar!

Relaxando no fervedouro próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO

Relaxando no fervedouro próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO


De l√° seguimos para outro, ali perto, do Soninho. √Č um dos maiores. Mas o dono est√° "regulando" a visita√ß√£o apenas para seus clientes. Num mesmo lago, tem tr√™s ou quatro "bocas" de √°gua nascendo. Depois desse, voltamos para Mateiros. De noite, rolou mais uma pizza na Pizzaria do Carioca, cujo dono, o D√°zio, virou amigo nosso, amante de viagens que ele √©.

Fim de tarde no cerrado próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO

Fim de tarde no cerrado próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO


Amanh√£, deixamos Mateiros para seguir no rumo de Ponte Alta, a porta de entrada do Jalap√£o (no nosso caso, ser√° a porta de sa√≠da...). No caminho, duas das mais famosas atra√ß√Ķes "terrestres" da regi√£o: a Serra do Esp√≠rito Santo e as dunas avermelhadas. Depois, vamos seguir at√© o Rio Novo para acampar em uma de suas praias, bem pr√≥ximo √† Cachoeira da Velha. Que beleza de dia!

Brasil, Tocantins, Mateiros, fervedouro

Veja todas as fotos do dia!

N√£o se acanhe, comente!

Post anterior A linda Cachoeira do Formiga, regi√£o de Mateiros, no Jalap√£o - TO

Maravilhas Aqu√°ticas do Jalap√£o

Post seguinte Visitando as dunas do Jalapão - TO, com a Serra do Espírito Santo ao fundo

Maravilhas Terrestres do Jalap√£o

Blog da Ana Fervedouro e as tradicionais bananeiras, próximo à Mateiros, região do Jalapão - TO

Firmeza

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 22/05/2011 | 22:53 por Luis

    Restaurante da Rosa. Como pude esquecer!
    Ainda bem que vcs foram lá. Figuraça!!!

    Resposta:
    A Rosa √© patrim√īnio de Mateiros e de todo o Jalap√£o! Tem de ser conservada, assim como as dunas e os fervedouros, hehehe!
    Figuraça mesmo!
    Abs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet