0
Arquitetura Bichos cachoeira Caverna cidade Estrada história Lago Mergulho Montanha Parque Patagônia Praia trilha vulcão
Alaska Anguila Antártida Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Falkland Galápagos Geórgia Do Sul Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Islândia Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Uruguai Venezuela
Karina (27/09)
Olá, também estou buscando o contato do barqueiro Tatu para uma viagem ...
ozcarfranco (30/08)
hola estimado, muy lindas fotos de sus recuerdos de viaje. yo como muchos...
Flávia (14/07)
Você conseguiu entrar na Guiana? Onde continua essa história?...
Martha Aulete (27/06)
Precisamos disso: belezas! Cultura genuína é de que se precisa. Não d...
Caio Monticelli (11/06)
Ótimo texto! Nos permite uma visão um pouco mais panorâmica a respeito...
Caminhada no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
No ano de 1968, o então tranquilo vulcão Arenal despertou de um longo sono para uma série de violentas erupções. Localizado no centro norte da Costa Rica, o furioso vulcão destruiu completamente a cobertura vegetal ao seu redor, soterrou três vilas próximas e matou dezenas de pessoas. Desde então, ele tem estado em quase constante atividade, considerado o mais ativo vulcão do país e um dos mais estudados do mundo. Mais do que isso, tornou-se uma das principais atrações turísticas da Costa Rica, tanto para estrangeiros como para a população local, que vêm atrás não só da impressionante visão de rios de lava descendo pelas laterais da montanha, mas também por causa das diversas fontes de águas termais da região.
A bela paisagem do Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
O vulcão Arenal, o mais ativo da Costa Rica
Entre esses milhares de visitantes anuais, hoje estávamos eu e a Ana. O jovem vulcão (tem menos de 10 mil anos – um garoto!) tem estado bem mais calmo nesses dois últimos anos, apenas pequenas fumarolas escapando pelo seu cume, mas a beleza da paisagem continua impressionante, a montanha cônica quase ao lado do enorme lago que tem o mesmo nome: Arenal.
Chegando ao Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
Depois daquele delicioso café da manhã em meio à pássaros coloridos e exóticos, seguimos pela estrada que margeia o lago rumo ao sul e ao vulcão. Não demorou muito para, logo após uma curva, ele aparecer imponente no horizonte. Quanto mais ao sul seguíamos, maior ele ficava, logo tornando-se a referência soberana na paisagem.
início de caminhada no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
Um parque foi criado ao redor da montanha para melhor controlar o acesso ao vulcão. Chegar muito próximo é proibido e pessoas já morreram tentando fazer isso. Afinal, sem muito aviso, ele costuma expelir rochas com mais de uma tonelada a quilômetros de distância. Quem estiver embaixo, já era! O parque protege também uma área de florestas que foi poupada das erupções, assim como também a vegetação que teima em crescer sobre antigos rios de lava.
Observando o vulcão mais ativo do país, no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
O vulcão fumegante do Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
O parque foi nosso primeiro objetivo de hoje. Resolvemos fazer uma caminhada em forma de looping, unindo duas das mais populares trilhas da área, mas antes disso, seguimos diretamente para o mirante do vulcão, o ponto mais próximo da montanha que podemos chegar de carro. Foi a chance da Fiona chegar perto do Arenal também, hehehe.
É possível perceber os antigos caminhos de lava no vulcão do Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
belíssimas flores crescem nos terrenos formados por lava vulcânica, no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
Depois disso, seguimos a pé mesmo, ignorando os avisos de que aquela era uma área de risco. Afinal, o vulcão tem estado de bom humor. Mesmo assim, a recomendação é que o carro seja estacionado já voltado para a saída, em caso de necessidade de uma rápida evacuação. Mas não foi o caso hoje e pudemos caminhar tranquilamente.
belíssimas flores crescem nos terrenos formados por lava vulcânica, no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
A trilha leva até outro mirante, dessa vez encima de um antigo fluxo de lava. Percebe-se claramente por onde eles desceram a montanha, marcas de tempos mais violentos. Sobre esse novo solo, o que mais chama a atenção são as lindas flores que crescem, aproveitando-se de nutrientes bem “fresquinhos”.
Uma enorme Ceiba no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
Uma colônia de aranhas no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
A segunda parte do caminho foi dentro da mata, já sem a visão do majestoso Arenal, mas aproveitando a sombra de árvores centenárias, o lar de dezenas de espécies de insetos, pássaros e animais. Observamos desde uma colônia de aranhas até uma preguiçosa bicho-preguiça, instalada confortavelmente no galho alto de uma árvore. É nessas horas que sentimos falta de um zoom mais potente na nossa máquina fotográfica...
Caminho na mata do Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
Encontro com um bicho-preguiça no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica
Terminada a trilha, estávamos prontos e ansiosos para a segunda atração do dia: um banho em águas termais. O vulcão pode até estar mais calmo na sua parte exterior, mas a profusão de rios de águas quentes na área mostra que, pelo menos no interior da terra, ele está mais vivo do que nunca. Melhor para nós, para os outros turistas e para os muitos empreendimentos que se desenvolveram ao redor desses rios, construindo atrativas piscinas para receber os visitantes.
A incrível combinação de águas termais de uma floresta, perto de La Fortuna, região do lago Arenal, na Costa Rica
Piscina de águas termais perto de La Fortuna, região do lago Arenal, na Costa Rica
Nós escolhemos um mais tranquilo para passar a tarde. Alí, só entra um número limitado de pessoas por horário e, durante a estação, uma reserva deve ser feita com bastante antecipação. Mas nessa época do ano é mais tranquilo e o único horário mais concorrido é o noturno. Como nós fomos no meio da tarde, tivemos de repartir as várias piscinas e cachoeiras de água quente ou fria com menos de dez outros afortunados.
Delicioso banho de águas termais perto de La Fortuna, região do lago Arenal, na Costa Rica
Estava uma delícia! Diretoria total! Ainda mais tomando cervejas geladas ou rum punches, sossegados, no meio daquelas piscinas limpinhas de água quente. Aliás, para combater o calor das águas, além das bebidas geladas, temos também esguichos e pequenas cascatas de água fria. Foram quase duas horas de intenso prazer e relaxamento.
Água quente e cerveja gelada em complexo de águas termais perto de La Fortuna, região do lago Arenal, na Costa Rica
Depois da vida mansa, seguimos mais alguns quilômetros para o sul até a principal cidade da região, La Fortuna. Cidade quase sem charme, dessas que cresceram rapidamente para atender a forte demanda turística. Ainda bem que seguimos os vários conselhos que recebemos e dormimos lá no hotel do alemão, ao invés de ter esticado até aqui. Mas hoje, depois da caminhada no parque e das horas relaxando nas piscinas de água quente, só precisávamos de uma cama macia e com bom preço. Não foi difícil encontrar isso em La Fortuna, nem um bom jantar. Amanhã, depois das horas de sono, estaremos prontos para a viagem até o litoral, nossa volta ao Oceano Pacífico desde aquela tarde gostosa lá em Los Angeles, ainda no ano passado. Certamente, a água aqui será mais quente...
Cachoeira de água fria em piscina de água quente, perto de La Fortuna, região do lago Arenal, na Costa Rica
Oi, pessoal. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie - Boia
Resposta:
Muito obrigado, Natalie!!!
2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet