0 Conhecendo o Centro Histórico - Blog do Rodrigo - 1000 dias

Conhecendo o Centro Histórico

Brasil, Maranhão, São Luís, Alcântara

Rua com sobrados restaurados no centro histórico de São Luís - MA

A chuva hoje começou com a mesma força de ontem. Mas foi minguando. Foi só o tempo de tomarmos o café e terminarmos algumas coisas no computador que ela já estava parando. Ela a janela que estávamos esperando!

Mirante da Lagoa do Jansen, em São Luís - MA

Já com tudo empacotado na Fiona, saímos do hotel, O primeiro passeio foi na Lagoa do Jansen, uma área cheia de bares no coração da São Luís moderna. Há uma elevação bem próxima à lagoa, transformada em mirante, de onde se tem uma bela vista da própria lagoa, do mar logo ali atrás e da silhueta dos prédios, a skyline da cidade.

Guaraná Jesus, comprado pela Coca-cola, mas ainda típico do Maranhão, em São Luís - MA

De lá seguimos para o escritório da empresa de navegação para garantir nossas passagens e a da Fiona para o outro lado da baía de São Marcos. Com isso, economizamos bem uns 300 km de estradas! Feito isso, finalmente chegou a hora de conhecer o centro histórico, um dos mais bonitos do Brasil.

Busto do francês Touche, o fundador de São Luís - MA

São Luís foi fundada por franceses no início do séc XVII. Seu fundador, Daniel de la Touche, batizou a cidade em homenagem ao rei francês da época, Luís XIV (acho!). Mas o domínio francês durou pouco e logo os portugueses estavam por aqui. Alguns anos mais tarde, foram os holandeses de Nassau que tomaram a cidade, em violenta batalha. Por pouco tempo também! Os portugueses retornaram em definitivo em meados do séc. XVII.

Os famosos azulejos do centro histórico de São Luís - MA

Foi a influência lusa que deu a cidade sua principal característica: os azulejos. Enormes casarões e sobrados foram construídos nos dois séculos seguintes pela aristocracia local, com as paredes externas sempre revestidas de azulejos. Era o melhor material para se lidar com a enorme umidade e calor da região. O resultado é um conjunto gracioso e charmoso de construções, ruas e ruas "azulejadas" com diferentes cores e motivos.

Suntuoso sobrado restaurado de 4 andares, sede do IPHAN, no centro histórico de São Luís - MA

O conjunto passou por um longo período de deterioração nos útimos 150 anos, mas aos poucos vem sendo restaurado, já tendo sido transformado em patrimônio da humanidade. Ainda há muito por fazer e é triste ver enormes casarões caindo aos pedaços, literalmente. Mas há outros em reforma, e muitos completamente restaurados. Um colírio para os olhos! Outra coisa ótima é que toda a fiação foi levada para baixo da terra, tirando essa horrível poluição visual dos nossos olhos.

Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, no centro histórico de São Luís - MA

Em poucas horas pode-se percorrer o centro à pé. Foi o que fizemos, com algumas paradas estratégicas. A primeira no Palácio dos Leões, sede do governo. A gente pode visitar uma parte e o prédio é muito bonito por dentro, todo decorado com obras de arte e peças européias do séc XIX. Muito legal!

Para visitar o Palácio dos Leões, é preciso usar protetor para os sapatos! (no centro histórico de São Luís - MA)

Outra parada interessante é o Solar dos Vasconcelos. Além do prédio restaurado, há muita informação sobre a cidade, sua história e seus prédios, além de mostrar todo o trabalho de restauração que vem sendo feito no centro histórico.

Bar Antigamente, no centro histórico de São Luís - MA

Por fim, o tradicional restaurante-bar AntigaMente. Ótima comida, num ambiente que nos remonta à história. Uma delícia tomar uma cerveja gelada e observar, de suas grandes janelas, a vida passando lá fora. De noite, ainda tem música ao vivo. A chuva de ontem nos impediu de acompanhar uma sessão de chorinho... É, ontem, choro só o nosso...

Outra coisa interessante de acompanhar nesse dia em São Luís foi a enorme variação da maré. Cruzamos o rio Anil em direção ao centro histórico com a maré seca. O porto de onde saem os barcos para Alcântara estava na areia, literalmente! Agora de tarde, era aquele marzão só. Pareciam dois lugares diferentes!

Maré baixa 'seca' o mar em São Luís - MA

Maré baixa "seca" o mar em São Luís - MA

Fim de tarde, maré cheia em São Luís - MA

O final de tarde também nos trouxe mais chuva. Mas era também a hora de seguir viagem. Seguimos para o porto do ferry-boat, um pouco mais ao sul. Um pouco mais de uma hora de barco nos deixou do outro lado, onde enfrentamos mais 50 km de estrada para chegar em Alcântara. No caminho, de noite e chovendo, passamos por vários animais silvestres. O mais incrível foi um pequeno jacaré tomando banho de chuva no meio do asfalto. Demorou para a gente acreditar no que tinha visto...

Trabalhando no ferry entre São Luís e Alcântara - MA

A gente se instalou numa pousada que é um antigo sobrado, no centro. Já bem de noite, fomos dar uma caminhada na cidade. Foi absolutamente mágico! A cidade, suas ruas e praças, deserta. Mas muito bem iluminada. As construções tem todas de duzentos à trezentos anos. Parecia que estávamos numa cidade fantasma, em outro século. Foi mesmo incrível. Amanhã vamos ver a cidade com a luz do dia. Mas já posso afirmar uma coisa: o maior erro dos turistas é vir para cá de São Luís e voltar no mesmo dia. Uma noite aqui vale muito! A vista para as luzes de São Luís é maravilhosa e um passeio pela cidade iluminada e deserta de noite vale mais do que muitas e muitas horas de passeios diurnos por aqui.

A Catedral da Sé, no centro histórico de São Luís - MA

Blog da Ana Um dos muitos becos estreitos no centro histórico de São Luís - MA

São Luis do Maranhão

• 11/03/2017 | 17:31 por Leandro Gomes

Obrigado pelas informações. Estou de pessagem e suas informações ajudaram.

• 06/11/2012 | 08:14 por Tassiane

A Editora Positivo esta em vias de aprovar um livro didático de Física (para mídia impressa e dispositivos digitais) destinado a alunos do 1º ano do Ensino Médio autoria de Alysson Ramos Artuso e Marlon Vinicius Soares. Para concretizá-lo, estamos na dependência de obter autorização, para reproduzir as imagens "Maré baixa "seca" o mar em São Luís - MA" e "Fim de tarde, maré cheia em São Luís - MA".
    Esperando a compreensão para a importância didática desse projeto, solicitamos informações sobre a maneira como o copyright deve constar na referida obra e a arte em alta resolução, caso o aprove.

Agradecemos antecipadamente e aguardamos seu posicionamento pelo e-mail tassiane@positivo.com.br.

Att,
    Tassiane

Ok Tassiane

Mandaremos o e-mail em seguida!

Muito obrigado pelo interesse

• 19/02/2011 | 23:31 por Dona helen

Vou repetir pela quarta vez este comentário que nāo
    consigo enviar.Adorei que em sua descriçāo de
    S.Luis,nenhuma referência foi feita à gang Sarney
    Que transformouisto aí num feudo familiar!
    O papai e eu também nos incluimos nos turistas desa-
    visados que vimos Alcântara somente durante o dia,
    e mesmo assim gostamos muito.

Bjs. Mama

Oi Mama!
    O nome deles está por todo lugar: praças, avenidas, pontes, escolas, etc...

Mas o Palácio dos Leões, onde mora a governadora é muito jóia! Decoração linda, móveis e artefatos da europa do séc XIX. Muito legal a visita. Pena que, justo no dia da nossa visita, a anfitriã estava sendo operada às pressas. Acho que foi tudo ok na operação, mas perdemos a chance de vê-la circulando por lá...

Alcântara é mesmo um espetáculo. De noite, tudo iluminado, somos apenas nós, aqueles prédios lindos e algum fantasma que porventura circule por lá. Inesquecível

Beijos e saudades

• 19/02/2011 | 09:01 por Lucia

Oi Rodrigo e Ana, aproveitei um minutinho livre e corri aqui pra continuar minha viagem com vcs..me distanciei até hehehehe.
    Mas alcancei vcs :)
    Estou sem tempo durante a semana, com dois colégios não tem sido fácil. A noite tenho tantas coisas para organizar que nem vejo a hora passar. Mas ainda bem que existe finais de semana.
    Hoje vamos para Ribeirão levar a karen com suas coisas para o retorno de mais um ano de estudo. Voltamos amanhã.
    Adorei passear por lençois maranhenses, tudo é lindo demais. Ah, fiquei com água na boca do tal camarão...sem contar que adoro camarão.
    Beijinhos para os dois e uma excelente continuação de viagem.

Oi Lucia!!!
    Sempre sentimos saudades de seus comentários!
    O camarão da Luzia realmente é uma coisa incrível, inesquecível. O melhor que já comemos na vida, sem nenhuma dúvida. Só de pensar, já estou com água na boca, hehehe.
    Um beijo para vc e para a Karen e boa sorte com os dois colégios!