0 Monterrey - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Monterrey - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão

paises

Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Rio De Janeiro Há 2 anos: Rio De Janeiro

Monterrey

México, Monterrey

Monterrey, no norte do México, é famosa pelas montanhas que a circundam

Monterrey, no norte do México, é famosa pelas montanhas que a circundam


Monterrey é a terceira maior cidade do país, o segundo maior pólo industrial e a mais rica entre as grandes metrópoles, se considerarmos o PIB/per capita. A orgulhosa cidade soube tirar proveito de sua maior proximidade com os Estados Unidos, o que lhe conferia grandes vantagens comerciais. Várias indústrias se instalaram por aqui exatamente para estarem mais próximas do seu principal cliente.

Sob a marquise de prédio público, em Monterrey, no norte do México

Sob a marquise de prédio público, em Monterrey, no norte do México


Admirando os vistosos murais em prédio público de Monterrey, no norte do México

Admirando os vistosos murais em prédio público de Monterrey, no norte do México


Mas foi também essa vantagem competitiva em estar quase ao lado do mercado consumidor que lhe trouxe o maior dos problemas atuais: a violência ligada ao narcotráfico. O cartel que comandar essa área terá sempre um grande poder e por isso a disputa é grande. Soma-se a isso a política de enfrentamento do exército durante o último governo e a violência atingiu níveis alarmantes. Para padrões civilizados, os números realmente impressionam, mas para brasileiros acostumados com o número per capita de assassinatos em metrópoles como Rio de Janeiro ou Salvador, até que as estatísticas não diferem muito. Além disso, boa parte dessa violência está direcionada para aqueles que, de alguma forma, estão ligados ao tráfico. Raramente, algum turista é pego nesse verdadeiro “fogo cruzado”. Na verdade, a grande diferença da violência daqui e a dos grandes centros urbanos no Brasil é que aqui, por algum estranho motivo, eles tem uma certa predileção por cabeças cortadas. Devem ser resquícios da cultura asteca ou maia, ou uma tentativa de impressionar os rivais. Quem se impressiona mesmo é a imprensa, principalmente a estrangeira. O resultado: muito menos turistas na região.

A Catedral de Monterrey, no norte do México

A Catedral de Monterrey, no norte do México


Prédio público em estilo clássico, em Monterrey, no norte do México

Prédio público em estilo clássico, em Monterrey, no norte do México


Enfim, o negócio é não ter o azar de se estar no lugar errado na hora errada. Assim, para não dar sorte ao azar, nada de se meter em bairros estranhos e nem ficar circulando de noite por estradas e ruas desertas. Nós já passamos dois meses no México, ano passado, e vamos passar outro mês agora. Só tivemos boas experiências e tenho certeza que será o mesmo dessa vez. O país é muito maior e mais lindo que os problemas que enfrenta.

Estátuas parecem saudar a água de fonte, em passeio de Monterrey, no norte do México

Estátuas parecem saudar a água de fonte, em passeio de Monterrey, no norte do México


Nosso dia de hoje, por exemplo, não poderia ter sido mais tranquilo e seguro. Caminhamos pelas ruas centrais da cidade, ainda no processo de adaptação à confusão tão característica do mundo latino. Tem as ruas onde pessoas disputam lugar com carros e aquelas em que são apenas para pedestres. Aí, a disputa é entre lojas e camelôs, Igualzinho um país que conheço... Tem também as praças e passeios mais amplos, longe de centros comerciais e da confusão. É onde podemos respirar melhor o ar, descansar os ouvidos e admirar os sempre pomposos prédios públicos e estátuas clássicas.

o velho e o novo, em Monterrey, no norte do México

o velho e o novo, em Monterrey, no norte do México


São nesses espaços também que podemos observar o horizonte. Monterrey é conhecida por ser cercada de montanhas cheias de cachoeiras e canyons interessantes. Do centro da cidade, pode-se observá-las bem, as montanhas. Para um bom mineiro como eu, isso sempre acalma o coração. Amanhã, vamos até elas. Entre tantas opções e tendo de escolher apenas uma, já que nosso tempo urge, vamos ao Potrero Chico, meca dos escaladores em rocha. Dica valiosa do nosso anfitrião em Boulder, o Jeremy, ele mesmo um amante das montanhas e escaladas.

Estacionamento exclusivo para bruxas em Monterrey, no norte do México

Estacionamento exclusivo para bruxas em Monterrey, no norte do México


Depois das ruas comerciais e das praças públicas, refugiamo-nos nas pacatas ruas de paralelepípedo do centro histórico, bem sossegadas e com charmosos pequenos hotéis e restaurantes. Um chá para diminuir o ritmo e uma boa conversa com a dona para sabermos mais da cidade e da vida na cidade. Fazia tempo que não visitávamos uma metrópole desse porte, acima dos 3 milhões de habitantes e, provavelmente, vai demorar muito tempo até a próxima. De vez em quando, faz falta. Mas por hora, Moterrey nos saciou.

Revoada de pássaros sobre rua histórica de Monterrey, no norte do México

Revoada de pássaros sobre rua histórica de Monterrey, no norte do México

México, Monterrey,

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior De volta ao México! (em Monterrey, no norte do país)

De Volta ao México!

Post seguinte Escalador enfrenta os paredões de Potrero Chico, no nordeste do México

Escalando no Potrero Chico

Blog da Ana Torre de igreja em Monterrey, no norte do México

Monterrey e Potrero Chico

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet