0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Admirando a fantástica paisagem do Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Início de verão nos EUA, férias escolares, turistas por todos os lados. Especialmente no litoral do Maine, região muito procurada nessa época, principalmente durante os finais de semana. Ou seja, chegamos aqui no pico do pico.
Paisagem marítima no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Se fosse em outras países, nem hotel encontraríamos. Mas aqui, imagina se eles não estão preparados para isso... Quartos mais caros, claro. Preços de alta temporada. Mas tem para todo mundo. Especialmente se nos afastarmos um pouco do centro.
Sand Beach, a única praia no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Enfim, com ou sem multidões, nosso objetivo hoje era explorar um pouco desse maravilhoso parque nacional chamado Acadia. De novo, como estamos nos Estados Unidos, uma estrada circular facilita o acesso às atrações principais do parque. Asfaltada, sinalizada, construída já na época do principal benfeitor do Acadia, John Rockefeller Jr.
Turistas examinam formação rochosa no litoral do Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Passeio no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
São cerca de 40 milhas de estradas que nos levam a estacionamentos de onde, com poucos minutos de caminhada, chega-se à mirantes, lagos, à única praia do parque, restaurantes ou até o início de trilhas. Aí sim, caminhando parque adentro, é possível se afastar um pouco das pessoas e achar o “seu espaço” dentro do Acadia. Mas agora, durante o fim de semana do mês mais concorrido do ano, mesmo as trilhas ficam mais cheias. Pelo menos, as mais conhecidas.
Início da trilha Penobscot, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Subida íngrime para Penobscot, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Felizmente, tivemos a sorte de encontrar um simpático garçom ontem de noite, bem conhecedor do parque, que já nos deu as dicas de quais trilhas seguir, tanto pela beleza cênica como pelo isolamento.
Mesmo assim, ainda resolvemos passar pelo centro de visitantes, logo pela manhã. Pelo menos para conseguir um bom mapa. E foi só isso mesmo que conseguimos. O centro estava lotado e o nosso atendente sabia menos do parque do que eu. Enfim, com os conselhos de ontem e o mapa, estávamos prontos para o dia!
A magnífica paisagem na subida para Penobscot, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Hora do descanso na subida para Penobscot, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Seguimos pela estrada circular, passando por alguns mirantes e tirando fotos. Depois, passamos pela cabeceira das duas trilhas mais conhecidas do Acadia, a “Precipice” e a “Beehive”. Como já estávamos avançados na manhã, nem se podia entrar nos estacionamentos dessas trilhas, de tão lotados que estavam. Finalmente, chegamos à portaria do parque, onde se paga a entrada. Não para nós, que temos aquele passe anual para todos os parques nacionais do país. Um dos nossos melhores investimentos por aqui!
A magnífica paisagem na subida para Penobscot, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
A paisagem grandiosa do Acadia National Park, vista já quase do alto de Penebscot, no Maine - Estados Unidos
Depois disso vem a Sand Beach, a única praia de verdade de toda a região. Muito bonita, muito cheia e muito fria. Cerca de 15 graus. Pausa para fotos e seguimos em frente, pois nosso objetivo era outro, hoje! Mas para chegar lá, ainda tivemos outras duas ou três paradas, para fotos e pequenas explorações. Todas na orla marítima do parque, cheia de formações interessantes e uma longa trilha que permite aos turistas os melhores ângulos para fotos da costa rochosa, das baías e da própria Sand Beach.
Bebel descansa no topo de Penebscot, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Metros finais para chegar ao pico de Penebscot, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Finalmente, chegamos à cabeceira da trilha de Penebscot, uma das muitas montanhas em Acadia. Nossa ideia era subir até lá e depois, através de uma combinação de trilhas secundárias, fazer um caminho circular para voltar ao ponto de partida. Acho que foi só aí que a Bebel começou a desconfiar das nossas “más intenções”. E a desconfiança logo se tornou “realidade” quando começou um trecho de escalaminhada montanha acima.
No alto de Penebscot, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Mas aí, já não tinha mais volta. A Bebel veio reclamando do garçom que tinha nos dado aquela ideia, com cara de sofrida, mas com incentivo e paciência, veio subindo também. Foram vinte minutos de subida mais árdua até chegarmos à crista da montanha, de onde se tinha uma vista deslumbrante, já acima da mata de pinheiros, lagos e baías nos cercando por todos os lados, por entre montanhas de granito.
Lago no alto do Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Delicioso banho em lago no alto do Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
A atual forma do Acadia é resultado da última era glacial, quando enormes lençóis de gelo vindos do norte se esgueiraram por entre os vales, abrindo novos caminhos, remodelando o relevo, criando passagens, arredondando montanhas, arrebentando e carregando milhares de toneladas de rochas nos seus rios de gelo. No auge da era glacial, eram dois quilômetros de gelo sobre as montanhas mais altas, algo como o interior da Groelândia de hoje. Com o fim da glaciação e o degelo, os oceanos subiram de nível, ocupando antigos vales, agora transformados em fiordes e baías. Onde o mar não chegou, lagos de água doce se formaram, entre as diversas cristas de montanhas de granito. O clima favoreceu o crescimento de florestas de pinheiros entre os lagos e montanhas, tudo tão perto do mar. O resultado fantástico na paisagem é o que podemos ver hoje, especialmente do alto de montanhas como a Penebscott.
Delicioso banho em lago no alto do Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Hora do lanche no meio da caminhada pelo Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Ali do alto, passamos uma boa meia hora extasiados com a paisagem que nos cercava, enquanto recuperávamos o fôlego. Aí, com o mapa de trilhas na mão, repensamos o nosso caminho, para diminuir o tamanho da volta. Afinal, não precisávamos subir outra montanha já estando no alto daquela, com uma vista tão impressionante.
Encruzilhada de trilhas no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Falando ao telefone no alto do Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Descemos para o outro lado da montanha e, logo ali, demos de cara um delicioso lago. O lugar perfeito para nosso piquenique e também para um mergulho refrescante. Ainda mais que a temperatura da água, com todo esse calor que está fazendo por aqui, é muito agradável. Difícil mesmo é ir embora e deixar aquele lugar mágico para trás.
Uma das muitas pontes de pedra das estradas de carruagem que cortam o Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Caminhada no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Foi depois desse lago que pegamos a trilha secundária, descendo pela crista de outra montanha e tendo, à nossa frente, o fantástico visual das inúmeras baías, braços de mar e ilhas do Acadia National Park. Uma verdadeira tela de IMAX. Foi bem nessa hora que o nosso telefone tocou e era minha irmã, falando do outro lado do Atlântico. Infelizmente, estamos com um telefone simples e não podemos transmitir as imagens também. Eu me senti numa propaganda da AT&T de vinte anos atrás, que muito me impressionava quando estive nos EUA há vinte anos. Uma moça ligava para seu namorado e perguntava se ele estava bem. A câmera o filmava em close e, aos poucos, fazendo um zoom out, mostrava que ele estava na beira do Grand canyon, enquanto ele só respondia: “Just great!”. O anúncio era para alardear a cobertura da empresa. Agora, 20 anos depois, posso dizer que a cobertura realmente é muito boa, hehehe!
Bebel comemora a chegada à Fiona depois da trilha pelo Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Depois da conversa transatlântica, seguimos por um canyon tomado pelos pinheiros, as únicas pessoas por ali. Nessa hora, a Bebel já não xingava o garçom, enquanto nós o louvávamos pela dica que deu. Lá embaixo, topamos com uma das estradas de carruagem construídas pelo Rockefeller e por ela seguimos até o ponto inicial. No caminho, ainda passamos por duas das pitorescas pontes de pedra que possibilitavam as carruagens a passar sobre riachos e grotas. Lugar delicioso para andar de bicicleta, quase todo na sombra das matas.
Celebrando o fim de tarde no alto da Cadillac Mountain, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Admirando a paisagem do alto da Cadillac Mountain, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
De volta à Fiona, seguimos pela estrada circular até chegar à mais famosa montanha de Acadia, a Cadillac Mountain. É a mais alta montanha litorânea na costa atlântica desde o Brasil, na nossa querida Serra do Mar! Trilhas chegam até lá encima, mas também se pode chegar lá de carro. E a Fiona nos levou até lá justamente na hora do espetacular entardecer. Muitos outros turistas também estavam ali, mas a área é grande para todos. Um final grandioso de um dia espetacular, como há muito não tínhamos!
Admirando a paisagem do alto da Cadillac Mountain, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Delicioso fim de tarde no alto da Cadillac Mountain, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Amanhã, continuamos por aqui, mas acho que vamos nos dividir pela manhã. A Ana e a Bebel vão ver baleias num tour enquanto eu volto para as trilhas, dessa vez para fazer as mais íngremes, logo cedinho, antes das multidões. Quem sabe, um pulo no mar gelado também... Veremos!
Magnífico pôr-do-sol no alto da Cadillac Mountain, no Acadia National Park, no Maine - Estados Unidos
Lindas as fotos do parque.
Resposta:
Olá Virgilio
Nós simplesmente ADORAMOS o Acadia. Não imaginava encontrar um parque tão lindo por aqui. Lagos, montanhas, trilhas, tudo muito arrumado e organizado... um paraíso para quem gosta de natureza!
Abs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet