0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Rua com sobrados restaurados no centro histórico de São LuÃs - MA
A chuva hoje começou com a mesma força de ontem. Mas foi minguando. Foi só o tempo de tomarmos o café e terminarmos algumas coisas no computador que ela já estava parando. Ela a janela que estávamos esperando!
Mirante da Lagoa do Jansen, em São LuÃs - MA
Já com tudo empacotado na Fiona, saÃmos do hotel, O primeiro passeio foi na Lagoa do Jansen, uma área cheia de bares no coração da São LuÃs moderna. Há uma elevação bem próxima à lagoa, transformada em mirante, de onde se tem uma bela vista da própria lagoa, do mar logo ali atrás e da silhueta dos prédios, a skyline da cidade.
Guaraná Jesus, comprado pela Coca-cola, mas ainda tÃpico do Maranhão, em São LuÃs - MA
De lá seguimos para o escritório da empresa de navegação para garantir nossas passagens e a da Fiona para o outro lado da baÃa de São Marcos. Com isso, economizamos bem uns 300 km de estradas! Feito isso, finalmente chegou a hora de conhecer o centro histórico, um dos mais bonitos do Brasil.
Busto do francês Touche, o fundador de São LuÃs - MA
São LuÃs foi fundada por franceses no inÃcio do séc XVII. Seu fundador, Daniel de la Touche, batizou a cidade em homenagem ao rei francês da época, LuÃs XIV (acho!). Mas o domÃnio francês durou pouco e logo os portugueses estavam por aqui. Alguns anos mais tarde, foram os holandeses de Nassau que tomaram a cidade, em violenta batalha. Por pouco tempo também! Os portugueses retornaram em definitivo em meados do séc. XVII.
Os famosos azulejos do centro histórico de São LuÃs - MA
Foi a influência lusa que deu a cidade sua principal caracterÃstica: os azulejos. Enormes casarões e sobrados foram construÃdos nos dois séculos seguintes pela aristocracia local, com as paredes externas sempre revestidas de azulejos. Era o melhor material para se lidar com a enorme umidade e calor da região. O resultado é um conjunto gracioso e charmoso de construções, ruas e ruas "azulejadas" com diferentes cores e motivos.
Suntuoso sobrado restaurado de 4 andares, sede do IPHAN, no centro histórico de São LuÃs - MA
O conjunto passou por um longo perÃodo de deterioração nos útimos 150 anos, mas aos poucos vem sendo restaurado, já tendo sido transformado em patrimônio da humanidade. Ainda há muito por fazer e é triste ver enormes casarões caindo aos pedaços, literalmente. Mas há outros em reforma, e muitos completamente restaurados. Um colÃrio para os olhos! Outra coisa ótima é que toda a fiação foi levada para baixo da terra, tirando essa horrÃvel poluição visual dos nossos olhos.
Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, no centro histórico de São LuÃs - MA
Em poucas horas pode-se percorrer o centro à pé. Foi o que fizemos, com algumas paradas estratégicas. A primeira no Palácio dos Leões, sede do governo. A gente pode visitar uma parte e o prédio é muito bonito por dentro, todo decorado com obras de arte e peças européias do séc XIX. Muito legal!
Para visitar o Palácio dos Leões, é preciso usar protetor para os sapatos! (no centro histórico de São LuÃs - MA)
Outra parada interessante é o Solar dos Vasconcelos. Além do prédio restaurado, há muita informação sobre a cidade, sua história e seus prédios, além de mostrar todo o trabalho de restauração que vem sendo feito no centro histórico.
Bar Antigamente, no centro histórico de São LuÃs - MA
Por fim, o tradicional restaurante-bar AntigaMente. Ótima comida, num ambiente que nos remonta à história. Uma delÃcia tomar uma cerveja gelada e observar, de suas grandes janelas, a vida passando lá fora. De noite, ainda tem música ao vivo. A chuva de ontem nos impediu de acompanhar uma sessão de chorinho... É, ontem, choro só o nosso...
Bar Antigamente, no centro histórico de São LuÃs - MA
Outra coisa interessante de acompanhar nesse dia em São LuÃs foi a enorme variação da maré. Cruzamos o rio Anil em direção ao centro histórico com a maré seca. O porto de onde saem os barcos para Alcântara estava na areia, literalmente! Agora de tarde, era aquele marzão só. Pareciam dois lugares diferentes!
Maré baixa "seca" o mar em São LuÃs - MA
Fim de tarde, maré cheia em São LuÃs - MA
O final de tarde também nos trouxe mais chuva. Mas era também a hora de seguir viagem. Seguimos para o porto do ferry-boat, um pouco mais ao sul. Um pouco mais de uma hora de barco nos deixou do outro lado, onde enfrentamos mais 50 km de estrada para chegar em Alcântara. No caminho, de noite e chovendo, passamos por vários animais silvestres. O mais incrÃvel foi um pequeno jacaré tomando banho de chuva no meio do asfalto. Demorou para a gente acreditar no que tinha visto...
Trabalhando no ferry entre São LuÃs e Alcântara - MA
A gente se instalou numa pousada que é um antigo sobrado, no centro. Já bem de noite, fomos dar uma caminhada na cidade. Foi absolutamente mágico! A cidade, suas ruas e praças, deserta. Mas muito bem iluminada. As construções tem todas de duzentos à trezentos anos. Parecia que estávamos numa cidade fantasma, em outro século. Foi mesmo incrÃvel. Amanhã vamos ver a cidade com a luz do dia. Mas já posso afirmar uma coisa: o maior erro dos turistas é vir para cá de São LuÃs e voltar no mesmo dia. Uma noite aqui vale muito! A vista para as luzes de São LuÃs é maravilhosa e um passeio pela cidade iluminada e deserta de noite vale mais do que muitas e muitas horas de passeios diurnos por aqui.
A Catedral da Sé, no centro histórico de São LuÃs - MA
Obrigado pelas informações. Estou de pessagem e suas informações ajudaram.
Obrigado pelas informações. Estou de pessagem e suas informações ajudaram.
A Editora Positivo esta em vias de aprovar um livro didático de FÃsica (para mÃdia impressa e dispositivos digitais) destinado a alunos do 1º ano do Ensino Médio autoria de Alysson Ramos Artuso e Marlon Vinicius Soares. Para concretizá-lo, estamos na dependência de obter autorização, para reproduzir as imagens "Maré baixa "seca" o mar em São LuÃs - MA" e "Fim de tarde, maré cheia em São LuÃs - MA".
Esperando a compreensão para a importância didática desse projeto, solicitamos informações sobre a maneira como o copyright deve constar na referida obra e a arte em alta resolução, caso o aprove.
Agradecemos antecipadamente e aguardamos seu posicionamento pelo e-mail tassiane@positivo.com.br.
Att,
Tassiane
Resposta:
Ok Tassiane
Mandaremos o e-mail em seguida!
Muito obrigado pelo interesse
Vou repetir pela quarta vez este comentário que nāo
consigo enviar.Adorei que em sua descriçāo de
S.Luis,nenhuma referência foi feita à gang Sarney
Que transformouisto aà num feudo familiar!
O papai e eu também nos incluimos nos turistas desa-
visados que vimos Alcântara somente durante o dia,
e mesmo assim gostamos muito.
Bjs. Mama
Resposta:
Oi Mama!
O nome deles está por todo lugar: praças, avenidas, pontes, escolas, etc...
Mas o Palácio dos Leões, onde mora a governadora é muito jóia! Decoração linda, móveis e artefatos da europa do séc XIX. Muito legal a visita. Pena que, justo no dia da nossa visita, a anfitriã estava sendo operada às pressas. Acho que foi tudo ok na operação, mas perdemos a chance de vê-la circulando por lá...
Alcântara é mesmo um espetáculo. De noite, tudo iluminado, somos apenas nós, aqueles prédios lindos e algum fantasma que porventura circule por lá. InesquecÃvel
Beijos e saudades
Oi Rodrigo e Ana, aproveitei um minutinho livre e corri aqui pra continuar minha viagem com vcs..me distanciei até hehehehe.
Mas alcancei vcs :)
Estou sem tempo durante a semana, com dois colégios não tem sido fácil. A noite tenho tantas coisas para organizar que nem vejo a hora passar. Mas ainda bem que existe finais de semana.
Hoje vamos para Ribeirão levar a karen com suas coisas para o retorno de mais um ano de estudo. Voltamos amanhã.
Adorei passear por lençois maranhenses, tudo é lindo demais. Ah, fiquei com água na boca do tal camarão...sem contar que adoro camarão.
Beijinhos para os dois e uma excelente continuação de viagem.
Resposta:
Oi Lucia!!!
Sempre sentimos saudades de seus comentários!
O camarão da Luzia realmente é uma coisa incrÃvel, inesquecÃvel. O melhor que já comemos na vida, sem nenhuma dúvida. Só de pensar, já estou com água na boca, hehehe.
Um beijo para vc e para a Karen e boa sorte com os dois colégios!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet