0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida AntÃgua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda BolÃvia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuÃna é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
As ruÃnas de Chan Chan, em Trujillo, no Peru
Já com tudo empacotado na Fiona, fui correndo tirar umas fotos da nossa vizinha Plaza de Armas e seguimos para a saÃda norte de Trujillo, onde estão as ruÃnas da cidade de Chan Chan. Uma das grandes atrações turÃsticas da região e do paÃs há décadas, patrimônio mundial da Unesco, essa é a maior cidade de adobe que já existiu. Eram vários palácios gigantescos, verdadeiras cidades muradas que floresceram entre os séculos X e XV da nossa era, até serem conquistados pelos incas. Sobraram apenas vestÃgios desses enormes palácios que, para olhos destreinados, mais parecem montes de areia ou uma pilha de escombros.
Plaza de Armas de Trujillo, no Peru
Entrando nas ruÃnas de Chan Chan, em Trujillo, no Peru
Mas não para arqueólogos que foram capazes de recuperar e/ou reconstruir um dos palácios, justamente aquele que está aberto à visitação. Para mim, esse é o maior problema pois já não sei o que é autêntico por lá ou o que é apenas uma réplica do que teria sido o palácio, o muro, o cômodo ou o que seja.
Visitando as ruÃnas de Chan Chan, em Trujillo, no Peru
Ao contrário da Huaca de La Luna, a administração aqui é toda do estado, há menos informações, não se vê tantos cuidados. Além de muita coisa reconstruÃda, há também personagens vestidos com roupas da época, para alegria de alguns turistas e tristeza de outros...
Representação para turistas dos guardas do paláco de Chan Chan, em Trujillo, no Peru
Bem, abstraindo (tentando) esses fatos, o local é de uma grandeza incrÃvel. Os enormes pátios internos desse palácio (seria assim nos outros também?) poderiam comportar quadras poliesportivas e até um campo de futebol. Os muros, reconstruÃdos, chegam a ter 5-6 metros de altura e tem quilômetros de extensão, cobrindo todo o perÃmetro do complexo. Ficar imaginando como seria a vida e as cerimônias da época naquele cenário é um gostoso exercÃcio para a mente.
As ruÃnas de Chan Chan, em Trujillo, no Peru
Percorrido o largo percurso caminhando nos corredores do antigo mega-palácio, era hora de retomar nossa viagem rumo ao norte, cada vez mais perto do ainda distante Alaska. O destino de hoje foi a cidade de Mancora, uma das mais badaladas praias do Peru. Fica no extremo norte do paÃs, já bem perto da fronteira com o Equador e para lá seguem, na temporada, todos os bacanas do paÃs. Um espécie de Búzios, ou Maresias, do Peru.
Caminhando pelas extensas ruÃnas de Chan Chan, em Trujillo, no Peru
Nós chegamos fora da temporada, o que facilitou bastante encontrar um hotel à preços acessÃveis. Depois de procurar um pouco, resolvemos ficar no lado sul da cidade, uma rua fechada só de hotéis longe do barulho do centrinho. Nosso quarto está de frente ao mar, ao lado de uma bela piscina, tudo pela bagatela de 100 reais. Em Búzios ou Maresias, seria impossÃvel. Chegamos de noite e ainda não pudemos ver direito a praia. Mas amanhã, temos o dia todo para isso. Dormir com o barulhos das ondas, depois de tanto tempo, vai fazer um bem danado!
A grande muralha de um dos palácios de Chan Chan, em Trujillo, no Peru
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet