0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Bela paisagem no caminho para a Pedra Furada, em Jericoacoara - CE
Em um dia em que sol e chuva se alternaram continuamente, vimos e sentimos um pouco do que faz essa pequena vila um lugar tão mágico. Caminhamos até a Pedra Furada e o Morro do Farol, comemos um delicioso crepe de frente para a praia, observamos a peregrinação diária para o alto da duna do pôr-do-sol e assistimos de primeira fila a mais tensa e profissional roda de capoeira de nossa viagem.
Chegando ao Serrote em Jericoacoara - CE
Mar azul-esverdeado em Jericoacoara - CE
A caminhada para o principal cartão postal de Jericoacoara, a Pedra Furada, tem cenários maravilhosos. Se a luz ajudar, colorindo o mar de azul-esverdeado, então, nem se fala! Passamos por praias, falésias e encostas de onde se pode observar, do alto, esse cenário magnÃfico. No fim, chegamos na monumental Pedra Furada, obra milenar da natureza disputada pelas máquinas fotográficas de dezenas de turistas todos os dias, especialmente no pôr-do-sol de alguns poucos dias do ano quando o astro-rei se esconde atrás do mar justamente na cavidade da rocha. Não foi o caso hoje. Mesmo que estivéssemos num desses dias, o entardecer estava enevoado. Mesmo assim, sem pôr-do-sol, a Pedra Furada é um lugar muito especial e com certeza vale a caminhada. Aliás, como eu já havia sugerido, a caminhada vale por si só. A Pedra Furada é apenas e cereja do bolo. E que cereja!
Pedra Furada, cartão postal de Jericoacoara - CE
Após chegarmos na Pedra e tiramos algumas fotos, a Ana ficou por ali e eu subi o Morro do Farol, logo ali do lado. Do topo, o ponto mais alto da região, vistas estupendas de toda a área, o incrÃvel campo de dunas, Jeri à beira-mar, a praia do Preá, todos compondo um cenário inesquecÃvel.
Visual do morro do farol, em Jericoacoara - CE
Desci para encontrar a Ana e, juntos, protegidos apenas por uma pedra, tomamos um banho de chuva memorável, tentando esconder e proteger nossas coisas, principalmente a máquina fotográfica. Meia hora mais tarde, com a alma já lavada e relavada, a chuva finalmente se foi. Mais fotos da Pedra Furada, agora com muito menos concorrência de outros turistas e seguimos andando até a praia do Preá. De lá, cortamos caminho na volta para Jeri subindo novamente o Morro do Farol. Assim, a Ana também teve a sua chance de curtir o cenário magnÃfico lá de cima.
A famosa Pedra Furada, cartão postal de Jericoacoara - CE
Voltando para Jericoacoara - CE
De volta à Jeri, já no fim de tarde, acompanhamos a peregrinação diária para o alto da duna. Sem sol para se pôr, a gente preferiu acompanhar só com os olhos. Amanhã será nossa vez e o sol há de colaborar!
Movimento na duna do pôr-do-sol no final de tarde, em Jericoacoara - CE
Delicioso crepe de Banana e suco de uva com água de coco, em Jericoacoara - CE
Ao invés de subir a duna, fomos comer um crepe delicioso na Creperia Naturalmente, bem em frente à praia. Acompanhado de um suco de abacaxi com uva (nunca tinha visto esta mistura!), a combinação foi tão boa que eu e a Ana resolvenos dividir um terceiro crepe, doce. Bela e saborosa decisão!
Os dois programas tradicionais do fim de tarde em Jericoacoara - CE: duna do pôr-do-sol e roda de capoeira
Por fim, aproveitando as últimas luzes, fomos ver a tradicional roda de capoeira de fim de tarde na praia de Jeri. Desde o inÃcio, já estava admirado com a técnica dos capoeiristas. Todos muito bons. Aos poucos, a velocidade das piruetas foi aumentando, para delÃrio da platéia. Mas havia uma certa tensão no ar. Aparentemente, uma rivalidade entre capoeiristas de escolas rivais foi se tornando mais clara. A dança parecia quase uma luta. Aliás, não fossem eles tão craques para se esquivar um do outro, golpes fortes teriam acertado em cheio. Eu, lá, teria ido à nocaute em questão de segundos. Eu e muitos amigos que praticam capoeira. Porque o nÃvel estava altÃssimo. A qualquer momento, parecia que a tensão explodiria e eles sairiam, literalmente, no braço. O mais impresionante é que as duplas Ãam e voltavam e se repetiam. Estavam se desafiando, se provocando. Os expectadores não conseguiam tirar os olhos, todos aflitos com o que estava acontecendo e, mais ainda, com o que poderia acontecer. Por fim, o mestre que comandava a roda deu uma chamada geral. Furioso. Disse que as questões que transpareciam ali poderiam se resolver em outros lugares, em outras rodas, mas não ali, momento para celebrar o fim de tarde e a concórdia, momento de confraternização com os turistas. Finalmente, os ânimos baixaram um pouco, mas eu ainda sentia algo no ar. Posso afirmar, com segurança, que essa foi a melhor roda de capoeira que já vi na vida, em termos técnicos. E a mais tensa também. InesquecÃvel!
A tradicional roda de capoeira no fim de tarde de Jericoacoara - CE
A tradicional roda de capoeira no fim de tarde de Jericoacoara - CE
Agora no jantar, para fechar com chave de ouro, beberemos um vinho à minha querida mãe que aniversaria hoje. Ela, que de inÃcio não ficou nada animada com essa nossa loucura de sair viajando pelas américas por tanto tempo, e que aos poucos foi sendo conquistada pelo relato quase diário da aventura do filho e da "filha". Nunca, desde que saà de casa já há 23 anos, teve ela tantas notÃcias e pode acompanhar tão de perto a vida do filho. De longe, mas sempre perto, é a forma como posso presentear, especialmente hoje, mas também todos os dias, essa moça querida que me trouxe ao mundo, me preparou para ele e que sempre torce por mim. Feliz aniversário, mãe querida!
A famosa Pedra Furada, cartão postal de Jericoacoara - CE
Celebrando o aniversário da Ixa, em Jericoacoara - CE
parabèns por ser esse filho tão querido.fiquei emocionada com suas palavras ,pois me coloquei no seu lugar porque moro no rio a 14 anos e só falo com minha mãe por telefone ou só vou no ceará nas minhas ferias quando dá, pois sou cabelereira e as vezes coicide das férias ser no periodo de eventos ,palestras etc.mas sinto muita saudade, mas tudo bem a vida continua. felicidades a vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Resposta:
Pois é, Clenilça
O mais difÃcil dessa nossa viagem é exatamente ficar tanto tempo longe de parentes e amigos. Ainda bem que existe internet...
Abs
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet